Mais de 279 mil contribuintes vão receber lote residual de restituições do Imposto de Renda em abril; consulte e saiba se você está na lista

Está liberada a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, na próxima quarta-feira (30), R$ 339,6 milhões devem ser distribuídos entre 279.500 contribuintes.
O lote residual é destinado a contribuintes que, não receberam suas restituições do Imposto de Renda 2024 nos lotes padrão, pelos seguintes motivos:
- Análises resolvidas após o calendário regular;
- Erros na declaração corrigidos posteriormente;
- Contribuintes que caíram na malha fina; e
- Recursos administrativos aceitos pela Receita Federal.
Para saber se você está entre os que vão receber tal pagamento, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar em “Consultar a Restituição”.
Mas já posso adiantar que se você não se encaixa em nenhum dos casos acima, provavelmente não estará entre os brasileiros que vão receber o lote residual em abril.
Mas a boa notícia é que ainda dá tempo de se habilitar para receber um Pix da Receita Federal no próximo mês.
Veja como ter a chance de receber a restituição do Imposto de Renda 2025 ainda no primeiro lote
Além dos lotes residuais do Imposto de Renda, a Receita Federal já está se preparando para realizar os pagamentos da declaração de 2025.
De acordo com o calendário divulgado pelo órgão, o primeiro pagamento está marcado para o dia 30 de maio, data coincide com o fim do prazo para o Imposto de Renda 2025.
Muitos acreditam que só é possível receber a restituição no dia 30 de maio se entregar a declaração logo no início do prazo. Mas na prática, não é exatamente assim que acontece.
Para se ter uma ideia, em 2024, o prazo para acertar as contas com o Leão começou no dia 17 de março e a Receita pagou no primeiro lote alguns contribuintes que entregaram os informes até o dia 5 de maio. Isto é, mais de um mês após o início do prazo.
Isso porque a Receita Federal costuma contemplar no primeiro lote segundo tais prioridades:
- Idosos acima de 80 anos;
- Seguidos dos idosos entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e pagamento via Pix;
- Demais contribuintes.
Vale ressaltar que, este ano a declaração pré-preenchida foi liberada com 13 dias de atraso. Contudo, a Receita deixou claro que os contribuintes que optarem pela ferramenta terão prioridade no recebimento da restituição.
Assim, considerando a “data de corte” do primeiro lote em 2024 e a ordem de prioridade para pagamento das restituições em 2025, você ainda tem chances de receber um Pix da Receita no dia 30 de maio. Para isso, você precisa:
- Entregar o seu informe o quanto antes;
- Optar pela declaração pré-preenchida e pagamento via Pix.
No Guia do Imposto de Renda 2025 a jornalista Julia Wiltgen explica o passo a passo de como realizar a sua declaração de forma descomplicada e prática.
Guia do Imposto de Renda 2025: baixe gratuitamente e veja o passo a passo para declarar
No Guia do Imposto de Renda 2025, você vai encontrar tudo o que precisa para preencher a sua declaração de forma prática e sem se preocupar em cair na temida malha fina.
Este material está atualizado com todas as mudanças recentes nas regras do Imposto de Renda, documentos necessários e qual o modelo ideal de declaração para você.
E para que você não fique com nenhuma dúvida sobre como entregar a sua declaração, ao fazer o seu cadastro gratuito neste link, você terá acesso ao curso Imposto de Renda.
São tutoriais em vídeo em que a Julia acessa o programa da própria Receita para te mostrar em detalhes como fazer a sua declaração por conta própria e como resolver desde situações simples até as mais complicadas.
Repito, o guia e o curso são gratuitos. Você não paga nada, em nenhum momento, para acessar esses conteúdos e ainda pode receber a sua restituição mais cedo, seguindo o passo a passo.
Para liberar o seu acesso, basta clicar no botão abaixo: