Conteúdo Empiricus

Ibovespa virou foguete? Bolsa brasileira alcança máxima de 131 mil pontos e analista faz profecia: ‘em 2024 podemos chegar a patamares maiores’

14 dez 2023, 16:16 - atualizado em 14 dez 2023, 16:16
ibovespa foguete bolsa brasileira ações
Analista acredita que rali do Ibovespa pode continuar e investidores que tiverem as ações certas na carteira podem surfar cenário mais positivo; entenda. (Imagem: Canva – Montagem: Giovanna Figueredo)

Dia histórico na bolsa brasileira nesta quinta-feira (14). O Ibovespa chegou à máxima de 131 mil pontos na manhã após decisão do Copom e do Fed sobre os juros aqui no Brasil e nos EUA.

Fonte: Google Finance

Os ânimos do mercado já vinham se aquecendo há alguns dias. Desde novembro, a bolsa brasileira já performou de forma mais positiva com a expectativa de afrouxamento monetário nos Estados Unidos antes do previsto.

Embora o Fed tenha mantido a taxa básica de juros da maior economia do mundo entre 5,25% a 5,5% a.a., o comunicado acendeu as esperanças dos investidores. Em 2024, pode haver 3 cortes de juros nos EUA e, em 2025, mais 4.

Além disso, o Copom decidiu diminuir a taxa Selic em mais 0,5%, a 11,75% ao ano e deu sinais de que o ciclo de queda vai continuar, o que reforça a expectativa do mercado de que os juros básicos podem chegar a 9,25% a.a. em 2024.

Esse mix de notícias positivas aumentou ainda mais o otimismo dos investidores, que decidiram correr para a bolsa brasileira.

Mas será que ainda há perspectiva de alta ou o rali da bolsa vai parar nos 131 mil pontos?

Segundo o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, o número alcançado é, de fato, bem atraente. Mas 2024 pode estar guardando valores ainda maiores:

“A gente [equipe de análise da Empiricus Research] tinha falado que ia terminar o ano em até 135 mil pontos e em 2024 podemos chegar a patamares maiores.

Historicamente, quando a Selic chegou a 9%, o Ibovespa negociou a 12x preço sobre lucro projetado para o ano seguinte, 13x…  a bolsa agora está muito abaixo disso. A gente deveria convergir para algo perto desse valor, o que já impulsionaria muito os ativos de risco no ano que vem”, afirmou no programa Giro do Mercado.

Em outras palavras, é claro que retornos passados não garantem lucros futuros, mas o analista acredita que a bolsa ainda está muito barata em comparação a outras vezes em que a Selic chegou por volta de 9% a.a., patamar que é esperado na taxa básica de juros em 2024.

Isso significa que ainda há um bom espaço para o Ibovespa continuar subindo no ano que vem. E quem souber aproveitar investindo nos ativos certos pode surfar esse cenário…

VEJA AQUI OS ATIVOS MAIS RECOMENDADOS PARA INVESTIR AGORA

Decolada do Ibovespa pode continuar em 2024 e estas ações podem ser as grandes beneficiadas

Não basta saber que o mercado pode continuar positivo daqui para frente e não investir em ações verdadeiramente promissoras.

Assim como há diversas oportunidades na bolsa brasileira neste momento, há também muitos papéis “lixos” aproveitando as valorizações de curto prazo, mas que provavelmente não serão capazes de continuar entregando resultados consistentes.

É por isso que, em um cenário como esse, é preciso escolher as ações que vão compor a sua carteira com muita cautela. Afinal, qualquer investidor que se preze quer ter ativos que gerem lucros de verdade.

A boa notícia é que existem 10 ações que são consideradas as melhores para investir agora — e você pode conhecê-las de graça. Explico o que elas têm de especial:

  • São papéis sólidos, de qualidade;
  • Com bons fundamentos; e
  • Possuem algum gatilho de curto prazo.

Ou seja, elas trazem a oportunidade de engordar o bolso em meio ao rali do Ibovespa sem abrir mão de ter bons papéis. Para dar um spoiler do que é possível encontrar nesta carteira, dê uma olhada:

Fonte: Empiricus Research

Entre as 10 recomendações está a Localiza (RENT3), considerada a “melhor empresa do Brasil” pelo co-CEO da casa de análise, Felipe Miranda.

Além dela, também está o Itaú (ITUB4), um dos bancos mais promissores da bolsa brasileira e que pode pagar “gordos” dividendos mensais.

São ações extremamente sólidas e prontas para o que der e vier na carteira. Mas veja bem: elas não são as únicas. E, na verdade, existem outras ações que possuem até um potencial lucrativo muito maior que elas dentro do portfólio.

Este é o caso, por exemplo, de uma ação do varejo de moda que pode mais do que dobrar de valor, de acordo com as estimativas da casa de análise.

Trata-se de uma carteira bem diversificada, que reúne diferentes estratégias e tem as 10 ações que são consideradas as melhores para aproveitar esse período promissor da bolsa brasileira.

CARTEIRA GRATUITA: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES AQUI

Analistas estão liberando relatório com a tese desses papéis gratuitamente; veja

Os analistas da Empiricus Research estão liberando essa carteira completa com 10 ações para investir agora como uma cortesia. Portanto, qualquer investidor interessado em surfar a possível alta do Ibovespa pode conhecer esses papéis sem gastar nem um centavo.

Assim como qualquer outro investimento, essas ações possuem seus riscos. É exatamente por isso que os analistas montaram uma carteira diversificada.

É 100% gratuito e, no relatório completo, é possível conhecer o nome de cada uma das ações e a tese de investimentos dessas 10 empresas.

Veja bem: você não tem absolutamente nada a perder. Nada será cobrado para acessar o portfólio. Você pode simplesmente ver quais são as ações e, só depois, decidir se elas fazem sentido para os seus investimentos.

O convite está feito. Para acessar o material com todas as recomendações, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções:

10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR AGORA: CONHEÇA A CARTEIRA COMPLETA SEM GASTAR NADA

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.