MT Labs

Mercado projeta Selic a 11,25% em 2024 e novo ciclo de alta pode começar nesta quarta-feira (18); saiba onde investir com a alta dos juros

17 set 2024, 12:00 - atualizado em 17 set 2024, 11:50
campos-neto-bolsa-brasileira-3-gatilhos-capa-mt
Na próxima quarta-feira (18) são esperadas as decisões do Copom e Fed e elas podem mexer com os seus investimentos; dossiê revela como se preparar; veja como acessar de graça

A dois dias da reunião do Copom, a expectativa de uma Selic mais alta em 2024 tem ganhado força no mercado. 

De acordo com o Boletim Focus desta segunda-feira (16) os analistas consultados pelo Banco Central mantiveram a projeção de que a taxa básica de juros encerre o ano a 11,25%. 

Assim, considerando o atual patamar da Selic de 10,50%, o mercado espera três altas de 0,25 pontos nos juros, começando na reunião da próxima quarta-feira (18).

Em geral, uma Selic mais alta tem impactos negativos nos ativos de risco. Mas dessa vez muitos analistas, gestores e especialistas têm defendido que a possibilidade de uma alta dos juros pode ser positiva para a Bolsa brasileira.

O que está em jogo para a Bolsa brasileira agora?

A analista de ações da Empiricus Research, Larissa Quaresma, está entre aqueles que acreditam em uma alta de juros na próxima reunião do Copom. 

Ela explica que a combinação de inflação ainda alta, expansão fiscal (gasto públicos) no Brasil e aceleração econômica, indicam que o mais adequado a se fazer neste momento é subir os juros

Por outro lado, ela aponta que a alta da Selic prevista já na próxima quarta (18) pode ter efeitos positivos. O primeiro deles seria “esfriar a inflação”, bem como as expectativas. 

De acordo com o Boletim Focus, o mercado continua projetando alta dos preços. Nessa semana, a expectativa de inflação para 2024 cresceu 5 pontos, saindo de 4,30% para 4,35%. E para 2025 a previsão subiu de 3,92% para 3,95%. 

Assim, a analista acredita que uma alta da Selic nesta reunião do Copom pode ajudar a  reancorar as expectativas de inflação e “com qualquer aumento, já podemos conquistar isso”, pontuou.

Outro fator positivo seria uma melhora na credibilidade do Banco Central. Após a reunião de maio em que os diretores do Copom ficaram divididos, começaram a surgir muitas dúvidas sobre o futuro da política monetária do país, especialmente diante da possível indicação de Gabriel Galípolo para a presidência. 

Assim, agora que Galípolo foi oficialmente indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do Banco Central a partir de 2025, uma alta nos juros tem sido encarada por parte do mercado como uma reafirmação da independência da autoridade monetária em relação ao governo. 

Diante desses fatores, os analistas da Empiricus acreditam que a alta dos juros na próxima reunião do Copom pode ter mais efeitos positivos do que negativos. 

Entretanto, Larissa Quaresma ressalta que esse é o cenário esperado pela casa, o que não significa que tudo irá acontecer de acordo com a expectativa. 

É possível que o Banco Central decida aumentar ainda mais os juros, bem como manter o patamar elevado por mais tempo do que o esperado pelos mercados. 

Nesse sentido, ela reforça que, embora não haja motivo para entrar em pânico, o investidor deve estar preparado

SAIBA ONDE INVESTIR COM A SELIC A 11,25%

Dossiê da super quarta: veja o que fazer após 18/09 

Além da decisão sobre a Selic, na próxima quarta-feira o Fed (Banco Central americano) irá definir o patamar dos juros nos Estados Unidos. 

Por lá, a expectativa é de corte de juros pela 1ª vez desde 2020. Este é outro fator que deve mexer com os ativos de risco brasileiros. 

A boa notícia é que você pode ter acesso a uma cobertura completa desses dois eventos de forma 100% gratuita

O Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, está preparando um Dossiê da Super Quarta. Entre os dias 18 e 24 de setembro você terá acesso a um conteúdo exclusivo com análises, recomendações e dicas de como investir após a decisão do Copom e Fed. 

Veja só o que a equipe do Money Times está preparando: 

  • 18/09 às 18h – Giro do Mercado Especial Super Quarta com analistas convidados para debater as decisões do Copom e Fed; 
  • 19/09 às 9h – Relatório com análises dos principais bancos e corretoras do país sobre as decisões de juros; 
  • 19/09 às 12h – Giro do Mercado Especial Ações para Investir após as decisões do Fed e Copom; e
  • Cobertura completa após a divulgação da ata do Copom, que geralmente dá “dicas” sobre os próximos passos do Banco Central

Como disse, você poderá ter acesso a todo esse conteúdo de graça. Para isso, basta clicar no botão abaixo, fazer o seu cadastro e todas as informações sobre os eventos serão encaminhadas para o seu e-mail. 

Então, se você quer saber como investir após a Super Quarta, cadastre-se para receber o dossiê:

GRATUITO: RECEBA O DOSSIÊ DA SUPER QUARTA