Ibovespa salta após Copom deixar porta aberta para acelerar o ritmo de alta da Selic; o que aconteceu?
Nesta terça-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgou a ata da sua última reunião, após elevar a Selic para 10,75% ao ano na semana passada.
O Comitê sinalizou que o cenário econômico atual demanda uma política monetária mais “contracionista” e deixou a porta aberta para aumentar o ritmo de alta da taxa de juros do país, com o objetivo de perseguir a meta de inflação, que segue em patamares elevados:
“O cenário, marcado por resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demanda uma política monetária mais contracionista”, disse o comunicado.
Os diretores afirmaram, ainda, que concordaram em iniciar o ciclo de alta de maneira gradual, sobretudo pelo contexto de incertezas domésticas e externas, sem definir qual será o ritmo de alta da próxima reunião.
É natural que, com um ciclo de alta dos juros, o apetite por ativos de renda variável diminua e os investidores migrem seus recursos para ativos de renda fixa. Porém, neste caso, essa premissa parece não se aplicar.
Prova disso é que o Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) reagiu positivamente ao comunicado e chegou a subir 1,6% durante o pregão, cotado aos 132.671 pontos, sendo alvo dos principais portais de notícias:
Mas afinal, o que aconteceu para a bolsa reagir tão bem ao comunicado? É hora de se posicionar? A seguir, explico o que está em jogo para a bolsa brasileira e como investir.
Ibovespa se anima com ata do Copom: hora de se posicionar?
Embora o Copom tenha mantido um tom duro com relação aos juros, esse era o cenário esperado pelos investidores. Isso porque o comunicado reafirmou o compromisso do Comitê com a meta de inflação, da ancoragem das expectativas e da credibilidade.
E esse movimento pode se intensificar nos próximos meses, segundo o BTG Pactual. Para o banco de investimentos, o Ibovespa pode ter uma segunda pernada de alta caso sejam feitas mudanças estruturais adicionais no Orçamento de 2025.
“Uma vez passadas as eleições municipais de outubro, essas mudanças seriam bem recebidas pelo mercado”, afirmaram os analistas do BTG. Nas projeções deles, o índice pode alcançar os 155 mil pontos caso essas mudanças sejam feitas.
Além disso, eles destacam que, com o ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos e o aumento da Selic por aqui, o real brasileiro “deve se valorizar naturalmente”, o que também pode dar ânimo ao mercado de ações. Porém, isso também depende do compromisso do governo com o teto de gastos e medidas concretas para controlar as despesas.
Sendo assim, o BTG Pactual segue recomendando a compra de ativos de renda variável aos investidores. Em especial, 10 ações estão em uma oportunidade de compra bastante atrativa agora, segundo os analistas do banco de investimentos.
No início do mês, com as decisões de juros dos EUA e do Brasil no radar, os analistas já haviam indicado que essas ações poderiam se beneficiar:
“A melhoria das condições monetárias nos EUA deverá continuar sendo o principal catalisador das ações brasileiras no curto prazo […]. O provável cenário de um ciclo de aperto monetário iniciado pelo novo presidente do BC pode impactar positivamente os preços dos ativos no Brasil”, disseram.
Por isso, o BTG segue recomendando a compra dessas ações em um relatório gratuito, disponível para todos os investidores interessados. Para acessar a seleção dos analistas, basta clicar no link abaixo:
GRATUITO: 10 AÇÕES PARA COMPRAR APÓS A ATA DO COPOM, SEGUNDO O BTG PACTUAL
10 ações com múltiplos atraentes e perspectiva de valorização para investir agora, segundo o BTG
Todos os meses, o BTG Pactual seleciona as ações que aliam múltiplos atraentes a um bom potencial de valorização e as recomendam aos investidores. Em setembro, com decisões de juros no radar no Brasil e nos EUA, o banco de investimentos “fez a lição de casa”.
O BTG se adiantou às decisões e recomendou aos investidores as ações em que vê maior potencial após as decisões. E a parte boa é que essa seleção está disponível de maneira gratuita.
Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para acessar as recomendações do BTG Pactual. Portanto, para conferir, basta preencher este formulário e um e-mail chegará para você com todas as informações.
Lembre-se: você não paga nada para consultar as ações recomendadas, mas pode lucrar muito com todas as informações que vai encontrar:
GRATUITO: 10 AÇÕES PARA COMPRAR APÓS A ATA DO COPOM, SEGUNDO O BTG PACTUAL
DISCLAIMER
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).