Lula tem quase 75% do patrimônio em investimento com as alíquotas mais baixas do Imposto de Renda
Duas informações a respeito do patrimônio do ex-presidente Lula, candidato a reocupar o mais alto cargo do Executivo, chamaram a atenção nesta semana.
Em seu registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista declarou:
- Possuir um patrimônio avaliado em R$ 7,4 milhões;
- Ter quase 75% de seu dinheiro alocado em uma única classe de ativos, repleta de benefícios fiscais.
Exatamente isso: Lula possui mais de R$ 5,5 milhões aplicados em fundos do tipo VGBL, cuja alíquota de tributação do Imposto de Renda pode chegar a apenas 10%, a menor possível do mercado financeiro tradicional.
Como funciona o investimento de Lula?
Os fundos VGBL são uma das modalidades da Previdência Privada, uma categoria de investimento criada especificamente para beneficiar aplicações de longo prazo.
Na Previdência, é possível investir nos mesmos produtos que no mercado financeiro tradicional, como renda fixa e ações, contando com uma série de benefícios fiscais, que diminuem o imposto de quem deixa o dinheiro aplicado por prazos maiores.
Por conta disso, o investimento é considerado “obrigatório” para quem consegue poupar dinheiro e tem pretensões de usá-lo daqui a alguns anos.
Além disso, ele não precisa ser necessariamente direcionado para a aposentadoria: para períodos superiores a 10 anos, já é possível alcançar a alíquota mínima sobre os investimentos – cobrada apenas na hora do resgate.
Sem falar que ainda existe uma categoria de Previdência que permite ao investidor deduzir seus aportes no momento da declaração do Imposto de Renda, o que tende, inclusive, a aumentar a sua restituição.
Obviamente, isso não significa que qualquer produto de Previdência seja bom: existem muitas “ciladas” no mercado, que cobram altas taxas e entregam baixas rentabilidades.
Pensando nisso, a Vitreo está disponibilizando gratuitamente um Guia Completo da Previdência Privada (clique aqui para baixar). O material traz conteúdos sobre:
- O que é Previdência Privada e como funciona;
- Os benefícios de investir em previdência;
- Como pagar menos Imposto de Renda;
- Como escolher um fundo de Previdência;
- Listas com os melhores e piores produtos do mercado;
- Sugestão de quanto investir por mês para turbinar a carteira.
Para receber gratuitamente esse material em seu e-mail e saber como usar essa estratégia para pagar menos Imposto de Renda, tudo de maneira totalmente legal, clique no botão abaixo: