Fugindo dos EUA? Entenda por que a Empiricus Research não recomenda a compra de ações americanas
Apesar do avanço das ações americanas em janeiro, o risco de recessão ainda espreita o mercado nos Estados Unidos, segundo Felipe Miranda, analista e CEO da Empiricus Research.
Por causa disso, Miranda não recomenda a compra de ações da bolsa americana.
Segundo o analista, o avanço dos ativos de risco estadunidenses não condiz com o estado da economia do país, que ainda corre o risco de passar por uma recessão. O diagnóstico de Felipe Miranda se baseia em três pontos:
- Ainda é cedo para cravar que a escalada dos juros nos EUA está no fim.
- A alta da bolsa é “fogo de palha”, puxada por ativos de baixa qualidade;
- As ações americanas estão caras;
Mas calma: mesmo assim, não há motivo para desespero. Felipe Miranda afirma que a possibilidade de uma recessão severa dos países desenvolvidos já foi deixada de lado. A situação, então, não é das piores – mas pede cautela.
Por causa disso, ainda é possível lucrar investindo em dólar, mas é uma boa ideia escolher opções de investimento mais afastadas do “olho do furacão”.
‘Recomendamos cautela’: veja o que diz Felipe Miranda sobre a situação dos EUA
Por mais que o pronunciamento de Jerome Powell seguindo a decisão do Fed de aumentar 25 pontos-base na taxa de juros tenha sido mais “dovish” (ou brando), denotando uma possível desaceleração do aperto monetário, Felipe Miranda acredita que as coisas não vão ser bem assim.
Segundo o analista, os dados do mercado americano mostram uma deterioração no setor empresarial, além de resultados trimestrais piores em todos os setores.
A expectativa é que os próximos trimestres tragam quedas mais fortes nos balanços das empresas, com lucros que ainda devem demorar a se estabilizar.
“A promessa de um ‘soft landing’ (pouso suave) parece cada vez mais distante.” – Felipe Miranda
“Soft landing” significa uma desaceleração natural da economia ao fim de um ciclo de mercado. Um pouso suave é aquele que consegue controlar juros e inflação na medida certa para evitar a recessão.
Mas para Felipe Miranda, todos os indícios apontam para uma recessão no horizonte da economia americana, ainda que não muito profunda.
Por conta disso, a reação inicial dos ativos de risco à fala de Powell parece ter sido “fogo de palha”, puxada especialmente por ações de empresas sem geração expressiva de caixa ou ativos de baixa qualidade.
Então, essa euforia não deve se manter ao longo dos próximos meses, principalmente se considerarmos que o aperto monetário não deve afrouxar tão cedo. Dito e feito, o índice S&P 500 já presenciou movimentações negativas nos últimos dias.
Outro motivo para ter cautela em relação aos ativos de risco da bolsa americana é o valuation, que ainda está alto. Isso significa que as ações americanas estão caras, principalmente levando em conta os prêmios da renda fixa dos Estados Unidos.
Isso porque o S&P 500 negocia, atualmente, a cerca de 18x lucros. Isso significa que as ações que compõem o índice têm um preço que representa em média 18 vezes os seus lucros no último ano, ou seja, estão precificadas acima do lucro que podem entregar – estão “caras”.
Uma comparação com as médias históricas deixa claro que esse valuation só seria vantajoso em um período de juros muito baixos – e não é isso que estamos vivendo.
O novo aumento na taxa básica de juros do país escancara ainda mais o quanto o retorno da renda fixa americana está vantajoso se comparado aos ativos de risco. Nas palavras de Felipe Miranda,
“Com a taxa básica de juro nos EUA em torno de 5%, os múltiplos precisam estar menores. Por arbitragem, o retorno da renda fixa sendo maior exigiria também mais potencial de valorização das ações. Em outras palavras, isso significa que o Equity Risk Premium ou o prêmio de risco para se investir em ações está muito baixo. Mais explicitamente: as ações norte-americanas estão caras frente à renda fixa.”
SAIBA COMO É POSSÍVEL LUCRAR NO MERCADO AMERICANO SEM FICAR REFÉM DAS AÇÕES
Não precisa se meter em ‘furada’: além das ações, existe um outro jeito de buscar lucro no mercado americano
A possível recessão do mercado americano pode parecer uma má notícia para investidores brasileiros num primeiro momento.
Afinal de contas, os Estados Unidos são a maior economia do mundo, e muita gente busca investimentos em dólar como forma de proteção contra a instabilidade nacional e a desvalorização do câmbio.
Então, agora que o “soft landing” está distante e as ações americanas estão caras, será que não existe opção para os investidores brasileiros que buscam proteger o patrimônio?
Estou falando da renda fixa americana que, como já comentamos, está oferecendo retornos bem vantajosos graças à alta dos juros. Considerando que os rendimentos são em dólar, uma moeda que preserva bem o seu valor, a história fica melhor ainda.
E eu sei que muita gente não se anima para investir em renda fixa nos EUA por conta da dificuldade.
Afinal, todo o processo pode ser bem trabalhoso, considerando a abertura de uma conta em uma corretora estrangeira, o câmbio, a tributação…
Mas em pleno 2023, algo tão simples como investir em renda fixa não precisa ser um “bicho-papão”. Aliás, pode ser algo que você faz com apenas alguns cliques, do conforto da sua casa, sem nem precisar abrir conta em corretoras lá fora.
A Empiricus Investimentos está oferecendo um veículo que torna tudo isso possível. Na verdade, dá para resumir como ele funciona em poucas palavras:
Você investe em reais e espera seus rendimentos em dólar, sem dor de cabeça e com risco baixo
Isso é possível porque a mediação do investimento é feita pela Empiricus Investimentos, então o processo é semelhante a investir em um ativo ou fundo nacional – rápido e simples, em poucos cliques.
Ou seja, ficou muito mais fácil “blindar” seu patrimônio. Graças a esse investimento, você pode proteger seu dinheiro fora do Brasil enquanto busca um bom retorno em dólar com baixo risco.
Assim, você se expõe ao mercado americano mas consegue fugir das “furadas” da Bolsa americana, e tem a chance de lucrar mesmo em um momento difícil para os ativos de risco.
E tudo isso sem precisar pensar no câmbio e no risco de ser tributado duas vezes. Repito: é como se você estivesse investindo no Brasil.
A Empiricus Investimentos preparou um material gratuito explicando em detalhes como funciona o investimento que te permite fazer seu dinheiro render em dólar, mesmo investindo em reais.
Para desbloquear seu acesso e conhecer o investimento, você só precisa clicar no link abaixo e se cadastrar na lista de interessados.
É 100% gratuito, e você não precisa se comprometer nesse primeiro momento. Mas se gostar da proposta, pode acabar com uma verdadeira “galinha dos ovos de ouro” em mãos.