O Copom vai ceder à pressão de Lula? Saiba o que esperar e onde investir
O Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia, nesta quarta-feira (22), sua decisão sobre a taxa básica de juros brasileira, a Selic. O comunicado vem em um contexto difícil, no qual o Banco Central vem sofrendo críticas do presidente Lula.
Em uma entrevista ao vivo à TV 247 ontem, Lula disse que é “irresponsabilidade” da autoridade monetária manter a taxa de juros em 13,75% ao ano. Além disso, ele afirmou que Campos Neto não tem compromisso com a lei que determina a autonomia do BC.
“Eu acho que o presidente do Banco Central não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do BC. A lei diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas é preciso cuidar da inflação, do crescimento do emprego, coisa que ele não se importa” – fala do presidente Lula à TV 247.
Na entrevista, o presidente também disse que vai continuar “brigando” com o BC para que haja uma redução na taxa de juros que, para ele, “não tem lógica”.
Em concordância com o presidente, manifestantes atearam fogo em boneco de Campos Neto em protesto na Av. Paulista na manhã de ontem (21). O grupo afirma que os juros em 13,75% a.a atrapalham o desenvolvimento da economia e a geração de empregos.
E então, será que o Copom vai ceder à pressão?
Saiba o que o mercado está esperando para a decisão sobre a Selic nesta quarta-feira e como fazer boas escolhas nos seus investimentos diante disso.
O que o mercado está esperando para a Selic
Embora haja forte pressão de Lula para que o Copom reduza a taxa básica de juros, a expectativa dos analistas é que a Selic se mantenha inalterada – pela quinta vez consecutiva – em 13,75% ao ano.
É nisso que acredita Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research. Para ele, há baixíssima probabilidade de mudança na Selic nesta quarta-feira. No entanto, o analista aguarda uma mudança no discurso do Copom:
“Não espero uma alteração na Selic em si, mas sim uma mudança no discurso, que de alguma maneira reduza a probabilidade de altas adicionais. Mais do que isso, quem sabe abrir a porta para uma eventual flexibilização monetária na reunião de maio”
A ideia de que os juros poderiam começar a cair começou a ser cogitada no início deste mês, com a notícia da quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e a crise do Credit Suisse.
Mas essa expectativa durou pouco… Isso porque, segundo o Boletim Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, a projeção para o IPCA de 2024 avançou de 4,02% para 4,11%.
Na prática, a projeção indica que os preços ainda pressionam a economia e que não há muita margem para um corte brusco na Selic.
Os ataques de Lula ao BC também não contribuem para um cenário fiscal positivo, na visão de Felipe. “Acho muito ruins as declarações do presidente Lula ontem ao 247, um certo gosto de sangue na boca”, afirma.
E agora, onde investir?
A boa notícia em meio a tudo isso é que, enquanto a expectativa de redução da taxa de juros não se concretiza, você pode aproveitar para investir em ativos que ganham com esse cenário.
Investir em títulos de renda fixa é uma maneira de buscar lucro enquanto a taxa de juros se mantém alta. E a boa notícia é que você pode receber alertas sobre os melhores títulos diretamente no seu WhatsApp e de graça (saiba como aqui).
No dia 9 de março, por exemplo, os especialistas da Empiricus Investimentos, a corretora do grupo, alertaram os investidores sobre a oportunidade de investir em um título com praticamente o dobro de rentabilidade da poupança e isento de Imposto de Renda.
Tratava-se de uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário) com rendimento prefixado de 12,3% ao ano. Caso você não conheça, a LCI é um título de renda fixa que pega dinheiro emprestado para investimentos no setor imobiliário, como financiamentos bancários.
Na prática, é como se fosse um CDB de 14,91%, por causa da isenção de IR.
Ou seja, você pode emprestar esse dinheiro e receber uma excelente taxa de juros em troca. A título de comparação, a poupança rende atualmente 6,17% ao ano + TR. Ou seja, o LCI recomendado rende praticamente o dobro da poupança – mesmo sendo um investimento conservador e tão seguro quanto a caderneta.
Isso porque este título, assim como boa parte dos títulos recomendados pela Empiricus Investimentos, tem garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Ou seja, cada CPF tem garantia de ressarcimento de até R$ 250 mil caso o emissor não cumpra com o pagamento.
Essa é uma ótima maneira para buscar lucros com uma boa margem de segurança. É a rentabilidade digna de uma ação com a segurança da renda fixa.
Enquanto alguns investidores estão se lamentando pela perspectiva dos juros altos, há outros que estão aproveitando oportunidades como essa acima para buscar ganhar dinheiro, seja qual for o cenário econômico.
Afinal, independentemente do que aconteça, essa é a magia dos títulos de renda fixa:
- Mesmo se Lula continuar atacando o Banco Central, você ganha;
- Mesmo se a bolsa cair, subir ou andar de lado, você ganha;
- Mesmo se o juro voltar a cair, você ainda ganha, já que pode garantir uma taxa prefixada agora.
Por isso é tão vantajoso fazer parte deste grupo de WhatsApp. Enquanto os juros estão altos, os títulos de renda fixa se mantêm atrativos. E, se porventura começarem a cair, você terá garantido uma boa taxa prefixada se posicionando nos títulos certos agora.
Se você quer receber alertas de oportunidades assim no seu WhatsApp de graça, basta clicar no botão abaixo e se cadastrar para ser avisado sobre as próximas oportunidades:
[GRUPO VIP] QUERO RECEBER GRATUITAMENTE OFERTAS DE RENDA FIXA NO MEU WHATSAPP
Gratuito: veja como receber as melhores ofertas de renda fixa no seu WhatsApp
A Empiricus Investimentos está garimpando os melhores títulos do mercado e negociando com emissores na tentativa de conseguir as melhores taxas. E, se você quiser, pode receber essas oportunidades de graça direto no seu celular.
Para isso, basta clicar no botão abaixo e aceitar o convite para participar do grupo de alertas da renda fixa. Como os títulos geralmente expiram no mesmo dia, esse é o melhor jeito de receber as ofertas a tempo e investir antes que o prazo termine.
Sugiro que você se cadastre, dê uma olhada nas ofertas enviadas pelos analistas e só então decida se esse tipo de investimento faz sentido para o seu patrimônio. Você não tem nada a perder: