Conteúdo BTG

Não é Taesa (TAEE11), nem Isa Cteep (TRPL4): outras 6 ações são as ‘favoritas’ do BTG no setor elétrico e de saneamento

09 set 2024, 17:31 - atualizado em 09 set 2024, 17:31
taesa isa cteep elétrica saneamento ações serviços básicos
Analistas do BTG Pactual se debruçaram sobre todas as ações de serviços básicos e destacaram 6 com bons fundamentos, potencial de valorização e de dividendos atrativos. (Imagem: iStock/Yelantsevv - Reprodução - Montagem: Giovanna Figueredo)

O setor de serviços básicos, composto por empresas elétricas e de saneamento, costuma ser lembrado pela solidez robusta. Isso porque essas companhias geralmente têm contratos de longo prazo, o que gera maior previsibilidade de resultados e tranquilidade para o investidor.

Não é à toa que ações desse setor estão sempre nas manchetes dos jornais de investimentos. Afinal, elas são “figurinhas carimbadas” nas carteiras dos investidores e conhecidas como boas pagadoras de dividendos.

Em 2023, por exemplo, em uma lista de 20 maiores pagadoras de proventos no ano, segundo levantamento feito por Einar Rivero, diretor da Elos Ayta Consultoria, para o E-Investidor, estavam 4 empresas do segmento de serviços básicos: 

  • Auren (AURE3)
  • Copasa (CSMG3)
  • Cemig (CMIG3);
  • Sanepar (SAPR11).

Além dos dividendos, é possível capturar valorizações expressivas com os papéis na bolsa, como foi o caso da Light (LIGT3) nos últimos 30 dias:

Fonte: BTG Pactual

No entanto, como todo investidor sabe, olhar para resultados do passado não é um bom indicador para escolher papéis para investir pensando em dividendos futuros.

Embora o setor de serviços básicos tenha uma boa oportunidade de capturar retornos, é preciso “garimpar” as ações mais atrativas, com foco em bons fundamentos e no potencial lucrativo daqui para frente.

Pensando nisso, os analistas do BTG Pactual se debruçaram sobre os ativos do setor e selecionaram 6 ações como as top picks do segmento. Ações como a Taesa (TAEE11) e Isa Cteep (TRPL4), que são nomes bastante conhecidos, ficaram de fora desse portfólio.

Os analistas escolheram a dedo papéis que atuam com saneamento, geração, transmissão e distribuição de energia, além de uma companhia small cap que pode distribuir bons dividendos no próximo ano.

GRATUITO: VEJA AS 6 AÇÕES TOP PICKS DE SERVIÇOS BÁSICOS, SEGUNDO O BTG PACTUAL

Esta elétrica pode se beneficiar da falta de chuvas – e os investidores podem ganhar com isso

Para dar dois “spoilers” desse portfólio criado pelo BTG, entre as principais recomendações no setor estão as ações da Eletrobras (ELET3) e da Copel (CPLE6). Nos últimos 12 meses, os papéis acumulam alta de 15% e 30%, respectivamente.

Mas, na visão dos analistas, há espaço para buscar mais lucros com esses dois ativos.

No caso da Eletrobras, o segundo semestre de 2024 pode acionar gatilhos positivos ligados ao processo de reestruturação da empresa. Ela se destaca por ter apresentado resultados sólidos nos últimos trimestres e a tendência é que os números continuem atrativos.

Desde que foi privatizada, a companhia tem feito uma redução de custos consistente, principalmente em despesas com PMSO (pessoas, materiais, serviços de terceiros e outros), o que pode impulsionar os ganhos da Eletrobras.

A falta de chuvas durante a estação seca do ano também abriu uma oportunidade para a empresa se beneficiar. Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas ficaram mais críticos e afetam a geração, o que aumenta o preço da energia no mercado de curto prazo.

Neste cenário, a ex-estatal pode oferecer a energia que ainda não vendeu através de contratos de longo prazo a preços mais altos. Isso pode favorecer os ganhos da elétrica e, consequentemente, os acionistas.

CONHEÇA OUTRAS RECOMENDAÇÕES DE SERVIÇOS BÁSICOS DO BTG PACTUAL

Sólida geração de caixa = potencial para mais dividendos

Outra ação que faz parte dessa seleção de top picks de serviços básicos é a Copel. A companhia atua na distribuição, transmissão, geração e comercialização de energia e é uma das mais baratas do segmento, na visão do BTG.

Assim como a Eletrobras, um dos principais fatores de geração de valor da companhia atualmente é a redução de custos e os efeitos da privatização recente.

Além disso, os analistas defendem que a empresa tem a estratégia certa para alcançar níveis de eficiência bem atrativos aliados a uma sólida geração de caixa, o que pode se transformar em dividendos “gordos” daqui para frente.  

VEJA MAIS AÇÕES INDICADAS NO SETOR ELÉTRICO E DE SANEAMENTO PELO BTG PACTUAL

Portfólio de serviços básicos foi liberado pelo BTG de graça – saiba como acessar

As ações da Eletrobras e Copel são apenas uma “palhinha” do portfólio de 6 principais recomendações do BTG no setor de serviços básicos.

Além das duas empresas, outras indicações que compõem a lista do banco têm destaques como:

  • Dividendos que podem chegar a dois dígitos no longo prazo;
  • Valuation atraente; e
  • Excelente histórico de alocação de capital.

Os nomes recomendados foram revelados em um material que está sendo liberado de graça pelos analistas.

Nele, é possível encontrar um comparativo entre todas as ações desse setor, os dados mais relevantes para o investidor e a tese de cada uma das 6 top picks de energia e saneamento.

Nem um centavo será cobrado para receber essas recomendações. Basta clicar neste link ou no botão abaixo e, em poucos passos, terá acesso ao material 100% gratuito:

GRATUITO: CONHEÇA AS 6 TOP PICKS DO BTG NO SETOR DE SERVIÇOS BÁSICOS

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar