O ativo que valorizou no meio do pânico.
Março tem sido um grande teste para os investidores brasileiros. O Coronavírus colocou o mundo em estado de alerta e as bolsas de valores ao redor do mundo operaram em queda.
No Brasil, a B3 interrompeu as negociações acionando o temido Circuit Breaker, que pausa as operações durante um período de tempo – ninguém vende, ninguém compra.
A entrada de quase 700 mil investidores na bolsa de valores em 2019 traz uma informação importante: é a primeira experiência de queda no mercado de ações de uma grande parcela de brasileiros.
Se você está preocupado, ansioso ou está apenas procurando por informações sobre o que fazer, existe um ativo que é procurado pelos investidores nesse cenário de queda e incertezas.
É um investimento que está em nosso planeta e funciona como moeda de troca há muitos séculos: o ouro.
Veja só, neste gráfico, a valorização do ouro entre 11 de fevereiro de 2020 até 12 de março de 2020.
Entre o período apresentado no gráfico acima, o ouro valorizou em torno de 11%. Em momentos de alta volatilidade, o ouro é procurado pelos investidores para aguentar esse momento de turbulência.
Outro fato que aumenta a procura pelo metal é a desvalorização das moedas, uma vez que os países estão baixando as taxas de juros para incentivar os investimentos.
O pânico que se disseminou em todos os cantos do planeta pode fazer você lidar com seus investimentos de forma irracional. Sendo assim, é importante lembrar dos fundamentos que fizeram você começar a investir.