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Ex-pedreiro gera R$ 275 milhões escrevendo na internet; veja como ganhar R$ 50.000 com apenas um texto

28 jun 2021, 18:05 - atualizado em 17 set 2021, 9:44
(Imagem: Shutterstock)

Frustado, infeliz, endividado e trabalhando em subempregos em um país do outro lado do mundo. Foi assim que Gabriel Couto começou a sua jornada de copywriter rumo ao projeto que captou mais de R$ 275 milhões para a empresa que trabalha em apenas uma semana – sendo R$ 30 milhões, desses mais de duzentos, captados em apenas 24 horas.

Digo isso, porque quando o jovem da Bahia escutou pela primeira vez a palavra copywriting não estava lá nos seus melhores dias. Pelo contrário, foi em 2020, na Austrália, trabalhando como servente de pedreiro, pintor, dirigindo caminhão de mudanças e sofrendo preconceito dos colegas de trabalho por ser brasileiro, que Couto teve contato com o termo.

Como o jovem foi parar em um país do outro lado do mundo? Bom, a decisão de sair de Salvador para ir morar na Austrália veio após uma longa reflexão pessoal.

Gabriel era redator publicitário e, embora amasse a escrita e estivesse em um emprego estável, sentia-se, assim como muitos brasileiros, completamente estagnado em uma posição irrelevante dentro da empresa em que trabalhava. Estava sem muitas perspectivas de crescimento na carreira, triste e aguardando por promoções que nunca vinham.

“Parecia que os meus esforços nunca eram recompensados. Dava meu máximo, mas me sentia irrelevante e sem importância. Parecia que estava escondido na empresa e para piorar, não me achava bom no que fazia”, afirma Gabriel.

Naquele ponto Gabriel levava a vida no modo automático, vivendo um dia após o outro. No começo, como o trabalho pagava as suas contas, ele até conseguia ignorar aqueles sentimentos, mas com o passar do tempo percebeu que se não tomasse uma atitude rápida nunca conseguiria atingir os seus objetivos pessoais e viver a vida dos seus sonhos. 

“Eu via que se continuasse a viver daquela forma, acabaria da mesma forma que as pessoas ao meu redor. E esse era um dos meus maiores medos”

Ele queria mudar isso de todas as formas, mas não sabia o que fazer e nem por onde começar Até que o desejo, já era antigo, de passar uma temporada no exterior veio à tona novamente. O plano ao mudar de país era também mudar de área, se redescobrir, recomeçar para se abrir para outras coisas que ele também gostasse. 

Ele achava que morar no exterior poderia se tornar o ponto de virada chave que a sua vida precisava. A angústia durou somente até 2017. Foi quando Gabriel decidiu queimar a ponte e pedir demissão do seu emprego para ir morar fora do país.

Conversando com os amigos que já moravam no exterior, percebeu que o melhor destino seria a Austrália. No papel e na cabeça de Gabriel o plano já estava montado, só tinha um ‘pequeno problema’ que o jovem ainda não tinha calculado: ele não tinha 1 real no bolso, mas estava determinado a ir de qualquer forma.

A saída encontrada pelo jovem foi usar o seu apartamento como moeda de troca. Com a viagem marcada e sem tempo para vender seu imóvel, Gabriel decidiu ir até ao banco para hipotecar a sua residência.  

“Era isso ou continuar na minha vidinha para sempre e eu não queria isso de maneira nenhuma”

Levantou R$ 100.000 com a operação e para completar o valor necessário vendeu seu carro  e se desfez de tudo que tinha para começar essa nova vida com 100 mil reais de dívida. A decisão não foi bem aceita pelos amigos e familiares. 

Pois Gabriel, que quando eu tinha 20, já havia sofrido ataques de um ex-cunhado dizendo que sua antiga profissão era medíocre e que ainda se daria muito mal na vida pelo seu jeito de ser, voltou a ser alvo de críticas devido as idas e vindas, tentativas e indecisões e por não terminar nada que começava.

Mas o jovem, como sempre, não ligou e tinha a certeza de que viraria o jogo e, de fato, virou. 

A virada de chave: ‘eu quero te contratar’

A virada de chave veio após alguns meses no país dos cangurus. Foi por meio de um vídeo um vídeo na internet que Gabriel encontrou a mensagem que mudaria a sua vida para sempre. O vídeo era este daqui:

Nele estava Roberto Altenhofen, maior especialista em copy do Brasil e CMO (Chief Marketing Office) da Empiricus, a maior casa de análise financeira do país. No vídeo, Roberto anunciava que estava treinando e contratando interessados em aprender copywriting do zero.

Além disso, o CMO explicava como aquela nova profissão estava crescendo exponencialmente no Brasil junto com a digitalização dos negócios e como os profissionais da sua equipe recebem propostas de trabalho todas as semanas.

Eram vagas de trabalho que pagavam salários de juízes para que esses profissionais consigam ajudar as empresas em que trabalham a venderem mais por meio de emails e textos persuasivos que arrecadaram milhões de reais. 

Ele explicava o motivo daquela profissão ser considerada por ele como “o melhor trabalho do mundo”.

Pois, como se o “salarião” não bastasse, os profissionais dessa área praticamente não sabem o que é ficar desempregado, ficar estagnado em cargos irrelevantes, aguardar por promoções que nunca chegam, sentir que seu esforço nunca é suficiente, ou ainda ver que seu trabalho não é valorizado. 

Pelo contrário, por serem considerados “unicórnios” (mão de obra mais escassa do mercado digital segundo a maior companhia de marketing digital do Brasil), as empresas são obrigadas a disputarem os profissionais dessa área. E, quando conseguem contratar, não medem esforços para segurá-los.

Isso porque nenhuma faculdade do Brasil tem uma formação específica para copywriters. Em contrapartida, hoje mais de 9,8 milhões de empresas brasileiras utilizam a internet para fazer vendas – como mostra pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br. 

E, para piorar (ou melhorar), a aceleração do processo de transformação digital nas empresas fez com que esses profissionais fossem ainda mais requisitados. O que, por sua vez, refletiu-se na remuneração, causando inflação salarial e a necessidade de as empresas melhorarem o pacote de benefícios e promoções.

Não à toa, Gabriel enxergou ali  a chance perfeita para viver da escrita e fazer uma virada de carreira

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Você só precisa de um projeto para mudar de vida para sempre: em 5 meses ele ele saiu de um subemprego na Austrália  para ser  empregado na CLT… depois de mais 4 fez seu primeiro projeto que captou mais de 270 milhões de reais

O vídeo em questão, despertou o desejo antigo que o jovem tinha de empreender. Ali, ele pode descobrir um formato de trabalho que não conhecia e a promessa da escala e das possibilidades de fazer grana mexeram com o jovem.

“Eu fui ver o que era o copy que esse tal de Roberto escrevia. Foi aí eu consegui fazer a conexão do meu questionamento antes de viajar sobre ser bom no que eu fazia e tal. Conhecer o ‘Beto’ foi o estalo de: é isso que eu preciso aprender, é esse conhecimento que eu não tenho, esse é o grande diferencial.” 

Mas não apenas pelos altos salários, mas pela qualidade de vida (home office na maioria dos casos), concorrência quase inexistente, possibilidade de viver de escrita, farta empregabilidade, cargos de destaque, promoções constantes e, o melhor, baixa barreira de entrada

Isso porque Gabriel viu que com o direcionamento adequado qualquer pessoa conseguiria se tornar um copywriter disputado pelas maiores empresas do mundo – independente da profissão atual e do conhecimento prévio.

Afinal, mais do que diplomas e graduações, o que realmente faz os olhos dos recrutadores brilharem é o que o candidato sabe fazer na prática e quanto de resultado ele pode gerar para a empresa. E foi aí que Gabriel viu a grande oportunidade da vida dele.

Pois no vídeo Roberto, além de se comprometer a treinar os interessados em fazer essa  transição de carreira da melhor maneira possível, o CMO também colocou a sua pele em jogo pelo treinamento.

Ele confiava tanto no que é ensinado no treinamento em questão, que estava disposto a contratar os melhores alunos para vagas com altos salários – como esta oportunidade para ganhar inicialmente R$ 50.000 por apenas um texto).  Ele sabia que do Copy Camp – treinamento criado por Roberto Altenhofen – sairiam os melhores profissionais do mercado.

Gabriel é um grande exemplo disso, ele viu o Copy Camp no segundo semestre de 2019 e em março de 2020 estava voltando para o Brasil com o emprego fechado na corretora Vitreo. E já no seu primeiro grande projeto conseguiu captar 275 milhões de reais. Apenas um projeto.

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Você pode sair com um contrato de até R$ 50.000 por apenas um projeto feito

E ele não foi caso isolado. Como esse mercado ainda é muito imaturo e carece de profissionais devidamente capacitados, existe uma distorção salarial gritante que faz com que bons copywriters juniores recebam como seniores em muitos dos casos.

A própria Empiricus admite que boa parte dos mais de 4 mil alunos formados pelo Copy Camp não eram experts antes de concluírem os cursos. E isso não os impediu de serem hoje profissionais bem remunerados.

Gabriel não é um caso isolado, hoje existem diversos outros alunos que também têm o ‘melhor trabalho do mundo’ e tiveram seus negócios digitais/físicos transformados por meio dele. Ou ainda, que recebem propostas de empregos constantemente com salários que variam de 4 a 5 dígitos por mês.

Então se você é iniciante ou ainda não entende nada sobre copy e estratégias digitais não se preocupe. 

O objetivo da Empiricus com o Copy Camp é proporcionar aos interessados em dar esse salto profissional uma formação completa, focada na prática, visando o que o mercado de trabalho procura, indo direto ao ponto, ensinando exatamente o que fez a Empiricus evitar a falência e faturar hoje 300 milhões de reais por ano com a venda de relatórios em PDFs e cursos digitais sobre investimentos.

“Antes, nossa mensagem chegava em meia dúzia de pessoas, hoje graças ao Copy, nossa mensagem chega a milhões e gera milhões” – Bettina, copywriter da Empiricus

A melhor parte é que todos os anos, os copywriters da Empiricus estão eleitos a pegarem um ‘pedaço’ dos 300 milhões. Já que toda equipe de copy, além do salário fixo, também recebe comissões sobre as vendas geradas. 

Isso só acontece porque profissionais dessa área são vistos como grandes parceiros dos negócios, pois ajudam as empresas a converterem, venderem e lucrarem mais. Muitos deles inclusive se tornam sócios das empresas em que trabalham. Na Empiricus, metade dos copywriters existentes são sócios do negócio, por exemplo. Existe uma confiança imensa das empresas para com esses profissionais.

É justamente por isso que um dos alunos vai sair do copycamp já vão sair com um contrato de trabalho. Além disso, a Empiricus pagará R$ 50.000 mais comissão para o aluno que fizer o melhor texto. E não se preocupe caso você não fique entre os selecionados. 

O intuito é que, ao final do treinamento, todos os alunos estejam aptos para trabalharem como copywriters nas melhores empresas, recebendo salários mais altos e nos segmentos mais diversos de atuação.

Inclusive, para ajudar os alunos a encontrar o seu primeiro ou próximo emprego com mais facilidade, os alunos do Copy Camp têm acesso a um marketplace exclusivo para divulgarem o seu trabalho. As maiores e melhores empresas do digital estão lá.

“Todos os dias empresas vem no meu instagram para me pedir indicação. Isso sem contar as propostas que aparecem constantemente para alunos do Copy Camp que expõem seu trabalho no market place” – Helena de Guide, professora do Copy Camp e copywriter da Empiricus

[INSCRIÇÕES ABERTAS] QUERO APRENDER A SER UM COPYWRITER E TER A CHANCE DE EMBOLSAR R$ 50.000 POR UM PROJETO

Ele não tinha dinheiro para participar, foi reprovado duas vezes e hoje fatura milhões de reais para empresa que trabalha

Como disse, você também não precisa se preocupar caso você não seja aprovado para vaga separada pela Empiricus. Esse não será o fim da sua jornada… pelo contrário poderá ser o começo de um universo novo e repleto de oportunidades que se abrem para você.

O próprio Gabriel foi reprovado em duas oportunidades quando se candidatou para a vaga de copywriter para alunos do Copy Camp e mesmo assim não desistiu. Além disso, Couto teve que pegar dinheiro emprestado com dois amigos para poder ingressar no treinamento. 

Mas não se engane, o intuito aqui não é fazer com que você se endivide para poder participar de qualquer treinamento seja ele qual for. E sim, te fazer perceber que existe um mundo de propostas de trabalho que são feitas para esses profissionais diariamente. 

Como te mostrei acima, são vagas que pagam salários exorbitantes para esse profissional mesmo que muitos não tenham tanta experiência na área.

E se você tiver o seu negócio ou emprego próprio e não queira mudar de carreira, tudo bem. Você vai aprender a mesma metodologia que fez a Empiricus vender mais de 1 bilhão de reais em produtos digitais para que você possa impulsionar os seus resultados para além do que você pode imaginar hoje.

“Você só precisa gostar de ler, escrever e ter um computador com acesso a internet,” completa Helena. O restante será passado pelos copywriters da Empiricus que fazem isso todos os dias e geram os maiores resultados do Brasil.

[INSCRIÇÕES ABERTAS] QUERO APRENDER A SER UM COPYWRITER E TER A CHANCE DE EMBOLSAR R$ 50.000 POR UM PROJETO

[Inscrições abertas] Uma pessoa vai sair com R$ 50.000 a mais na conta… ela pode ser você

A boa notícia para você que se interessou pela história de Gabriel e pelo Copy Camp é que você poderá dar esse salto na sua vida profissional da melhor maneira possível. 

Pois hoje, dia 28 de junho, Roberto Altenhofen abriu pela possível última vez na história inscrições para novos interessados em entrar no Copy Camp. 

Além disso, o CMO da Empiricus colocou em jogo um contrato de R$ 50.000 para um dos alunos que fizer o melhor texto. E não é só o primeiro colocado que vai ganhar dinheiro. 

“Eu estou colocando agora na sua frente R$ 100.000 em contrato na sua frente. Isso só de remuneração fixa, por um texto simples.”

Lembrando que nenhum aluno é obrigado a participar do processo seletivo que vai pagar R$ 50.000 mais comissões. Caso você não queira trabalhar na Empiricus, Roberto, Helena, Bettina e toda equipe de copy da casa de análise vão mostrar como você pode aplicar isso no seu negócio e profissão a fim de escalá-los para patamares jamais vistos antes.

Para conhecer o Copy Camp e concorrer ao contrato de R$ 50.000 que a Empiricus está oferecendo, basta clicar aqui e assistir o vídeo que Roberto Altenhofen fez.

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O maior conselho de Gabriel para quem quer começar na área

Para finalizar a conversa que tive com Gabriel perguntei a ele qual seria o seu maior conselho que daria para as pessoas que quiserem ingressar nesta nova e promissora profissão. Leia você mesmo:

“Em nenhuma hipótese se coloque no lugar de vítima ou busque um culpado para o que acontece com você. A responsabilidade da sua vida é sua. As escolhas são suas. Se algo deu certo, ótimo, você se esforçou pra isso. Se deu errado, você falhou em alguma etapa. Reconhecer e aceitar isso é o que vai fazer você evoluir. Buscar o melhor sempre. Sempre dá pra ser mais e melhor.”

“Eu poderia ter me contentado com o fato de não ter dinheiro para ir para a Austrália, mas não aceitei isso e dei meu jeito. Depois, poderia ter me contentado em não ser aprovado nas minhas duas primeiras tentativas de entrar na Empiricus, mas fui lá e criei a minha terceira oportunidade. Antes disso, poderia ter me contentado em não ter dinheiro para fazer o Copy Camp, mas preferi assumir o risco e pegar dinheiro emprestado pois sabia que aquele conteúdo mudaria a minha vida”.

“Se você não fizer o necessário, alguém vai fazer no seu lugar. Eu sabia que até poderia não dar certo, mas o mínimo que eu poderia fazer era dar meu máximo. Não conseguiria conviver com a sensação de que não fiz tudo o que podia para viver uma vida que sempre sonhei”

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