Não é só o Copom: outros 9 países decidem taxas de juros nesta semana – EUA, Japão e China estão na lista; o que esperar?
A agenda econômica da semana está agitada com decisões de política monetária no mundo todo. Até sexta-feira (22), cerca de 10 países divulgarão suas taxas básicas de juros, com destaque para o Brasil e os Estados Unidos na Super Quarta (20).
Além da divulgação da Selic por parte do Copom e dos juros americanos pelo Federal Reserve, outros bancos centrais que estão no radar nesta semana são:
Banco do Japão (BoJ) | 19/03/2024 |
Banco Popular da China (PBoC) | 19/03/2024 |
Banco da Reserva da Austrália | 19/03/2024 |
Banco da Inglaterra (BoE) | 21/03/2024 |
Banco Central da Turquia | 21/03/2024 |
Banco Central do México | 21/03/2024 |
Banco Central da Rússia | 22/03/2024 |
Banco Central da Colômbia | 22/03/2024 |
No caso do Japão, os juros já foram divulgados e marcaram uma mudança significativa na economia. Depois de 17 anos de taxas negativas, o país reajustou os juros para 0% a 0,1%.
Outra decisão que está em pauta no mercado é a da China, que também aconteceu na última terça (19). Como já era esperado por Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o país manteve os juros estáveis:
“A expectativa é que a China mantenha suas taxas de juros estáveis, apesar de uma recente onda de dados indicando uma atividade econômica forte”, afirmou antes da divulgação.
Mas como dito anteriormente, esses são apenas dois entre os 10 bancos centrais que estão divulgando taxas de juros nesta semana.
E as duas decisões mais importantes para o investidor brasileiro ainda estão por vir, que são a de Jerome Powell, nos Estados Unidos, e a de Campos Neto, aqui no Brasil. Mas, afinal, o que esperar dessas divulgações e como investir neste cenário?
EVENTO GRATUITO: ANALISTAS REVELAM COMO INVESTIR APÓS DECISÕES DAS TAXAS DE JUROS
Super Quarta chegando: quais são as expectativas para a Selic e os juros nos EUA?
No Brasil, o consenso do mercado espera mais uma “tesourada” de 0,5 p.p., assim como nas últimas reuniões. Mas há um segundo ponto que gera incertezas entre especialistas e pode gerar surpresas na decisão: a manutenção ou o fim do forward guidance.
Esse jargão nada mais é do que as pistas que o comunicado do Copom deixa sobre as próximas decisões da Selic.
Ou seja: mais importante do que a taxa definida nesta reunião (que é amplamente esperada em 10,75% a.a,), é o tom deixado pelo Comitê. O debate é se haverá, em breve, uma desaceleração dos cortes da Selic para 0,25 p.p. ou se continuará no ritmo atual.
O grande destaque da reunião do Fed, nos EUA, também não é o número esperado em si. Isso porque a estimativa geral é de que os juros se mantenham inalterados em 5,25% a 5,50%.
O que pode movimentar o mercado, assim como no caso brasileiro, é a projeção para os rumos da política monetária e uma possível diminuição na quantidade de cortes de juros prevista para este ano.
Portanto, a verdade é que saber só o valor das taxas não é o suficiente para o investidor tomar boas decisões. Além de estar por dentro dos dados, é importante interpretar os comunicados e entender o que eles significam para os ativos da carteira.
Essa nem sempre é uma tarefa fácil para o investidor comum, mas é justamente o trabalho de economistas e analistas.
E é pensando nisso que especialistas do mercado vão se reunir em um evento gratuito na próxima quinta (21) para destrinchar as decisões de juros no Brasil, nos EUA e no mundo.
O objetivo é ajudar os investidores a saberem onde investir após os dados e explicar o que muda, na prática, para as oportunidades de lucro da carteira (entenda mais clicando aqui e saiba como se inscrever).
ONDE INVESTIR APÓS DECISÕES DA SUPER QUARTA? VEJA AQUI
Evento acontecerá na quinta (21), ao meio-dia – inscrição é 100% gratuita
Estar por dentro do cenário de juros é indispensável para quem quer buscar bons resultados nos investimentos. Além de movimentar toda a economia, as taxas básicas no Brasil e no mundo são decisivas para a performance dos ativos.
A boa notícia é que agora você pode saber exatamente o que fazer com seus investimentos após as decisões de política monetária desta semana em um evento 100% gratuito.
Trata-se de uma edição especial do programa Giro do Mercado, do portal de notícias Money Times. Nela, dois analistas da Empiricus Research vão explicar, em detalhes, a decisão de Campos Neto e Powell, além de dar um panorama dos juros no mundo todo.
Nem um centavo será cobrado para acompanhar a transmissão na quinta-feira (21), ao meio-dia, e o programa promete dar insights valiosos do que fazer com o seu patrimônio no cenário atual.
As inscrições para ter acesso ao programa já estão abertas e qualquer investidor interessado pode participar.
Veja bem: você não tem absolutamente nada a perder. Este é um evento totalmente gratuito e que pode te ajudar a buscar retornos atrativos nos seus investimentos.
Basta acessar o botão abaixo e seguir as instruções para se inscrever. É de graça: