Conteúdo EQI

Investimento em imóveis ou FIIs? Veja qual das opções pode aumentar seus rendimentos em até 57,19%; confira a simulação

30 out 2024, 10:00 - atualizado em 29 out 2024, 11:28
investir em imóveis fundos imobiliários fiis investir em fiis investimento em fundos imobiliários investir em fundos imobiliários
Ter um imóvel bem localizado não é suficiente para buscar os maiores rendimentos possíveis através do mercado imobiliário; confira o comparativo (Imagem: Canva)

Investir em imóveis é algo que interessa a muitos brasileiros. Desde os investidores iniciantes até os mais arrojados, é praticamente consenso que ter imóveis é uma maneira de proteger o patrimônio e garantir uma renda extra com recorrência e solidez. 

Segundo dados do Raio-X FipeZAP, 49% de compradores brasileiros classificaram o imóvel adquirido como “investimento”, e 63% desse total visam lucrar através da locação.

O levantamento, que é realizado desde 2014, nunca apresentou uma parcela tão alta de compradores-investidores.

Mas será que adquirir um imóvel é a melhor maneira de buscar lucro no mercado imobiliário?

A partir de uma simulação, conseguimos evidenciar que existe uma opção de investimento capaz de render lucros maiores do que aqueles obtidos por meio de aluguéis. 

Em alguns casos, é possível ter lucros até 57,19% maiores a partir do mesmo valor investido. Confira.

Até mesmo milionários podem perder dinheiro investindo em imóveis ‘da maneira errada’

Vários fatores condicionam a precificação de um aluguel, e um deles é a localização do imóvel. Portanto, casas e apartamentos em bairros considerados nobres, com alto padrão de vida, imóveis de alto valor agregado e grande procura, geralmente possuem aluguéis mais altos.

A partir daí podemos deduzir que adquirir um imóvel em um desses bairros é o melhor cenário possível para receber aluguéis altos todos os meses, não é? Não necessariamente.

Para começo de conversa, o preço de um imóvel em um bairro nobre também é mais alto, de modo que, proporcionalmente, o lucro obtido pelo aluguel pode não compensar.

Mas mesmo em casos onde a rentabilidade compensa, outros fatores precisam ser considerados.

Vejamos uma simulação, feita através do Simulador Imóveis x Fundos Imobiliários da EQI Research.

Imagine que você decide comprar um apartamento na rua com o aluguel mais caro por metro quadrado mais caro da capital paulista, a Rua Chilon, na Vila Olímpia, segundo levantamento do DataZap a pedido do Estadão.

Uma pesquisa rápida pelos anúncios de imóveis à venda indica que um imóvel de 42m² na Rua Chilon pode sair por cerca de R$ 1.419.970 – ou seja, trata-se de uma localidade praticamente exclusiva a milionários.

Considerando o preço do metro quadrado, seria possível cobrar um aluguel de R$11.214 por esse imóvel, o que dá cerca de 0,78% ao mês, taxa que já é considerada “acima da média” para aluguéis, que geralmente ficam na faixa de 0,5% ao mês.

Esse é um rendimento bem interessante, não tem como negar. Mas a simulação indica que é possível lucrar até 57,19% a mais a partir do mesmo valor investido. Dê uma olhada:

Imagem: EQI Research

A simulação deixa claro que é possível buscar lucros maiores no mercado imobiliário por outros meios: investindo em FIIs.

Mesmo considerando um imóvel com alta rentabilidade e FIIs no cenário mais conservador, os lucros alcançáveis a partir dos fundos imobiliários seguem sendo maiores. Além das características de cada ativo, joga a favor dos rendimentos dos FIIs a isenção de Imposto de Renda.

Vale lembrar que a simulação compara os possíveis lucros provenientes de aluguéis com os possíveis lucros provenientes de dividendos de FIIs, isto é, sem levar em conta a possibilidade de valorização tanto dos fundos imobiliários quanto dos imóveis e do lucro através de revenda.

Mas a simulação também não considera os possíveis gastos com reformas e manutenção de um imóvel. De modo que, na prática, a “conta” pode até acabar saindo mais cara.

Ou seja, mesmo se você for milionário, e dispor dos meios para comprar um imóvel bem avaliado em um bairro nobre, você não está “imune” a tomar uma decisão errada na hora de investir – e acabar perdendo dinheiro por isso.

Então, é prudente ter tudo isso “na ponta do lápis”, independentemente da localização e do preço do metro quadrado do seu imóvel (ou do imóvel que você pensa em adquirir).

Mas a boa notícia é que você pode fazer a sua própria simulação e verificar qual a melhor opção para o seu bolso. Basta desbloquear seu acesso ao Simulador Imóveis x Fundos Imobiliários da EQI Research.

Para baixar, clique aqui ou em qualquer link desta reportagem e preencha seus dados. O download vai ser liberado de maneira completamente gratuita.

Depois disso, basta preencher o valor do imóvel e do aluguel nos campos sinalizados para obter a simulação dos rendimentos nos três cenários (conservador, moderado e arrojado). 

A partir daí, você poderá ter um embasamento para tomar as melhores decisões para o seu patrimônio, e assim evitar manobras que podem te fazer perder dinheiro.

É só clicar no botão abaixo:

GRATUITO: SIMULADOR IMÓVEIS X FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
fernanda.lopes@empiricus.com.br
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.