Conteúdo Empiricus

Não foi dessa vez, Santander: mesmo com bons resultados no 2º trimestre, analista recomenda compra de ações de outro banco; veja qual

26 jul 2024, 15:00 - atualizado em 26 jul 2024, 15:56
Santander
Analista da Empiricus afirma que 2T24 ainda ‘não muda o jogo’ para o Santander e outro banco pode surpreender positivamente (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A temporada de balanços do segundo trimestre de 2024 começou. Seguindo a tradição, o primeiro dentre os ‘bancões’ a divulgar seus resultados foi o Santander (SANB11), na última quarta-feira (24).

As informações divulgadas são cruciais para quem investe no mercado de ações, pois impacta diretamente nas expectativas de preço dos papéis de cada empresa.

Dentre os destaques do balanço do Santander, podemos citar:

  • Lucro ajustado de R$ 3,3 bilhões, alta de cerca de 44% no acumulado anual;
  • Margem financeira de R$ 14,8 bilhões, queda de 0,4% em relação ao último trimestre;
  • ROAE (retorno sobre patrimônio médio) de 15,5%, alta de 4.3 pontos percentuais.

Após entregar números abaixo das expectativas por um tempo, o banco está em processo de reconstrução dos bons resultados. Mas o balanço do 2T24 está “apenas” em linha com o esperado por casas de análise do mercado.

Santander (SANB11) já virou o jogo?

Em entrevista ao programa Giro do Mercado da última quarta (24), a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, casa de análise do grupo BTG Pactual, afirmou que “o pior ficou para trás” para o banco, mas os resultados apresentados ainda não convencem:

“[O banco] mostrou uma melhora que não é pequena, mas que ‘não muda o jogo’, ainda [é] insuficiente para dizer que é um balanço saudável.”

GRATUITO: CLIQUE AQUI E CONFIRA AS 10 MELHORES AÇÕES DA BOLSA BRASILEIRA PRA COMPRAR NESTA TEMPORADA SEGUNDO ANALISTAS

Agora é hora de comprar ações do Santander?

Quando perguntada se valeria comprar as ações do Santander agora ou ficar de fora, Larissa respondeu:

“A segunda opção. A gente prefere acompanhar de fora a recuperação do Santander, que eu acho que sim, vai acontecer. […] Mas quando olhamos para o múltiplo preço/lucro, […] eu prefiro pagar o mesmo múltiplo por um banco muito mais rentável hoje, e não em um que vá entregar rentabilidade daqui a mais um tempo.”

Segundo Larissa, um outro banco pode surpreender positivamente com resultados ainda melhores nesta temporada de balanços, sendo o “mais rentável dessa temporada”.

Conheça a ação de ‘bancão’ em que vale a pena investir agora, segundo analista

Na análise de Larissa, este é um momento de entrada interessante nas ações deste banco privado, que tem trazido uma agenda de eficiência sob a atual gestão, além de qualidade e crescimento superior à de seus pares no cenário atual.

Você pode saber qual é esse “bancão” preferido da analista acessando a carteira recomendada das 10 melhores ações da bolsa brasileira para comprar no momento, selecionada por Larissa e o time de analistas da Empiricus.

O acesso a essa carteira é 100% gratuito. Ou seja, você não paga absolutamente nada para conhecer as 10 recomendações.

Além do ‘bancão’, você vai conhecer outras empresas com potencial de valorização em diversos setores da economia, que inclusive já divulgaram resultados positivamente surpreendentes para o 2T24. E, assim, ter um portfólio completo para a diversificação dos seus investimentos em renda variável.

Lembrando que o acesso à carteira é totalmente gratuito, e já está disponível para você. É só clicar no botão abaixo.

QUERO CONFERIR GRATUITAMENTE AS 10 MELHORES AÇÕES BRASILEIRAS PARA COMPRAR AGORA

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.
anna.zeferino@empiricus.com.br
Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar