O que são DAOs e qual papel elas cumprem no universo dos criptoativos?
As novidades não param de surgir no universo da tecnologia e dos investimentos, e tem hora que parece até difícil se manter a par de tudo de novo que anda surgindo. Um exemplo disso são as DAOs – ou organizações autônomas descentralizadas, na tradução literal.
Recentemente, as DAOs passaram a chamar a atenção pelo impacto causado à maneira que as instituições podem ser organizadas, com muito mais transparência na tomada de decisões. Entenda melhor sobre o assunto abaixo.
O que são DAOs
As DAOs representam organizações em que o controle sobre todas as suas atividades, orçamento e investimentos ocorre de forma descentralizada, ou seja, sem a presença dos tradicionais sistemas hierárquicos que estamos acostumados a ver dentro de empresas.
Desta forma, todos que atuam dentro de uma determinada DAO podem sugerir ações e opinar sobre as sugestões feitas por outros integrantes, fazendo com que seu funcionamento seja 100% democrático e sem necessidade de uma base centralizadora – ou um chefe, por exemplo.
Para que isso possa acontecer, as DAOs dependem de um conjunto de regras eficiente e capaz de ordenar todo o seu funcionamento. Esse conjunto de regras é codificado em forma de um smart contract (ou contrato inteligente, em português), que fornece um mecanismo de governança para a organização.
LEIA MAIS:
- Smart contracts: o que são, como funcionam e como será no futuro
- O que é token: como funciona, vantagens e desvantagens
Para financiar e fazer parte de uma DAO, é preciso possuir tokens de governança nativos da organização. Exemplo: o protocolo Uniswap tem o UNI como seu token de governança, o Terra tem o LUNA, a rede Avalanche tem o AVAX, e assim por diante.
É a partir da posse desses tokens que os investidores podem votar e decidir os caminhos tomados pela organização. Em muitos casos, quanto mais tokens você adquire (ou seja, quanto maior o investimento realizado), maior o seu poder de voto e influência dentro das DAOs.
VEJA COMO NEGOCIAR TOKENS DE GOVERNANÇA POR MEIO DESTA PLATAFORMA
Qual a relação entre as DAOs e a blockchain?
Para que as DAOs possam atuar de forma descentralizada, como é o seu propósito, o conjunto de regras é formulado por meio de contratos inteligentes, que nada mais são do que um tipo de mecanismo de blockchain que automatiza qualquer processo.
LEIA TAMBÉM: O que é Blockchain e como essa tecnologia pode ser utilizada ‘além do Bitcoin’
É por isso que o funcionamento de uma DAO acontece de forma totalmente transparente: o seu “livro-caixa”, assim como qualquer transação realizada por seus componentes, fica registrado e acessível a qualquer usuário da rede blockchain de todo o mundo. Uma vez que um contrato está ativo, ninguém pode alterar suas regras sem que os demais membros da DAO saibam e estejam de acordo.
Exemplos de DAOs
As DAOs podem ter muitas finalidades, entre elas: investimentos, arrecadação de fundos, empréstimos e comercialização de NFTs – tudo isso, é claro, sem a necessidade de intermediários e com o uso de criptomoedas.
Como exemplos de DAOs que podem ser destacados, estão:
- Uniswap (UNI), maior corretora de criptomoedas descentralizada do mundo;
- Compound (COMP), um protocolo de empréstimos;
- Radicle (RAD), uma rede descentralizada de colaboração de código;
- Rarible (RARI), software de compra e venda de ativos personalizados, como NFTs; e
- MakerDAO (MKR), um projeto que une uma DAO a uma stablecoin cripto-colateralizada chamada DAI com intuito de criar um ecossistema DeFi (finanças descentralizadas) completo.
Além disso, o próprio Bitcoin é considerado a primeira DAO totalmente funcional, uma vez que reúne os três principais aspectos do sistema: possui um conjunto pré-programado de regras, funciona de maneira autônoma e é coordenado por meio de um protocolo de consenso distribuído.
Vantagens e desvantagens das DAOs
Assim como tudo o que envolve o universo dos criptoativos, as DAOs ainda representam um assunto novo e que desperta interesse de muita gente. Mas, antes de decidir investir em uma DAO, é importante estar atento a todos os aspectos que envolvem esse tipo de organização descentralizada, sejam eles positivos ou negativos.
Vantagens
Entre as vantagens relacionadas às DAOs, a primeira que podemos citar é a transparência inserida em todo o seu funcionamento, desde as regras de organização até as votações e qualquer tipo de decisão sobre investimentos e orçamento – tudo devidamente registrado na blockchain.
Além da transparência, a falta de hierarquia também é algo a ser valorizado nas DAOs. Ideias inovadoras e sugestões relacionadas à governança do negócio podem ser apresentadas e julgadas por qualquer membro da organização, sem diferenciação de cargos.
Por fim, a acessibilidade também deve ser destacada, já que, para integrar uma DAO, basta ser um usuário ativo do mercado de criptomoedas de qualquer lugar do mundo, sem qualquer tipo de restrição.
COMO INGRESSAR NO MERCADO DE CRIPTOMOEDAS DE FORMA SEGURA? VEJA AQUI
Desvantagens
Por se tratar de uma tecnologia tão nova, é claro que as DAOs também apresentam pontos em constante evolução e que ainda precisam ser ajustados. A ausência de hierarquia, que por um lado pode ser enxergada de forma positiva, também faz com que decisões demorem mais para serem tomadas algumas vezes, já que dependem da aprovação de todos os integrantes.
Além disso, as DAOs pretendem representar um novo modelo de negócio para o futuro, baseado na descentralização. No entanto, há quem critique o sistema atual em que, quem possui mais tokens de governança, ganha maior poder de decisão. Estaria então, uma DAO, tão distante assim do funcionamento atual de uma empresa?
Por fim, o ponto que mais pede cautela é o jurídico. A incerteza jurídica por trás do universo das criptomoedas não deixa de dar as caras no que diz respeito às DAOs, e sem uma regulamentação legal que guie essas organizações, torna-se difícil a sua conexão com o mundo físico dos negócios – fora da rede blockchain, onde tudo se autorregula.
Potencial das DAOs
Como já dissemos, os defensores e usuários ativos das DAOs apresentam tais organizações como inspiração para os modelos de negócios atuais, dentro de companhias físicas. Essa influência se caracteriza, principalmente, por dois aspectos: o primeiro deles é a transparência e descentralização por trás de suas operações, em que qualquer integrante pode sugerir e votar em ações para a organização.
Em segundo lugar, as DAOs também têm potencial de transformar o funcionamento das instituições através de sistemas mais engajados. Com a opção de delegar votos via tokens de governança, é possível criar grupos de interesse por determinadas áreas de operação da organização, tornando as votações e decisões muito mais assertivas e ágeis.
Entre para o universo das DAOs
A boa notícia é que, para investir em DAOs, não há grandes restrições nem complexidade: o primeiro passo é formar a sua carteira de criptomoedas.
Para se posicionar nesse mercado, você pode contar com o Mercado Bitcoin, a maior corretora de ativos digitais da América Latina, onde é possível negociar seus criptoativos de forma segura e de qualquer lugar do mundo.
Abra a sua conta e conheça todos os serviços que o Mercado Bitcoin tem para te oferecer: