Conteúdo BTG

‘Modo sobrevivência’: com Selic a 12,25% ao ano, ação que ganha com juros altos e paga dividendos é recomendada pelo BTG Pactual

15 dez 2024, 8:00 - atualizado em 13 dez 2024, 12:08
selic renda fixa fundo imobiliário fii
Na contramão do Ibovespa, a ação acumula alta de 8% neste ano e tem espaço para entregar lucros maiores, segundo projeção de analistas. (Imagem: Rmcarvalho/iStock - Montagem: Giovanna Figueredo)

A alta da Selic na última quarta-feira (11) não foi nenhuma novidade. Era unanimidade no mercado que o Copom teria que elevar a taxa básica de juros em alguma magnitude.

Na última reunião do Comitê com Roberto Campos Neto na posição de presidente, a Selic teve um aumento de 1 ponto percentual, saltando para 12,25% ao ano.

E embora o patamar de juros já esteja bem alto, a expectativa do mercado é de que o aperto monetário não pare por aí.

Segundo o InfoMoney, os analistas do BTG Pactual, por exemplo, estimam que a taxa básica alcance 14,25% no primeiro trimestre de 2025. Outros, como o Itaú Asset, vão além e esperam até 15% ao longo do ano, de acordo com o Money Times.

Um cenário como esse é naturalmente ruim para os ativos de risco, como as ações brasileiras. No entanto, existe um papel que vai “na contramão” e pode se beneficiar com as perspectivas de juros elevados.

Não é à toa que, desde o início do ano, essa ação já valorizou mais de 8%, enquanto o Ibovespa amarga quedas em 2024:

Fonte: Google Finance

Essa ação faz parte de uma estratégia do BTG Pactual apelidada de “modo sobrevivência”. Em meio à Selic alta e às incertezas da economia brasileira, os analistas têm preferência por ativos mais defensivos e que sejam capazes de atravessar as turbulências.

“Estamos acrescentando [em uma carteira recomendada] ações com fluxo de caixa mais concentrado no curto prazo, pagadoras de altos dividendos e empresas que ganham com um dólar mais forte, ao mesmo tempo em que reduzimos nossa exposição a varejistas e ações com fluxo de caixa mais no longo prazo”, explicam.

O papel que ganha com a Selic alta é justamente uma das escolhas do banco para proteger o portfólio e buscar lucros no cenário atual.

Mas além de ser defensiva e entregar valorização atraente desde o início do ano, a empresa tem outro destaque: o pagamento de dividendos bem “gordos”.

Para ter ideia, a ação da companhia em 2024 subiu 8% e o BTG acredita que a ação pode continuar remunerando seus acionistas a um patamar expressivo, sendo o dividend yield estimado para 2025 de 11%.

GRATUITO: VEJA QUAL É A AÇÃO QUE GANHA COM A SELIC ALTA

Lucro de 14% ao ano desde 2013 – tem espaço para mais?

Para ter ideia da consistência de lucros dessa ação, desde o IPO, realizado em 2013, o papel entrega ganhos médios de 14% ao ano, considerando a valorização na bolsa e o pagamento de proventos.

Ou seja: mesmo em ambientes mais conturbados, a empresa costuma gerar um retorno significativo para o bolso do acionista.

Além disso, o que faz essa companhia se beneficiar da Selic nas alturas é o seu setor de atuação. A ação faz parte do segmento de seguros, que costuma ter parte de seus resultados atrelados à taxa básica de juros.

As seguradoras costumam investir os valores pagos pelos clientes em títulos de renda fixa conservadores, indexados à Selic e com liquidez diária.

À medida que o Copom aumenta os juros, esse dinheiro aplicado tende a render mais e, consequentemente, melhora uma parcela dos resultados das companhias de seguros.

“Acreditamos que as seguradoras, como a [ação recomendada], poderão ter um desempenho superior no curto prazo, pois são mais defensivas em um ambiente macroeconômico difícil, enquanto seus números operacionais permanecem sólidos”, defendem os analistas.

Segundo o banco, a companhia indicada para investir tem entregado resultados consistentemente melhores que o esperado. Outro fator que chama a atenção é o patamar de preço barato que essa ação está sendo negociada na bolsa.

Os cálculos da equipe de análise mostram que o papel tem espaço para valorizar até 20%, além da expectativa de dividendos de até 11,3% em 2025.

Foi pensando na combinação dos fundamentos da empresa e do cenário macroeconômico que essa seguradora foi incluída em uma seleta carteira de 10 ações promissoras para investir na reta final de 2024.

Os analistas do BTG Pactual defendem que a ação está em um bom ponto de entrada e pode ser benéfica para a carteira em meio às expectativas de novas altas dos juros.

GRATUITO: VEJA QUAL É ESSA AÇÃO DE SEGUROS E OUTRAS 9 RECOMENDAÇÕES

Onde investir com a Selic a 12,25%? Veja a seguradora + 9 ações indicadas pelo BTG

Como dito anteriormente, a ação de seguros que “surfa” a Selic alta e paga dividendos “gordos” está entre as 10 ações mais promissoras para investir agora.

Trata-se de uma seleção feita cuidadosamente pela equipe de análise do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

A boa notícia é que é possível conhecer o nome e a tese da seguradora e todas as outras 9 indicações sem gastar nem um centavo.

Os analistas estão liberando um relatório completo com as 10 ações de forma totalmente gratuita. Portanto, qualquer investidor interessado em buscar lucros com ações no cenário atual pode acessar o material.

O processo para acessar a carteira completa é muito simples: basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções. Leva menos de 5 minutos e pode te ajudar a capturar ganhos atrativos na bolsa.

VEJA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA INVESTIR NA RETA FINAL DE 2024 (É GRATUITO)

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar