Não deixe de pensar em construir seu futuro
A única certeza que temos sobre a pandemia de coronavírus, seja ela breve ou longa, é que já entrou para a história como o batismo de fogo de toda uma nova geração de investidores.
Daqui alguns anos, quando olhar para trás, você poderá se perguntar se tomou as decisões corretas – e a resposta dependerá de quanto, você aproveitou este momento para construir seu futuro.
Esta é a avaliação de Alexandre Espirito Santo, economista da Órama, para quem é hora de frear os impulsos, manter o sangue frio e aproveitar as oportunidades. “Para os mais jovens, esta é uma oportunidade ímpar: começar a investir agora para fazer sua carteira para a aposentadoria”, afirma.
O head comercial da Órama, Hugo Azevedo, observa que a plataforma oferece opções para todos os perfis de investimento – conservadores, moderados e arrojados.
“Os clientes da Órama têm nossa equipe à disposição, com todas as informações sobre os cenários internacional e brasileiro para entender o momento de cada um e direcionar os investimentos”, diz.
Não precisar ter muito dinheiro para começar
Ao contrário do que se pensa, não é preciso muito dinheiro para começar a construir seu futuro – e, nem mesmo, expor o patrimônio que você já construiu a riscos que não deseja correr. Os mais conservadores podem, por exemplo, começar com o Tesouro Direto.
Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama, explica que uma boa opção, neste momento, é o Fundo Órama DI (composto somente por títulos públicos pós-fixados), que tem taxa zero e investimento mínimo de apenas R$ 100.
Ela acrescenta que, com a taxa básica de juros no menor nível da história, tanto o Fundo Órama DI, quanto o Tesouro Direto estão rendendo mais que a poupança.
Outra opção de renda fixa são os fundos imobiliários (FIIs). Sandra lembra que alguns sofrerão mais os impactos do coronavírus, como os lastreados a shopping centers, devido ao fechamento do comércio em muitas cidades para conter a pandemia.
Ainda assim, com a orientação correta, a estrategista ressalta que os FIIs “são uma classe muito interessante para ter no portfólio em cenário de juros baixos”.
Uma carteira para cada pessoa
O mais adequado é balancear a carteira com ativos de renda fixa e variável. Para os investidores iniciantes, Sandra recorda que uma boa opção é o Órama DI, disponível na plataforma, e que tem características de “reserva de emergência”, pois aplica em títulos públicos e rende mais que a poupança.
Seja qual for seu perfil, o fato é que esta é a hora de começar a planejar seu futuro. “É um excelente momento para iniciar nos investimentos”, diz Azevedo. “Nossos times vão conversar com você e entender seus objetivos para elaborar essa sugestão”.
Abra sua conta na Órama e comece a construir seu futuro agora!