Ibovespa em alta esconde o perigo de investir em ‘empresas capengas’; analista revela o que procurar em uma boa ação
Uma onda positiva paira sobre o mercado brasileiro nas últimas semanas: IPCA de junho abaixo do esperado, CPI em queda nos Estados Unidos, dólar dando trégua após falas mais amenas do presidente Lula sobre o compromisso com o arcabouço fiscal…
Em meio a este cenário, o investidor da bolsa brasileira pode sentir um “gostinho” de alívio. Nos primeiros 15 dias do 2º semestre, o Ibovespa saltou 4% e parece que os próximos meses podem oferecer mais valorizações para os ativos de risco.
Quem defende isso é o analista Ruy Hungria, da Empiricus Research. Segundo Ruy, o futuro da economia brasileira ainda é incerto, mas é inegável que as ações da bolsa estão valendo uma “pechincha” e podem ter uma boa recuperação daqui para frente:
“Por apenas 8x preço/lucro [múltiplo atual do Ibovespa], a alta vista nesta semana será apenas um aperitivo caso o cenário melhore de verdade”, afirma.
Mas isso não significa que qualquer empresa é suficiente para aproveitar essa perspectiva mais positiva. O analista alerta que é preciso identificar e fugir de companhias que são “ciladas”:
“Ainda não é hora de fazer loucura e comprar ações na bolsa de empresas capengas que podem virar poeira caso o cenário volte a azedar”.
5 AÇÕES BARATAS PARA INVESTIR AGORA E FUGIR DE EMPRESAS ‘CAPENGAS’
Estes são os principais fatores para investir em ações agora
A queda expressiva do Ibovespa no 1º semestre do ano deixou a maioria das ações a preços bastante atrativos, inclusive as empresas “capengas” – como Ruy Hungria define.
Esses papéis que podem virar pó em um cenário mais conturbado são de companhias que não possuem bons fundamentos e não têm solidez suficiente para enfrentar períodos de turbulência.
Portanto, segundo o analista, o melhor a se fazer agora para aproveitar as perspectivas positivas para a bolsa sem fazer loucuras é focar em ações de empresas que:
- São confiáveis;
- São boas geradoras de caixa; e
- Estão sendo negociadas abaixo do que de fato valem.
São companhias com essas características que “conseguirão atravessar o ambiente macro sem sustos mesmo que o clima venha a piorar novamente”, segundo Ruy.
Pensando nisso, o analista “vasculhou” a bolsa brasileira em busca de 5 papéis que tenham essas características aliadas a um fator positivo adicional: o pagamento de dividendos.
Para ele, em um cenário de incertezas como o atual, as empresas boas pagadoras de dividendos tendem a se destacar, visto que podem entregar retornos para os acionistas mesmo sem valorizar na bolsa ou até em caso de eventuais quedas no preço da ação.
“No fim do dia, o investidor dessas ações tem uma espécie de certeza de que ele vai ter uma remuneração, seja mensal, trimestral ou semestral”, afirmou o analista sobre boas ações pagadoras de proventos.
Para ajudar o investidor a fugir das empresas “capengas” e escolher papéis que podem gerar bons ganhos mesmo em um cenário difícil, o analista selecionou 5 ações pagadoras de dividendos que são consideradas as melhores no cenário atual.
São empresas:
- Maduras;
- Líderes de seus setores;
- Inseridas em grandes mercados;
- Com balanços sólidos;
- Que têm modelos de negócio resilientes; e
- Com claras vantagens competitivas.
GRATUITO: VEJA ESSAS 5 AÇÕES RECOMENDADAS AQUI
Uma dessas ações já saltou 13% em um mês e pode pagar ‘gordos’ dividendos
Uma das recomendações de Ruy para “surfar” a onda positiva na bolsa atualmente é a Cosan (CSAN3). A holding tem atuação no setor de energia renovável, óleo e gás, agronegócio e mineração.
O papel foi bem penalizado no 1º semestre do ano – o que abriu espaço para comprar a ação a preços extremamente descontados –, mas, só no último mês, já saltou mais de 13%.
A Cosan é um dos maiores grupos do país, tem perspectiva de crescimento de longo prazo, bons resultados operacionais, demanda resiliente e está sendo negociada abaixo do que vale.
Além disso, a expectativa do analista é de que o papel CSAN3 pague proventos de até 7,7% no próximo ano e que podem ser impulsionados caso o IPO de uma de suas subsidiárias, a Moove, saia do papel.
Foi pensando nesses fatores que o analista incluiu a holding na carteira recomendada de 5 melhores ações do Ibovespa para investir agora e buscar dividendos atrativos. A tese completa da companhia pode ser conferida neste link ou no botão abaixo.
GRATUITO: CONFIRA A TESE COMPLETA DE COSAN + 4 RECOMENDAÇÕES
Carteira completa foi liberada para fugir de papéis que são ‘ciladas’
Embora seja uma empresa gigante e que pode entregar lucros atrativos para o investidor, a Cosan não é a única recomendação de Ruy Hungria.
O analista selecionou 5 ações do Ibovespa que podem gerar “paz de espírito” por meio do pagamento de dividendos e que estão a preços bem atrativos para investir agora.
Essa carteira da Empiricus Research, casa de análise do grupo BTG Pactual, está sendo disponibilizada de forma totalmente gratuita. Portanto, qualquer investidor interessado em investir em ações verdadeiramente de qualidade pode acessar o material sem pagar nem um centavo.
Lembre-se: o cenário brasileiro está propício para investir na bolsa, mas é preciso selecionar o “filé mignon” para buscar os retornos mais atrativos com um nível de risco condizente com o contexto atual.
Para acessar a carteira completa recomendada por Ruy, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. É totalmente gratuito e pode ser a “chave” para buscar lucros promissores com ações nos próximos meses.