O impacto das apostas online no futebol brasileiro
Não existe dúvida, em qualquer parte do mundo, quando falamos a palavra mágica “Brasil”, automaticamente, nosso interlocutor responderá: “futebol”. A paixão e a excelência brasileira no esporte supera fronteiras e figura no imaginário popular global. Nos últimos anos, o cenário esportivo nacional tem experimentado uma revolução causada pelos sites de apostas online.
Esse segmento teve um crescimento exponencial e não dá sinais de que vai parar tão cedo. A prática de apostar online consolidou-se, movimentou grandes quantias de dinheiro e mudou a paisagem do futebol brasileiro, com a ascensão do marketing das casas de apostas.
O sucesso dos sites de apostas está no seu arsenal de possibilidades, a lista de modalidades é enorme, com destaque para o futebol que reina no topo da preferência dos usuários. Não à toa, a categoria também tem um papel fundamental na estratégia de crescimento do setor de apostas no país.
Um mercado jovem, porém, consolidado
A primeira regulamentação do setor veio em 2018. São apenas 5 anos de prática legalizada e, nesse tempo, o país viu o mercado de apostas online crescer e conquistar uma posição importante no cenário global. O site especializado Migh Tytips, por exemplo, posiciona o Brasil como um dos principais mercados para apostas em futebol, ao lado de Inglaterra, Alemanha e Espanha, nações com longa tradição nessa indústria.
No entanto, não foi apenas a regulamentação que fez do país um campo fértil. Em primeiro lugar, a crescente acessibilidade à internet em todo território nacional proporcionou a milhões de pessoas a oportunidade de integrar a nova era digital que cobre o mundo de ponta a ponta.
Outra particularidade foi a popularização dos aplicativos das casas de apostas, uma vez que o celular é o principal dispositivo utilizado para se conectar à internet no país. Ao apresentar um canal eficaz e projetado para uma melhor experiência do usuário, as apps de apostas são parte fundamental do crescimento do negócio.
Os números não mentem, esse mercado encontra no Brasil uma combinação entre paixão, regulamentação e uma enorme base de usuários ávidos para adicionar uma nova camada de emoção sobre as suas modalidades favoritas, com o futebol, claro, no topo da lista.
O foguete das apostas online decolou
Como todo setor econômico, é fundamental analisar os dados para conseguir entender melhor as flutuações e o rumo que o negócio está tomando. No mundo das criptomoedas, por exemplo, é fundamental estar atento às cotações e como as principais divisas do mercado estão se comportando a médio e longo prazo.
Quando o assunto são as apostas online, os números são uma flecha atirada em direção ao sol. Um levantamento publicado pela Datahub revelou que o segmento das apostas esportivas aumentou 360% em 2022. O crescimento é espetacular e difícil de ser comparado com qualquer outro mercado do entretenimento online.
O Brasil observou um grande aumento na quantidade de empresas autorizadas para atuar no setor. Só entre 2020 e 2022, passou de 51 para 239. Companhias de todas as partes do mundo desembarcaram no país, além do nascimento de negócios locais focados no setor.
Outro estudo, esse realizado pela SimilarWeb, especialista em analisar e registrar o tráfego web, apontou que globalmente os sites de apostas registraram 14,2 bilhões de acessos, uma cifra notável. Porém, a grande surpresa vem quando o dado é segmentado e o Brasil apareceu com 25% do total de acessos, o que significa 3,2 bilhões de acessos realizados por residentes no país.
A estratégia é conquistar e repartir
Os sites de apostas não apenas capitalizam com o crescente interesse dos brasileiros na prática das apostas online, mas também desempenham um papel significativo na forma com que o esporte é consumido e percebido no país.
A estratégia de marketing das empresas é ousada e visa estreitar os laços das casas de apostas com os times de futebol, e não apenas com os grandes, como Corinthians, Palmeiras e Flamengo. Dos 20 times do Brasileirão, 19 contam com algum patrocínio do setor de apostas, seja no espaço mais nobre da camisa, como Fluminense e Atlético-MG, que levam a Betano, ou nos calções, ombros e, até mesmo em placas publicitárias.
Ao aproximar-se dos clubes, essas companhias encontram o caminho mais curto até o coração dos torcedores, afinal, quem ajuda a encher os cofres dos times, sem dúvida, ganhará a simpatia de muitos apaixonados. Os acordos firmados são pomposos e ajudam as agremiações a equilibrar as contas, uma missão tão difícil quanto vencer campeonatos.
As campanhas publicitárias com grandes craques do passado também formam uma estratégia que comove os torcedores, afinal, alguns rostos famosos remontam a uma época em que o futebol brasileiro era temido em todo o planeta e contava com um plantel recheado de craques. Essas ações também associam a prática de apostar com a emoção das partidas.
Em busca de um crescimento consciente
O aumento exponencial do setor também gera uma preocupação com a saúde dos usuários e a prática do jogo responsável. Em Portugal, por exemplo, o governo conta com um órgão dedicado a vistoriar e regular a prática de apostas, o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), que contabiliza os dados mensais de usuários e faturamento, além de aplicar todas as medidas para a prática saudável.
Em 2023, o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável foi criado para auxiliar o setor e o crescimento das apostas de forma sustentável e saudável para os usuários. Como a primeira regulamentação não foi totalmente clara sobre esse ponto, o instituto nasceu para desenhar as diretrizes da prática do jogo de forma responsável.
Como será o mercado de jogos no Brasil após a aprovação da Lei das Apostas Esportivas?O advogado @FabianoJantalia e o editor do @BNLData, Magnho José, se reúnem na próxima terça-feira(26), às 20h,em live no Instagram para debater os detalhes do PL 3626/23 https://t.co/hTjom7BHGn pic.twitter.com/lC2XPCFMwY
— BNLData (@BNLData) September 22, 2023
Em resumo, o crescimento dos sites de apostas no Brasil é um fenômeno multifacetado que está revolucionando a forma como os brasileiros interagem com o esporte e consomem entretenimento online. Por um lado, o mercado está consolidado em bases sólidas, desde a regulamentação, até a acessibilidade à internet que cobre grande parte do país.
Todo o cenário aponta para uma expansão ainda maior nos próximos anos, exatamente por isso, o foco da indústria deve estar em melhorar e concluir a regulamentação de 2018, focar em pontos fundamentais para os usuários, como o jogo responsável, e manter o equilíbrio e a segurança de todo o ecossistema esportivo nacional, em especial, dos campeonatos de futebol, que são o principal atrativo, tanto para as empresas, quanto para os torcedores.