Marketing com influenciadores digitais pode movimentar US$ 13,8 bi em 2021; saiba como pegar uma parte
Segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, dos 140 milhões de brasileiros que estão nas redes sociais, 52% segue pelo menos um influenciador. Eles estão presentes em vários nichos, desde moda e beleza até investimentos. “Criador de conteúdo” se tornou uma profissão e tem milhares de pessoas ganhando dinheiro através de #publi’s (posts patrocinados), infoprodutos e parcerias com marcas.
O chamado marketing de influência, que consiste em realizar ações de marketing com influenciadores, é uma indústria que só cresce. Segundo o Influencer Marketing Hub, o ganho projetado para o ramo é de 13,8 bilhões de dólares em 2021. E não é por menos: influenciadores consolidados na rede entregam resultados por vezes muito melhores do que comprar um banner publicitário em um jornal ou colocar um outdoor nas ruas.
Alguns dos influenciadores pioneiros conseguiram transcender as barreiras do Instagram e hoje aparecem em filmes, assinam coleções próprias de moda e são convidados para tapetes vermelhos com estrelas de Hollywood.
Os influenciadores criam conexão com a sua audiência, quase como se fossem amigos de seus seguidores, que confiam em suas indicações de produtos e serviços. Essa proximidade é certamente muito maior do que quando vemos um ator global fazendo propaganda na televisão. O conteúdo produzido pelos influenciadores costuma ser mais autêntico e dá menos a sensação de ser apenas um roteiro produzido por uma empresa publicitária.
De acordo com o Ibope, 50% das pessoas que seguem influenciadores costumam comprar produtos indicados por eles.
Nem TV, nem revista: o próximo espaço nobre é o Instagram
Uma coisa é certa: existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro usando o Instagram. A plataforma em si tem poucas possibilidades de monetização, mas você pode usá-la para promover os seus próprios produtos ou serviços e também realizar parcerias com marcas, como já estão fazendo várias pessoas por aí.
Segundo pesquisa da Opinion Box, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no mundo. É um espaço com um potencial incrível, que você pode começar a explorar de graça. Se você fosse pagar por um espaço publicitário em alguma revista de grande circulação ou em algum canal de TV, iria gastar milhares e milhares de reais.
É só pensar em quais são as empresas que anunciam no espaço nobre das grandes emissoras ou nas páginas das revistas mais conhecidas do Brasil. São empresas com verba milionária para publicidade. Você não precisa de milhares de reais para anunciar seus produtos e serviços. Basta criar uma conta no Instagram e seguir um método inteligente para conversão de vendas.
Preciso ter milhares de seguidores para conseguir vender pelo Instagram?
Não apenas os megainfluenciadores conseguem tirar dígitos grandes do Instagram. Segundo pesquisa feita pelo UOL (veja abaixo), até mesmo aqueles com “poucos” seguidores já conseguem ganhar uma renda com a rede.
Um dos grandes trunfos do Instagram é a imensidade de nichos que pode ser explorada por lá. De verdade: existem influenciadores abordando os mais diversos temas e ganhando dinheiro com isso. E não existe um jeito certo de agir. Se você não se imagina falando “oi meninas, tudo bem?” nos stories todos os dias, isso não é um impeditivo para crescer na rede e se tornar um influencer que consegue ganhar dinheiro através do seu conteúdo.
Nesse cenário, construir autoridade é peça-chave para começar a monetizar o seu perfil. Afinal, por que as pessoas confiariam em um produto indicado por você se elas nem te conhecem direito? Para isso, é preciso criar um conteúdo consistente e interessante. Mas, como te falei, não existe um jeito certo de agir ou de se conectar com o seu público. Isso pode (e deve) ser feito levando em consideração a sua personalidade.
O que posso afirmar que existe é um método comprovado que te ajuda a converter o seu conteúdo em vendas. Te explico como ele funciona nos próximos parágrafos.
Esteja onde os seus clientes estão: 62% das pessoas usam o Instagram para buscar produtos
Claro que você pode criar conteúdo no Instagram apenas como um hobby, sem pretensões profissionais e financeiras. Mas você também pode usar a rede de Zuckerberg para se tornar um influencer full time ou gerar uma renda extra. Se seu objetivo é tratar o seu perfil como algo profissional, então teremos que falar de técnicas de venda e monetização.
Além de todos os dados que já te apresentei sobre o potencial do Instagram, acrescento mais este da pesquisa Social Commerce: a rede é a preferida dos usuários para buscar produtos. Não por acaso, as atualizações recentes do aplicativo colocaram a aba de “Shop” em destaque.
Mas tem uma pegadinha: o fato de você conseguir muitos seguidores não vai, necessariamente, te garantir uma renda no Instagram. É preciso que você aprenda a vender ‒ seja um infoproduto, um serviço ou um post publicitário para as marcas. E é possível fazer isso tendo as instruções certas, mesmo que você não tenha nenhuma experiência na área.
Conversei com uma das pessoas que já entrega resultados surpreendentes no Instagram e transforma conteúdo em dinheiro em todos os perfis que administra. Esta pessoa é a Amanda Holzer, que é responsável por mais de dez contas de Instagram (somadas, elas acumulam mais de 1 milhão de seguidores) e já gerou mais de 10 milhões de reais de vendas com a rede social no último ano.
Dê uma olhada em alguns dos perfis pelos quais ela é responsável:
Apesar de terem portes diferentes (alguns têm menos de 30 mil seguidores, outros mais de 400 mil), todos eles têm algo em comum: rendem dinheiro todos os meses.
Para conseguir esse feito, Amanda seguiu um método, apelidado de Caixa Preta, que ela foi aperfeiçoando ao longo de seus vários anos trabalhando com mídias sociais. Agora, ela irá revelar todos os seus segredos de monetização para quem quer alcançar rendimentos de até seis dígitos com o Instagram.
“Acredite: ganhar dinheiro com Instagram é mais fácil do que você imagina, desde que tenha acesso ao meu método. Não há segredo, há um passo a passo, organizado e testado que eu vou abrir pra você e te ajudar a aplicar. Não importa se você tá começando do zero, ou se você ainda não tem produto”, disse Amanda Holzer, head de social media.
Acesse o método Caixa Preta de graça
Eu entendo se você ainda não estiver 100% convencido sobre o tal método. Afinal, você nunca testou e não sabe se pode dar certo para os seus objetivos. Por isso, a Amanda preparou 4 aulas totalmente gratuitas (cadastre-se aqui), com os seguintes aprendizados:
- Como fechar sua primeira publi
- Como gerar conteúdo infinito
- Como começar a vender seu produto
- Como alcançar 10 mil seguidores
“Eu tô fazendo essa proposta absurda porque eu sei do potencial que esse aplicativo tem. E quero que você comece a aproveitar dele. Porque muita gente tá ganhando dinheiro.” ‒ Amanda Holzer, responsável por obter mais de 1 milhão de seguidores no Instagram
Nas aulas gratuitas, a head de social media já vai ter passar tarefas práticas e testes para você começar a aplicar no seu perfil de Instagram. Não tem enrolação. Na primeira aula, a Amanda já vai propor uma tarefa que te fará ganhar seguidores. Na verdade, ela tem um desafio pessoal: “Durante esses 4 encontros eu vou te passar instruções práticas para você já alcançar 10 mil seguidores e fazer sua primeira venda em, no máximo, 30 dias.”
Não há motivos para você não conferir os conteúdos gratuitos disponibilizados pela Amanda, por isso, deixo aqui o convite para você conhecer o método Caixa Preta.