Conteúdo Empiricus

O ‘guru dos emergentes’ está comprado no Brasil: conheça as ações que podem entrar no radar dos investidores estrangeiros depois da eleição

06 out 2022, 9:11 - atualizado em 06 out 2022, 9:11
Analistas indicam que esse é o momento certo para investir em ativos da Bolsa brasileira e ter a chance de aproveitar a valorização. Imagem: Depositphotos – Montagem: Julia Shikota

O Brasil tem tudo para se tornar “a menina dos olhos” dos investidores internacionais depois das eleições

Não acredita? Então veja o que Mark Mobius pensa sobre o país. O megainvestidor, apelidado de “guru dos mercados emergentes”, fez fortuna escolhendo ativos de qualidade em mercados emergentes, então é “craque” no assunto – e está pronto para investir no Brasil.

Fonte: Money Times

Sabemos que os bancos e corretoras ficam atentos às menores oscilações do mercado para modificar a composição de suas carteiras de modo a surfar nas altas e se proteger das baixas.

Mas essa também é a estratégia dos grandes investidores, como Mobius – aqueles com décadas de experiência, que fizeram fortuna no mercado financeiro.

A alta dos juros dos últimos meses tornaram o cenário bem atrativo para investimentos em renda fixa, mais do que em renda variável

Mas não podemos ser ingênuos: o Copom já sinalizou que o ciclo de alta da taxa Selic está chegando ao fim, e quando isso acontecer, você precisa estar preparado. Investindo nos ativos certos, no momento certo, você pode ter a chance de lucrar grande.

Busque lucro como os grandes investidores

Uma boa estratégia para passar ileso por crises é fazer como os investidores consagrados, que conseguem enxergar além da instabilidade do momento e encontrar oportunidades de lucro. É exatamente o que Mobius está identificando para alguns ativos brasileiros após as eleições.

Ao contrário de alguns investidores que estão se acovardando diante do cenário, Mobius já disse que está “com o dedo no gatilho” – esperando a conclusão do processo eleitoral para investir na bolsa brasileira.

Se os investidores internacionais estão prontos para investir no Brasil, é um bom sinal. O fluxo de dinheiro estrangeiro vai adicionar valor aos ativos nacionais, e quem estiver comprado antes da valorização pode levar uma bolada.

QUERO FAZER COMO MOBIUS E APROVEITAR O MOMENTO PARA INVESTIR NA BOLSA BRASILEIRA

Mas não são apenas os “gringos” que estão de olho no Brasil. Quem também olha com carinho para a Bolsa brasileira é o analista Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus Research.

Miranda acredita que existe uma postura pragmática por trás do otimismo dos investidores estrangeiros, e eu vou te explicar como você pode partir do mesmo princípio para ter a chance de embolsar ganhos significativos. 

Basicamente, ele argumenta que há quatro fatores que explicam por que este é um bom momento para investir em ativos brasileiros:

  • A economia brasileira está num estágio mais avançado de combate à inflação do que outros países;
  • O Brasil está “distante” da guerra na Europa e suas repercussões;
  • As eleições são um fator de risco que logo será eliminado, permitindo que algumas ações “decolem”;
  • As ações brasileiras estão descontadas em relação a outros mercados.

“Os astros se alinharam” e é hora de comprar Brasil

O primeiro ponto é bem simples: como já mencionei, o Copom sinalizou que a alta dos juros está se aproximando do fim, e a tendência é que a renda variável se torne cada vez mais atrativa para os investidores. 

Isso acontece, primeiramente, porque a renda fixa deixa de chamar atenção dos investidores, conforme os rendimentos, atrelados à Selic ou IPCA, por exemplo, diminuem de valor. Com o “abandono” de parte das aplicações em renda fixa, há um fluxo maior de investimentos em renda variável. 

A renda variável também se torna atrativa neste cenário porque os juros altos precificam as ações para baixo, fazendo com que valha a pena investir em ações. O aumento de investidores na Bolsa, por sua vez, faz com que as ações se valorizem, aumentando a possibilidade de lucro. Além disso, em um cenário de juros baixos, o preço das ações pode subir caso as empresas aproveitem a conjuntura para investir e incrementar sua produtividade.

Mas por que o Brasil?

A questão é que, enquanto estamos no final da nossa alta de juros, as outras economias ainda estão ajustando seus juros para cima. O Federal Reserve americano, por exemplo, anunciou a terceira alta consecutiva de sua taxa de juros no mês passado.

O resultado disso é que não é muito vantajoso investir nas Bolsas americanas neste momento. A Bolsa brasileira, por outro lado, está repleta de ações que estão a ponto de decolar.

QUERO CONHECER AS AÇÕES BRASILEIRAS QUE PODEM DECOLAR NOS PRÓXIMOS MESES

Outro fator que contribui para que Mobius e outros investidores internacionais estejam com “o dedo no gatilho”, segundo Felipe Miranda, é a distância que o Brasil está da instabilidade que acomete a Europa, principalmente por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Mobius chegou inclusive a dizer que a economia brasileira “está em muito boa forma”, se comparada ao resto do mundo.

Na verdade, o Brasil é a “estrela da vez” entre os emergentes. A Rússia, por exemplo, tornou-se “ininvestível” por conta da guerra. A China, por outro lado, ainda sofre com as consequências da pandemia e agora passa por uma crise imobiliária. Em meio a um cenário tão conturbado, o Brasil é o mercado mais sólido para investidores internacionais. 

O único grande fator de risco para o mercado brasileiro no momento é a disputa presidencial, mas eu tenho uma boa notícia para você: o mercado pode se beneficiar independentemente do resultado da eleição.

E como até o momento as eleições têm caminhado de forma bastante ordeira, é possível que Mobius e outros investidores “gringos” se mobilizem em breve – e inundem a Bolsa brasileira de dinheiro estrangeiro.

QUERO SABER COM QUAIS AÇÕES ‘SURFAR’ A ONDA DE DINHEIRO ESTRANGEIRO QUE PODE INUNDAR A BOLSA BRASILEIRA

Conheça as ações que podem ‘explodir’ depois das eleições

Mas é claro que não basta saber de tudo isso e não ter ideia do que comprar. Afinal de contas, investidores do “naipe” de Mobius têm décadas de experiência no mercado financeiro e equipes especializadas em identificar as melhores oportunidades.

E aqui entramos no quarto ponto: por mais que todos esses fatores confluam para o sucesso dos investimentos em ativos brasileiros, apenas alguns desses ativos têm potencial para atravessar crises e gerar resultados consistentes.

Quero dizer que só é vantajoso comprar Bolsa nesse momento se você mirar nos ativos certos, aqueles que estão negociando abaixo do lucro que podem entregar. É como se você tivesse a chance de comprar uma nota de R$ 50 por R$ 25.

O time de analistas da Empiricus Research identificou quatro ações que têm potencial para decolar depois da eleição. O documento foi originalmente disponibilizado para assinantes, mas agora está sendo oferecido como cortesia pela Empiricus Investimentos.

Uma das empresas selecionadas é sólida a ponto de ser uma “gigante” do setor energético, dominando uma parcela considerável do mercado, além de apresentar um potencial de crescimento de mais de 90%.

Você pode descobrir os nomes destas ações acessando o relatório gratuitamente e sem compromisso. Mas como os ativos estão descontados, sugiro que você não demore muito. Se você sair na frente, terá a chance de aproveitar os maiores ganhos, como fazem Mark Mobius e os grandes investidores estrangeiros. 

Mas se você deixar a oportunidade passar… é difícil dizer quando outra chance parecida vai dar as caras. Acho melhor não arriscar…

QUERO CONHECER AS AÇÕES QUE PODEM VALORIZAR MAIS DE 90% DEPOIS DA ELEIÇÃO

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
fernanda.lopes@empiricus.com.br
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar