Conteúdo Empiricus

Hora de comprar ou vender Vale (VALE3)? Papel segue caindo, mesmo com prévia operacional acima das expectativas

31 jan 2024, 16:00 - atualizado em 31 jan 2024, 12:25
acao vale vale3
Vendas da companhia, recuo do minério de ferro e burburinho político ainda afetam o papel, segundo Fernando Ferrer, da Empiricus Research (Imagem: Canva/Divulgação / Montagem: Bruna Martins)

As ações da Vale (VALE3) operaram em queda na última terça-feira (30), após a divulgação da prévia operacional da companhia no quarto trimestre de 2023. Até o começo da tarde, o papel já havia caído até 1,7% na Bolsa, chegando a ficar abaixo dos R$ 68.

À primeira vista, essa reação parece contraditória, já que os números apresentados pela mineradora na última segunda-feira (29) vieram acima das expectativas do mercado. 

A Vale atingiu uma produção de minério de ferro de 89,4 milhões de toneladas no 4T23, um avanço sequencial de 3,7% e anual de 10,6%.

Além disso, a companhia também conseguiu superar o guidance proposto para 2023. Foram 321 toneladas de minério de ferro produzidos no ano, enquanto as projeções apontavam para 315 milhões de toneladas.

Nas outras duas principais linhas de atuação da Vale, a produção de níquel e de cobre, os números vieram 8% menores e 29% maiores que os do ano anterior, respectivamente. 

Para o analista de ações Fernando Ferrer, da Empiricus Research, com duas altas e uma queda entre os três indicadores, o trimestre de Vale foi “marginalmente positivo”, e demonstrou “um bom desempenho operacional da companhia”. 

No entanto, as ações da mineradora caem novamente nesta quarta-feira, dia 31, com baixa de 0,63% até o momento em que escrevo esta matéria. E, para o analista, existem três motivos que podem justificar essa reação do mercado:

  • Os números relativos às vendas da companhia, que ficaram em 78 milhões no período, um pouco abaixo do registrado em 2022;
  • O recuo dos preços do minério de ferro, após preocupações com o endividamento do setor imobiliário na China;
  • E o burburinho político que ainda ronda a companhia depois do governo manifestar interesse em emplacar Guido Mantega na presidência da Vale (e desistir logo em seguida, após o mercado reagir de forma totalmente negativa à notícia).

“Na falta de gatilhos positivos, esses ruídos acabam atrapalhando o desempenho do papel, que vem performando mal esse ano”, explicou Ferrer em entrevista ao programa Giro do Mercado, nesta terça (30).

Mas, afinal, a queda no valor da ação significa que Vale se tornou uma cilada, ou essa é uma oportunidade de compra para o investidor?

[GRATUITO] VEJA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM FEVEREIRO

Vale (VALE3) ainda pode voltar aos ‘tempos de glória’?

Quem tem boa memória, deve se lembrar: há um ano, no começo de 2023, Vale negociava na Bolsa a cerca de R$ 88, impulsionada especialmente pela reabertura econômica da China. Naquela época, havia uma expectativa de que a economia chinesa ia voltar de uma forma bem pujante.

Com isso, o minério de ferro subiu com força, e outras commodities caminharam junto. “Mas esse call acabou se mostrando falho”, diz Ferrer. E, agora, o cenário que vemos é totalmente outro, com a desaceleração de diversas economias ao redor do mundo.

Por isso, sobre VALE3, o analista opina: “aquela alta expressiva que a gente viu, a gente não deve ver de novo. Não acredito que o papel volte para aquele patamar”.

Essa é uma das razões pelas quais, por mais que a ação esteja bastante barata atualmente, negociando a cerca de 3,8x o Ebitda, ela encontra-se fora da maioria das carteiras recomendadas pela Empiricus Research – a principal casa de análise financeira independente do país.

“Com o Ibovespa negociando a 8x lucros, há oportunidades melhores de alocação de capital neste momento”, destaca Ferrer.

VEJA AS 10 AÇÕES QUE A EMPIRICUS RECOMENDA COMPRAR EM FEVEREIRO

Vale (VALE3) segue fora da lista de 10 melhores ações, segundo a Empiricus Research

A Carteira 10 Ideias, da Empiricus Research, reúne todo início de mês as principais oportunidades de investimento na Bolsa brasileira.

Os analistas responsáveis avaliam o cenário macroeconômico e os últimos resultados apresentados por cada companhia, a fim de listar aquelas que têm o maior potencial de valorização e geração de lucros para o investidor.

Neste mês de fevereiro, não é diferente: a carteira acaba de ser atualizada e conta com 10 recomendações de compra para quem busca a multiplicação do patrimônio – mas sem deixar a segurança de lado.

E, como você pode imaginar, a Vale (VALE3) segue de fora dessa seleção de boas ações para investimento. 

Para conhecer as recomendações você não precisa pagar nada e nem abrir conta em corretora. Basta clicar aqui ou no link abaixo, informar seu melhor email e, em poucos minutos, o relatório gratuito estará disponível no seu computador ou celular. 

Aproveite essa chance de investir seguindo a opinião de alguns dos principais analistas do mercado financeiro. Acesse o relatório gratuitamente, conheça as teses de investimento por trás de cada ação e decida o que realmente vale a pena adicionar à sua carteira agora:

[GRATUITO] CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM FEVEREIRO

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
bruna.martins@seudinheiro.com
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar