Conteúdo Empiricus

Mercado Livre é uma ameaça para Via (VIIA3) e Americanas (AMER3)? Analista diz se é hora de comprar ou vender a ação MELI34

16 ago 2023, 16:26 - atualizado em 18 ago 2023, 9:48
mercado livre meli34 ação empresa varejo ecommerce
Empresa argentina tem crescimento acelerado e pode ocupar parte do mercado das concorrentes Americanas e Via, explica analista – veja o que fazer. Imagem: Adobe Stock/Divulgação – Montagem: Giovanna Figueredo

A bolsa brasileira está recheada de ações de empresas que atuam com comércio na internet: a Americanas (AMER3), Via (VIIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e até as internacionais que são negociadas por meio de BDRs, como o Mercado Livre (MELI34).

Nenhuma dessas ações escapou de “apanhar” do mercado em meio aos juros altos. Os papéis chegaram a cair mais de -60% em 2022 por conta disso.

Mas agora o cenário no Brasil parece estar dando sinais mais positivos para essas ações e pode ser o momento de “virada de chave” para algumas companhias.

Com o início do ciclo de queda da taxa básica de juros, a expectativa é de que os brasileiros comecem a consumir mais com o crédito mais barato e isso impacte diretamente nas empresas de varejo e de comércio online.

Mas é preciso saber selecionar as oportunidades nesse cenário. Não é porque os juros iniciaram um ciclo de queda que é hora de investir em qualquer varejista.

Uma ação que, segundo os analistas da Empiricus Research, pode surfar esse cenário  é o Mercado Livre. Embora seja uma companhia argentina, mais de 50% da receita da companhia é representada pelo Brasil – e esse número pode aumentar.

Isso porque o Mercado Livre tem cada vez aparecido mais como uma ameaça para as empresas que atuam no e-commerce brasileiro. Segundo o analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research, a empresa argentina tende a “roubar” o mercado principalmente da Via, dona da Casas Bahia, e da Americanas.

Como explica Ferrer, o Mercado Livre está focado em expansão e pode se beneficiar da Americanas, “fora do jogo” desde o rombo bilionário, e dos percalços que Via vem sofrendo:

“O investidor deve investir pensando no crescimento do Mercado Livre não só nas localizações que ela já está atuando, como também um crescimento da logística e da participação em novos locais”, afirmou no programa Giro do Mercado.

Portanto, a recomendação do analista é clara: é hora de investir em Mercado Livre.

O papel MELI34 já subiu 42% neste ano e foi inserido na Carteira Empiricus, um dos portfólios mais tradicionais da Empiricus Research, pela expectativa de que os retornos podem ser ainda maiores. 

A seguir, explico quais são os destaques da companhia.

Leia mais: corretora libera lista de 5 melhores BDRs para investir em agosto; veja como acessar gratuitamente

Mercado Livre: ‘não basta ser uma boa empresa, tem que ser um bom investimento’

Os analistas da Empiricus Research se basearam em dois principais motivos para recomendar a ação MELI34, segundo Ferrer: crescimento acelerado e preços mais atrativos no cenário atual.

A empresa é, sem dúvidas, um case bastante interessante no mercado. Ela tem iniciativas de comércio online e serviços financeiros em mais de 15 países.

No entanto, Ferrer defende que “não basta ser uma boa empresa, é preciso também ser um bom investimento”.

Segundo o analista, a equipe da Empiricus Research já vinha estudando a empresa há um tempo e, no cenário macroeconômico atual, acredita que os preços finalmente estão mais atrativos do que a média da própria companhia.

Agora você já sabe que é hora de investir em MELI34. Mas muito se engana quem acredita que ela é a única ação internacional listada na bolsa brasileira que vale a pena.

Pelo contrário: não é recomendado investir apenas em Mercado Livre. Embora a ação carregue um bom potencial de valorização, a companhia está imersa em um setor que ainda está em recuperação e oferece riscos.

O melhor a se fazer em um contexto como esse é não apostar em uma só ação e, sim, diversificar para mitigar os riscos e buscar potencializar os retornos.

Da casa de análise em que veio a recomendação do BDR MELI34, há a seleção de outros 5 papéis internacionais atrativos para investir no mês de agosto.

São ativos negociados na bolsa brasileira com a mesma facilidade de investir em Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), por exemplo, e podem ajudar o investidor a se expor a diferentes economias.

E preciso te adiantar: embora o Mercado Livre tenha perspectivas bem positivas para o investidor, o BDR não foi incluído entre os melhores de agosto.

Os analistas defendem a compra de MELI34 e acreditam que o papel pode entregar lucros positivos, mas ainda assim há outros 5 tickers que se destacam bem mais e que estão em “ponto de bala” para investir agora.

ALÉM DE MERCADO LIVRE: VEJA GRATUITAMENTE OUTRAS 5 BDRs PROMISSORAS

MELI34 não é a única oportunidade (nem a melhor): conheça outras 5 BDRs recomendadas para agosto

Todos os meses, a Empiricus Research produz uma carteira com as 5 melhores ações internacionais disponíveis na bolsa brasileira por meio de BDRs.

No mês de agosto, o papel do Mercado Livre não foi um dos escolhidos para compor o portfólio. Mesmo assim, os analistas têm uma visão otimista para a companhia e incluíram o ticker MELI34 em uma das séries da casa de análise, a Carteira Empiricus.

O que muda é que, na carteira mensal, os analistas selecionam “a dedo” os papéis que tenham, além de fundamentos interessantes, algum gatilho para valorizar em breve.

Os 5 tickers de agosto fazem parte dos setores de turismo, saúde, tecnologia e commodities, por exemplo.

Mas, apesar de serem de diferentes segmentos, eles têm um mesmo objetivo: entregar valorizações atrativas daqui para frente.

E a boa notícia é que você pode acessar essa carteira de 5 BDRs sem gastar nem um centavo.

Isso porque essa lista está sendo liberada como uma cortesia pela Empiricus Investimentos, a corretora do grupo, para qualquer pessoa interessada.

Essa pode ser uma forma de diversificar os seus investimentos e buscar lucros com empresas internacionais, investindo em reais e sem sair do Brasil.

Para liberar o seu acesso ao nome destas 5 ações internacionais, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções. É de graça:

CORTESIA: CONHEÇA AS 5 MELHORES AÇÕES INTERNACIONAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL PARA INVESTIR EM AGOSTO

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar