Ibovespa ‘ainda tem espaço para subir’, afirma analista; veja onde investir em dezembro
Onde investir em dezembro? Essa é a pergunta de muitos investidores depois do Ibovespa finalmente romper a casa dos 120 mil pontos e chegar aos 127.331 pontos.
A alta de 13% foi considerada pela analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, um dos melhores desempenhos do índice neste século.
Inclusive, a valorização dos últimos 30 dias foi responsável por puxar o índice que, no ano, registra alta de 16%.
Larissa Quaresma explicou, em entrevista ao programa Giro do Mercado, que uma combinação de fatores proporcionou esse desempenho da bolsa brasileira no mês de novembro.
Para começar, o cenário doméstico não atrapalhou. Pautas importantes como o arcabouço fiscal e reforma tributária continuaram avançando e a inflação se manteve controlada.
Contudo, a alta do Ibovespa no período se deveu em grande parte à movimentação estrangeira. Ela aponta que os dados de inflação e, em especial, de atividade econômica desaceleraram nos Estados Unidos, o que levou os mercados a apostarem no fim do ciclo de aumento de juros nos EUA.
Diante desse cenário, os ativos de risco, de forma global, ganharam fôlego para voltar a subir, inclusive aqui no Brasil.
Será que a ‘euforia’ de novembro vai se repetir em dezembro?
Com o bom desempenho da bolsa no mês passado, muitos investidores já começam a questionar sobre a possibilidade de fecharmos o ano com a bolsa em 130 mil pontos.
Contudo, Quaresma alerta que, depois de 13% de alta, “é preciso entender que alguma correção técnica, puramente técnica, pode acontecer em dezembro”.
Por outro lado, mesmo com o Ibovespa nos 127 mil pontos, a analista afirma que a bolsa ainda está barata.
Ela explica que, atualmente, o índice negocia a 10 vezes preço sobre lucro (P/L), o que é abaixo da média histórica desde 2005.
Por isso, “ainda tem espaço para subir, só para voltar ao patamar de valuation razoável”, pontua a analista. Entretanto, isso não significa que a alta das ações brasileiras vai acontecer em um único mês. Mas é possível buscar essa valorização no longo prazo.
Nesse cenário, o investidor precisa ter em mente que é preciso ter cautela e estratégia ao escolher as ações que vão compor a carteira deste mês.
A analista levou em consideração dois fatores para selecionar as 10 melhores ações para investir em dezembro.
Quais gatilhos podem fazer as ações ‘decolarem’ em dezembro?
De acordo com Larissa, com o fim da temporada de balanços, há poucos gatilhos microeconômicos para as ações.
Assim, para buscar valorização em dezembro, os analistas da Empiricus Research estão focando em dois gatilhos:
- Investors day;
- Compras de fim de ano.
Um dos fatores que pode ser gatilho para algumas ações são os investors day. Trata-se de eventos realizados pelas empresas para apresentar ao mercado os seus planos e objetivos para o próximo ano.
Ou seja, no radar dos analistas da Empiricus Research, estão algumas empresas que podem apresentar excelentes planos para 2024, a ponto de deixar o mercado animado e resultando numa alta das ações ainda em dezembro.
Outro gatilho importante está ligado ao fato de que dezembro é um dos períodos mais importantes para as varejistas.
Na visão da analista, o período de Natal pode impulsionar as receitas dessas empresas e, consequentemente, as suas ações. Por esse motivo, os analistas da casa optaram por aumentar a exposição a este setor.
Mas já adianto aqui que nomes como Magazine Luiza (MGLU3), Casa Bahia (BHIA3) e Americanas (AMER3) não estão entre as recomendações.
Uma das varejistas indicadas pela casa para dezembro é o Grupo SBF (SBFG3), dona da Centauro e distribuidora oficial da Nike no Brasil.
A ação faz parte da carteira desde novembro e, só no mês passado, entregou um retorno de 56% para quem seguiu a recomendação.
Mas o papel continua barato e, segundo os analistas da Empiricus Research, ainda pode valorizar 134%.
Onde investir em dezembro: veja 9 ações além do Grupo SBF (SBFG3)
Durante a entrevista ao Giro do Mercado, Larissa Quaresma reforçou a recomendação de SBF (SBFG3) para dezembro, mas com uma ressalva: a ação ocupa uma pequena parte da carteira.
Para ser mais preciso, o ativo tem um peso de 5% na composição do portfólio. Por isso, se você deseja buscar lucros com a varejista em dezembro, é importante contrabalancear com outros ativos.
Afinal, embora as perspectivas sejam positivas para a companhia, não dá para colocar todos os ovos na mesma cesta.
Assim, a carteira com as 10 melhores ações para dezembro conta com um mix de ativos de diferentes setores com potencial de valorização, que podem aumentar suas chances de retorno e minimizar perdas.
Você pode conhecer os outros 9 ativos que compõem a carteira de forma gratuita. O Grupo Empiricus está oferecendo como cortesia o acesso ao portfólio com as 10 ações do mês.
Para conhecer, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções: