Lula vai mexer nos dividendos da Petrobras (PETR4) após o dia 9? ‘Novela’ pode ter novo capítulo na próxima semana
Não é novidade que a eleição do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe um elemento a mais de incerteza ao mercado no que diz respeito aos dividendos da Petrobras (PETR4).
Isso porque Lula não esconde a sua insatisfação com os bilhões distribuídos aos acionistas da maior estatal brasileira.
Em março deste ano, por exemplo, depois que a Petrobras liberou o seu resultado referente a 2022, Lula chegou a questionar se a petroleira realmente deveria pagar dividendos.
Para o presidente, a estatal deveria ter um papel social e de desenvolvimento nacional e não agradar ‘os investidores de Nova York’.
Ao longo do ano, surgiram diversas discussões a respeito da distribuição de lucros da empresa e, embora uma redução tenha sido observada, não houve um corte drástico.
Mas a história está longe de acabar… e, no próximo dia 09, um novo capítulo dessa novela pode ser lançado…
Dividendos da Petrobras: novas farpas entre Lula e os acionistas estão por vir?
É justamente nesta data que a Petrobras vai soltar os seus resultados do terceiro trimestre de 2023.
Esse é um momento crucial para a empresa e seus acionistas, que terão novas informações para analisar e decidir se é hora de comprar ou vender a ação.
Na data, poderemos ter um ‘cheiro’ do que poderá ser anunciado na próxima rodada de dividendos da Petrobras.
Com isso, novos posicionamentos e ações de importantes players, entre eles do próprio presidente da estatal e até mesmo do Brasil, poderão surgir, o que por sua vez pode impactar no valor das ações.
A data é tão importante que o Market Makers decidiu trazer especialistas em PETR4 para discutirem o que está em jogo para a petroleira após a divulgação do seu balanço trimestral.
Para garantir acesso ao debate, basta deixar seu e-mail neste link.
Para você que não conhece, o Market Makers é um ecossistema de conteúdo financeiro de alto nível, conhecido por seu podcast homônimo, um dos maiores do país quando o tema são investimentos.
O QUE ESTÁ EM JOGO PARA PETR4: QUERO PARTICIPAR GRATUITAMENTE
Petrobras não tem que pagar dividendos?
Já adianto que tem muita coisa em jogo. Além da guerra entre Israel e Hamas que pode impactar no preço do barril de petróleo e de todo o contexto interno e externo em que a petroleira está inserida, como os juros globais, os especialistas devem analisar o sempre presente risco político quando o assunto é Petrobras.
A empresa é frequentemente alvo de opiniões de importantes figurões do país, entre eles o presidente Lula.
No dia 28 de janeiro de 2022, Lula disse em entrevista à rádio Liberal do Pará que, em vez de pagar dividendos, a Petrobras deveria investir em refinarias.
Já no dia 02 de março de 2023, o Presidente voltou a criticar os dividendos da petroleira logo após a divulgação de resultados obtidos em 2022:
Em agosto, o Presidente da República chegou a mudar a mudança no repasse de dividendos da Petrobras:
Com a iminência do balanço, novos posicionamentos e informações devem “pipocar”, o que tende a mudar o jogo para o investidor.
E, se você investe na Petrobras, é fundamental saber o que fazer diante do novo balanço.
No dia 10, as respostas de que você precisa em 2023 serão dadas
Mas não se preocupe se você é acionista da Petrobras ou quer se tornar um. Para que ninguém fique perdido após o novo balanço, o Market Makers organizou um evento especial que contará com um gestor ilustre quando o assunto é Petrobras.
Além disso, para que você já esteja habituado com o assunto assim que a data chegar, eles decidiram liberar um documento gratuito contando tudo o que está em jogo para a petroleira. O documento pode ser acessado agora mesmo.
Ao fazer o cadastro nesta página, você garante o seu lugar no evento e ainda recebe o e-book ‘O que está em jogo para a Petrobras’ imediatamente no seu email.
Tanto o evento quanto o e-book são gratuitos, você não paga nada para participar ou receber o documento.