No pior mês para os fundos imobiliários, carteira com 5 FIIs alcança 470% acima do Ifix no ano; veja as recomendações para comprar agora
O ano de 2024 não tem sido bom para os fundos imobiliários e outubro foi o pior mês até agora para esta classe. No período, o Ifix, índice que reúne os 100 maiores FIIs da bolsa, apresentou queda de 3,06%.
A desvalorização no índice foi a maior em um único mês desde novembro de 2022. Segundo Caio Araujo, analista de fundos imobiliários da Empiricus Research, dois fatores contribuíram para o desempenho ruim do Ifix em outubro:
- Preocupação com a questão fiscal brasileira; e
- A alta da Selic.
Mas, embora o índice esteja performando mal em 2024, a carteira que reúne os Top picks 5 fundos imobiliários, comandada pelo analista, está entregando ótimos resultados.
No ano, o portfólio superou o Ifix 8 vezes. E enquanto o índice rendeu 1,56% de janeiro a outubro, esta carteira entregou um retorno de 8,89%. Ou seja, uma rentabilidade 470% superior a do índice.
Assim, para novembro, o analista detectou dois segmentos que abriram oportunidades de compra de ativos com potencial de valorização e dividendos de dois dígitos.
VEJA 5 FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA BUSCAR SUPERAR O IFIX
Correções de outubro abriram ‘um bom ponto de entrada’
Caio Araujo explica que, até o momento, temos poucas soluções concretas para o ajuste das contas públicas. E embora o governo tenha planos de apresentar um projeto, a essa altura, “o mercado aguarda algo mais concreto”.
Nesse cenário, os prêmios na curva de juros futuros tendem a subir, o que acaba impactando os ativos de risco, como é o caso dos fundos imobiliários.
Mas, o analista pontua que o cenário de incerteza fiscal e expectativa de juros altos, também pode representar oportunidades para os investidores.
Segundo Araujo, diante da queda generalizada dos FIIs, os múltiplos de lucro e rendimento do Ifix estão próximos das mínimas dos últimos 18 meses.
Nas estimativas do analista, isso significa que o potencial de rendimento em dividendos do Ifix pode chegar a 12% ao ano e, portanto, é “um bom ponto de entrada para quem está olhando para o médio prazo”, avalia.
Nesse cenário, Caio aponta que dois segmentos que contam com maior atratividade neste momento, são os FIIs de crédito e de tijolos.
O analista destaca que a queda dos fundos de tijolos ao longo do mês passado abriu a oportunidade de comprar esses ativos com desconto.
Já nos fundos de crédito, especialmente aqueles indexados à inflação, apresentaram as maiores correções em outubro. Agora, esses ativos estão oferecendo retornos de até IPCA + 10%, algo que aconteceu poucas vezes.
Nesse sentido, o analista fez alguns ajustes na carteira com os Top Picks fundos imobiliários e incluiu o RBR High Grade (RBRR11).
RBRR11 e outros 4 fundos imobiliários para buscar superar o Ifix
O RBR High Grade é um fundo de crédito com mandato flexível. Isto é, o FII investe em CRIs com operações indexadas tanto ao IPCA, quanto CDI.
Atualmente o RBRR11 conta com uma carteira de CRIs com mais de 41 ativos, sendo 92% dos ativos high grade – isto é, títulos com baixo risco de crédito.
Segundo o analista, nos últimos dois meses este fundo imobiliário sofreu um recuo exagerado. Com isso, o FII apresenta um desconto de 8% em relação ao valor patrimonial.
Caio destaca ainda que boa parte da carteira deste FII está indexada à inflação, negociando a IPCA + 10% ao ano e além disso, pode entregar para os investidores dividendos de 11% em 2024. “Parece uma oportunidade para quem está buscando renda e para um eventual ganho de capital”.
Contudo, esta não é a única recomendação do analista. Para buscar superar o Ifix em novembro, Caio Araujo selecionou outros 4 fundos imobiliários.
Entre as recomendações estão:
- Fundo multiestratégia com dividend yield de 10,9% para os próximos 12 meses;
- Um FII de tijolos com potencial de valorização de 14,5%;
- Fundo de recebíveis com carteira de taxa média de IPCA + 8,4% ao ano;
- FII com objetivo de geração de renda com potencial de ganho de 8,5% e geração de renda de 9,2% nos próximos 12 meses.
A boa notícia é que você pode conhecer a carteira completa de forma 100% gratuita. O Seu Dinheiro / Money Times está oferecendo como cortesia o acesso aos Top Picks fundos imobiliários recomendados por Caio Araujo.
Para liberar o seu acesso ao portfólio, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. Pode ficar tranquilo, pois o acesso é gratuito mesmo e em nenhum momento você será cobrado por isso: