Nem Auren (AURE3), nem Taesa (TAEE11): veja quais ações do setor elétrico podem se beneficiar do clima em julho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou as previsões de temperatura e chuva para julho. Segundo o órgão, o mês deve apresentar temperaturas acima da média em grande parte do país.
Já as chuvas ficarão concentradas no norte da Região Norte e no litoral do Brasil. Nas demais regiões, o nível das chuvas ficará abaixo ou próximo da média histórica.
Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de julho de 2024. Fonte: Inmet
E acredite ou não: essas condições climáticas podem ajudar a colocar dinheiro no seu bolso.
Quais empresas da bolsa podem se beneficiar do clima?
Um dos setores da Bolsa de Valores mais impactados pelas condições meteorológicas é o elétrico.
Afinal, os reservatórios das usinas hidrelétricas e o consumo de energia elétrica, por exemplo, são altamente influenciados pelo clima.
Este cenário de possível queda dos níveis de reservatórios e aumento da demanda por energia previsto não só para julho, mas também para os próximos meses, “abre uma janela de oportunidade para a recuperação de empresas do setor elétrico”, afirma Matheus Spiess.
Neste sentido, o analista destaca duas geradoras que “enfrentaram grandes desafios neste ano” em podem se recuperar com os ventos a favor: Eletrobras (ELET6) e Eneva (ENEV3).
“Considero o investimento nesses papéis uma decisão acertada, especialmente à luz dessas projeções”, escreveu em sua newsletter diária Mercado em 5 Minutos.
Eletrobras pode capturar possível alta dos preços da energia
No caso da Eletrobras (ELET6), o portfólio significativamente descontratado permite que ela capitalize sobre a volatilidade dos preços de energia, que devem aumentar com a maior demanda, avalia Spiess.
“Espera-se que a recente tendência de alta melhore a percepção do mercado sobre o valor da empresa, considerando a predominância da geração hidrelétrica no país”.
Eneva reduziu dependência das condições climáticas
Já a Eneva (ENEV3) assinou recentemente um contrato para fornecimento de gás à termelétrica Linhares, diversificando suas fontes de receita.
“Essa diversificação não apenas aumenta as receitas, mas também traz maior estabilidade financeira, reduzindo a dependência das condições climáticas e potencialmente valorizando as ações da empresa”, escreveu o analista.
Por isso, o analista recomendou as ações em sua newsletter gratuita Mercado em 5 Minutos, em que dá uma recomendação de investimento por dia.
GRÁTIS: QUERO RECEBER A NEWSLETTER MERCADO EM 5 MINUTOS
Grátis: receba diariamente a newsletter mais lida do mercado financeiro
Na newsletter, enviada diariamente logo pela manhã a mais de 850 mil investidores, Matheus Spiess fornece todas as informações necessárias para começar o pregão, junto a uma recomendação de investimento por dia.
São recomendações com base tanto em oportunidades de momento quanto estruturais.
Você também pode se cadastrar para receber a newsletter diária de Matheus Spiess em seu e-mail todo dia pela manhã – é 100% gratuita.
Nela, o analista aborda os principais temas que deverão movimentar o pregão ao longo do dia. São assuntos de cunho macro e microeconômico, que vão te ajudar a se preparar para investir da melhor maneira.
Você vai acordar todos os dias bem informado sobre assuntos que envolvem economia, política, tecnologia, tendências, commodities, o que esperar do mercado e muito mais.
E não para por aí: como dito, desde o final do ano passado, o analista tem adicionado à newsletter uma recomendação de investimento por dia. Um exemplo são as elétricas Eletrobras e Eneva, citadas nesta matéria.
Todos os dias, novas oportunidades são enviadas. Para começar a receber a newsletter mais lida do mercado financeiro, é simples, rápido e de graça: basta clicar no botão abaixo e se cadastrar.