Inflação vai ficar acima da meta? Mercado eleva projeção para o IPCA e analista recomenda 4 títulos da renda fixa
O mercado elevou, mais uma vez, a previsão para a inflação no Brasil. De acordo com o boletim Focus divulgado pelo Banco Central, na manhã desta segunda-feira (27), o IPCA previsto para 2024 foi de 3,80% para 3,86% – um aumento de 0,06 pontos percentuais.
As expectativas para os anos de 2025 e 2026 também sofreram alta – de 3,74% para 3,75%, e de 3,50% para 3,58%, respectivamente.
Esta é a terceira semana seguida em que o mercado revisa para cima as projeções da inflação no Brasil.
Vale lembrar que as metas de inflação para 2024 e 2025 são de 3%, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com margem de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo.
Esse cenário tende a “enterrar” cada vez mais as perspectivas que grande parte do mercado nutria, até algumas semanas atrás, de ver a taxa Selic com apenas um dígito em 2024.
No Focus, a taxa básica de juros prevista para o final do ano é de 10,00%. Mas existe uma parcela do mercado ainda mais pessimista.
É o caso da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual. Para ela, o ciclo de cortes pode ter chegado ao fim e a Selic deve permanecer no patamar atual, de 10,50% ao ano, até o fim de 2024 – em resposta não só às perspectivas de inflação, mas também à complexidade do cenário internacional.
Vale lembrar que, na ata divulgada semana passada, os diretores do Fed (banco central norte-americano) deram a entender que os juros não vão começar a cair tão cedo nos Estados Unidos.
Em cenários de juros altos, investidores tendem a diminuir posição em ativos de risco, como as ações da Bolsa de Valores, para alocar uma maior parte do patrimônio em ativos de maior segurança. É aí que a renda fixa volta a “brilhar” nas carteiras.
ONDE INVESTIR NA RENDA FIXA? VEJA TÍTULOS QUE PAGAM ATÉ IPCA +7,1%
IPCA deve subir; onde investir na renda fixa agora?
Os títulos do Tesouro Direto, CDBs, RDBs, LCIs e LCAs são os “queridinhos” da renda fixa atualmente, tendo os maiores números de investidores pessoa física no Brasil, segundo dados atualizados da B3.
Mas isso mostra que, na verdade, muita gente está deixando dinheiro na mesa ao não investir em alguns títulos fora do radar.
Conhecida como “renda fixa premium”, essa categoria “ignorada” de produtos inclui opções de investimento que têm duas importantes vantagens:
- Taxas mais atrativas, que podem chegar a até IPCA +7,1%;
- Isenção de Imposto de Renda.
Não é à toa que essa “renda fixa premium” se tornou a queridinha dos investidores mais ricos do país. Veja só:
CONHEÇA 4 TÍTULOS DA ‘RENDA FIXA PREMIUM’ AQUI
Mas por que pouca gente investe nesses títulos da renda fixa?
Com esses atrativos, pode ser esquisito pensar que tanta gente deixa de incluir esses títulos da “renda fixa premium” na carteira. Afinal, por que apenas os investidores mais endinheirados vão atrás desses produtos?
Para você ter uma ideia, apenas 482 mil pessoas investem nessa categoria da renda fixa hoje. Enquanto isso, a B3 tem 19,4 milhões de CPFs cadastrados no total. São muitos brasileiros perdendo a oportunidade de investir na “renda fixa premium”.
Existem dois motivos principais para isso. O primeiro é porque, ao passo que tendem a remunerar mais o investidor, esses títulos também carregam um risco um pouco maior que a renda fixa “comum” – o que pode afastar alguns investidores.
Mas entenda: a ideia não é que você abandone a renda fixa “de sempre”, como CDBs e Tesouro Direto, que podem funcionar muito bem para a organização de uma reserva de emergência, por exemplo.
O ideal é ter uma carteira diversificada. Por isso, os títulos da “renda fixa premium” são uma excelente alternativa para dar uma “apimentada” a mais na carteira, com taxas mais atrativas e remuneração potencialmente maior – de até IPCA +7,1%.
O segundo motivo é simples: até pouco tempo atrás, os “bancões” ofereciam esse tipo de título de renda fixa apenas para empresas e pessoas que têm mais grana, deixando-os inacessíveis para grande parte dos investidores pessoa física. Mas isso está mudando…
Um exemplo dessa mudança é que, agora, a Empiricus Research divulga de forma recorrente as melhores oportunidades dentro da “renda fixa premium” para qualquer investidor que queira acessar, de forma totalmente simples e sem custos.
ACESSE 4 OPORTUNIDADES DA ‘RENDA FIXA PREMIUM’
Conheça 4 títulos da ‘renda fixa premium’ e saiba como investir neles
A analista Lais Costa é a especialista em renda fixa da Empiricus Research. Todos os dias, ela se debruça sobre o mercado para identificar as maiores oportunidades de investimento no setor.
No seu último relatório divulgado gratuitamente, a analista recomendou 4 títulos da “renda fixa premium” para quem deseja o maior potencial de lucro dentre os produtos mais seguros do país.
Veja só alguns detalhes sobre as 4 oportunidades divulgadas no relatório:
Como você pode ver, são títulos com potencial de retorno bruto que chega a até IPCA +7,1%, algo bem relevante dentro da renda fixa.
E o melhor: com isenção de Imposto de Renda. Você não precisa se preocupar com a “mordida do Leão” sobre os ganhos que obter com esses produtos.
Essas são são uma ótima oportunidade para poder ganhar dinheiro no cenário atual e dar uma “apimentada” a mais na sua carteira (sem precisar sair da renda fixa).
E para conhecê-las, você não precisa pagar nada. Como eu disse, o objetivo da Empiricus é disseminar o conhecimento sobre a “renda fixa premium” para um número cada vez maior de brasileiros. Por isso, o acesso a este relatório é gratuito.
Basta você clicar aqui ou no botão abaixo para fazer o seu cadastro rapidamente. Em poucos minutos, o relatório com 4 títulos da “renda fixa premium” estará disponível no seu celular ou computador. Conheça agora: