Conteúdo Avenue

Investimentos em períodos de inflação: como os Estados Unidos podem ser uma alternativa para explorar

11 maio 2022, 15:00 - atualizado em 11 maio 2022, 15:28
Dólar sobreposto com gráficos
Um determinado grupo de empresas americanas historicamente se defende durante períodos de escalada inflacionária (Imagem: Shutterstock)

Inflação. Essa palavra que está presente há décadas na vida dos brasileiros passa agora a fazer parte da realidade nos países desenvolvidos com mais força. Se antes as altas de preços nos Estados Unidos e na Europa eram quase imperceptíveis para o consumidor, os anos de 2021 e 2022 quebraram padrões, apresentando taxas acima de 5% ‒ em alguns casos quase de 10% na comparação anual.

Nos EUA, os dados de inflação atingiram em 2021 seu maior nível em 39 anos, atingindo alta de 7% no período. Os combustíveis foram os grandes vilões, com alta de 49% na gasolina no ano passado. 

Essa alta pode ser  resultado da escassez de suprimentos relacionada à pandemia, escassez de mão de obra, atrasos na cadeia de suprimentos, demanda crescente do consumidor e pacotes de trilhões de dólares em estímulos econômicos.  

“A inflação é como ferrugem, que vai corroendo o poder de compra do cidadão”, afirma William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, maior corretora americana com foco nos investidores brasileiros.

Investir em empresas ‘pricemakers’ pode ser uma opção  para ajudar a se proteger da inflação

Nos Estados Unidos, existem grupos de empresas na Bolsa que têm potencial de crescimento e podem oferecer lucros até maiores durante períodos de disparada dos preços, como o atual, ajudando a proteger  o patrimônio do investidor

Apesar de o ambiente inflacionário persistente ser considerado ruim do ponto de vista econômico e social, ele também pode abrir novas oportunidades de investimento.

De acordo com o estrategista-chefe da Avenue, algumas grandes empresas americanas tendem a repassar a inflação no preço dos seus produtos ao consumidor. Inclusive, com setores conseguindo subir preços acima da inflação oficial. Consideradas como “pricemakers”, essas empresas costumam ditar os preços nos mercados que atuam.

Normalmente, são empresas de grande porte, líderes em seus setores de atuação. Elas costumam ser representadas por índices de ações como o S&P 500, que reúne as 500 empresas de maior valor de mercado nos Estados Unidos. “Uma forma de diminuir o risco da inflação pode ser sendo sócio dessas empresas, ou seja, comprar ações dela nas bolsas americanas”, explica Castro Alves.

Para fazer isso, é possível contar com a Avenue, empresa que busca ampliar o acesso dos brasileiros a produtos e serviços financeiros verdadeiramente globais

Bastam poucos minutos para abrir uma conta na corretora e ter acesso aos mais de 8.000 ativos nas bolsas americanas, distribuídos entre ações, ETFs, REITs e ADRs, de forma simples e mais eficiente, sem taxas de abertura ou manutenção da conta

CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA NA AVENUE

Diversificação geográfica ajuda a mitigar riscos dos investimentos

No Brasil, a inflação dos últimos dois anos está castigando de forma muito severa o poder de compra do cidadão. A inflação mais forte em duas décadas e os juros elevados estão empobrecendo o brasileiro, que paga uma cesta básica 50% mais cara que em 2020. Estudos mostram que o carro usado hoje vale mais que o valor pago por ele zero quilômetro há dois anos. 

E tudo isso sem que os salários acompanhem essa escalada no custo de vida.

No mercado financeiro, a bolsa brasileira andou de lado, apesar da montanha russa de sobe e desce verificada nos dois últimos anos. Grandes empresas de varejo, que eram as mais valorizadas até 2020, não resistiram e amargam perdas na bolsa brasileira muito por falta de perspectivas para o retorno do consumo habitual do brasileiro.

Além da possibilidade de mitigar o risco contra inflação investindo em empresas “pricemakers”, quem investe nos EUA também está diversificado geograficamente, o que pode contribuir para mitigar riscos no Brasil. Como empresas do mundo todo abrem capital nos Estados Unidos ‒ além de a grande maioria das empresas americanas serem globais ‒, eventuais crises locais em determinados países podem ser compensadas com resultados em outras nações. 

Segundo William Castro Alves, o McDonalds é um exemplo disso, pois apenas 38% dos seus resultados são originários dos EUA, enquanto 62% são de operações estrangeiras, como do próprio Brasil.

Representando 24% do PIB mundial, os Estados Unidos abrigam a grande maioria das 100 maiores empresas por valor de mercado no mundo. São mais de seis mil empresas listadas e o total de IPOs realizados nas bolsas americanas apenas em 2021 foi mais que o dobro do total de companhias listadas na bolsa brasileira (1.035 IPOs nos EUA em 2021 contra 388 empresas ao todo na bolsa brasileira, segundo dados compilados pela Stock Analysis e pela World Federation of Exchanges, respectivamente).

QUER SABER COMO INVESTIR DIRETO NOS ESTADOS UNIDOS? CONHEÇA A AVENUE

Avenue: uma forma simples e rápida de investir nos Estados Unidos

Fundada por brasileiros em 2018, a Avenue já possui mais de 500 mil clientes e R$ 7 bilhões sob custódia de investidores brasileiros que decidiram ampliar sua vida financeira global.

Além de criar uma conta de modo fácil e rápido, sem taxas de abertura de conta ou de manutenção, há também o Avenue Banking*, serviço que disponibiliza uma conta bancária americana com cartão de débito em dólar, eliminando a burocracia que até então envolvia ter uma conta bancária no exterior. O câmbio pode ser feito de modo instantâneo e com os devidos registros no Banco Central.

A plataforma de negociação da Avenue (disponível para desktop e app) é 100% em português, assim como a equipe de atendimento é formada por brasileiros, reconhecida pelo Reclame Aqui com o Selo RA 1000, conferido apenas às empresas com excelência no atendimento. 

E a tributação?

A prestação de contas é feita à Receita Federal do Brasil em processo bastante semelhante ao que ocorre com a declaração de renda variável (Gcap + Carnê Leão). 

E para simplificar ainda, a Avenue oferece relatórios gratuitos**, em português, que auxiliam o preenchimento da declaração à Receita Federal, com acesso à emissão automática e gratuita do DARF sempre que necessário direto na conta.

Quer diversificar seus investimentos de forma verdadeiramente global? Basta clicar no botão abaixo para abrir sua conta na Avenue:

QUERO INVESTIR NO MAIOR MERCADO FINANCEIRO DO MUNDO

 

 

*Avenue Cash LLC, é uma empresa americana de serviços financeiros registrada no FinCEN. Todos os produtos bancários disponíveis através do Avenue Cash são fornecidos através do Evolve Bank&Trust, membro do FDIC. 

**Avenue Securities LLC e suas afiliadas não fornecem aconselhamento jurídico ou tributário.

A Avenue Securities LLC é membro da FINRA e da SIPC. Oferta de serviços intermediada por Avenue Securities DTVM.

Veja todos os avisos importantes sobre investimento: https://avenue.us/termos/.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar