Conteúdo Empiricus

‘O momento é de colecionar boas ações’, diz analista – veja quais você deveria comprar agora

12 out 2023, 8:00 - atualizado em 10 out 2023, 13:47
brasil ações brasileiras ibovespa bolsa de valores investimentos ação
(Imagem: Freepik/ Montagem: Julia Shikota)

Não é segredo para ninguém que a bolsa brasileira não está em seu melhor momento. Depois de emplacar sua máxima do ano em julho, aos 123 mil pontos, o Ibovespa agora opera em queda livre, aos 115 mil pontos.

E, se tivéssemos de apontar um culpado, ele seria o cenário macroeconômico. Um movimento de alta dos juros muito intenso lá fora, principalmente nos Estados Unidos, fez com que os ativos de risco do mundo tivessem uma forte desvalorização.

É claro, o Brasil não ficou de fora dessa história. Mas a boa notícia é que essa queda está abrindo uma oportunidade significativa para os investidores agora.

Você já ouviu falar nesse ditado do mercado financeiro: “compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”? 

A frase célebre é atribuída ao financista londrino Nathan Rothschild e sugere que os momentos mais difíceis do mercado geralmente trazem uma boa hora para comprar ações.

Ou seja, a tendência é que, quanto pior o mercado, melhores são as oportunidades de lucro. E se isso for verdade, os investidores deveriam dar ouvidos ao que diz João Piccioni, analista da Empiricus Research.

Para ele, embora o cenário não seja otimista, ele pode servir para que o investidor de renda variável aproveitar as “barganhas” que o mercado está oferecendo. Ou seja, ações de empresas muito boas, com qualidade e vantagens competitivas, que ficaram baratas demais. Assim, o investidor que aguentar passar pela tempestade e se posicionar agora, pode ser muito beneficiado lá na frente.

“Agora é o momento do investidor acumular boas ações. Quando olhamos para a bolsa, há várias líderes de mercado que estão baratas e me parece que é hora de colocar um monte de ações para dentro da carteira” – João Piccioni, analista da Empiricus Research

Esse é um trecho da entrevista concedida pelo analista ao programa Onde Investir, do mês de outubro. Veja na íntegra:

Na visão do analista, as ações caíram bastante, devolvendo muito o valor que vimos no mês de julho, o que abriu espaço para adquiri-las pagando menos do que realmente valem. 

É claro que comprá-las agora não significa ver um retorno imediato. Segundo Piccioni, “temos que pensar em um horizonte mais alongado de tempo e aproveitar para comprar barato. Empresas boas, de qualidade, com estratégias competitivas bem definidas, podem ter um bom resultado nos próximos 6 a 12 meses”.

Portanto, se você é um investidor que gosta de renda variável e está disposto a comprar barganhas esperando pelo upside que elas podem ter lá na frente, sugiro que continue lendo esta reportagem.

A seguir, apresento algumas das oportunidades que João Piccioni está enxergando na bolsa.

4 ações para aproveitar a barganha da bolsa

Se está na hora de comprar boas ações, Piccioni fez a lição de casa e foi em busca das melhores oportunidades da bolsa. Para ele, algumas empresas mais ligadas ao ciclo doméstico foram muito penalizadas este ano e podem surpreender nos próximos meses.

Uma delas é o Grupo SBF (SBFG3). Na visão do analista, esse é um caso de empresa que sofreu com a alta dos juros, teve problemas com o grande estoque acumulado, mas está conseguindo contornar as adversidades e pode trazer um belo resultado no 4º trimestre.

Atualmente, a companhia negocia a 6 vezes os seus lucros projetados para 2024, um desconto superior a 60% em relação a sua média histórica dos últimos 2 anos. Além disso, em relação aos seus pares, ela é a ação do varejo de moda mais barata hoje.

Outra empresa que brilha os olhos do analista é a Hapvida (HAPV3), que atua no setor médico-hospitalar. Ela também passou por um ano extremamente difícil, segundo o analista, devido à sinistralidade, que “explodiu” com o nível de utilização dos planos.

Porém, Piccioni acredita que a companhia está em um ponto de inflexão e o preço atual ainda não reflete esse cenário. “As ações estão bem abaixo da sua máxima histórica (R$ 18,51), atingida em janeiro de 2021, e mesmo com a recuperação mais forte desde as mínimas, ainda caem -7% ao ano. Bom ponto de entrada”, afirma.

Ademais, ele ainda cita mais duas ações do setor imobiliário que podem trazer prévias operacionais muito boas no final do mês. São elas Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3).

São ações que estão muito baratas, que se beneficiam de uma eventual compressão na curva de juros e que, além de tudo, têm perspectiva de um bom pagamento de dividendos. “No caso da Direcional, o dividend yield poderia chegar até 12% com a distribuição da sua reserva de lucros”, afirma Piccioni.

Em resumo, na visão do analista, esses quatro casos têm um potencial bastante interessante para o mês de outubro. Mas, vale destacar que eles são um recorte de uma carteira maior, que conta com as 10 melhores ações para investir no mês.

Essa carteira foi elaborada pelos analistas da Empiricus Research e é possível acessá-la de graça, apenas fazendo o seu cadastro no botão abaixo:

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO

Gratuito: conheça a carteira completa com as melhores indicações para outubro

Todos os meses, os analistas da Empiricus Research “garimpam” a bolsa brasileira em busca das melhores oportunidades com ações e divulgam essa carteira como cortesia, para qualquer pessoa interessada.

A carteira do mês de outubro já está disponível para acesso de todos investidores. Portanto, para consultar, basta clicar no botão abaixo e preencher os seus dados. É tudo 100% gratuito.

Além das ações apresentadas acima, você também poderá conhecer outros 6 papéis de empresas que estão baratos e em uma boa oportunidade de compra.

Na carteira, os analistas também disponibilizam as alocações sugeridas, com os pesos ideais para balancear a carteira, em busca de maximizar os lucros ao mesmo tempo em que minimiza os riscos de cada operação.

Ao se cadastrar, você ainda receberá atualizações dessa carteira todos os meses. Ou seja, você não perde nada por liberar seu acesso gratuito, mas pode ganhar muito com todas as informações que irá encontrar:

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO