‘Esse jogo das small caps está só começando’, diz analista; veja por que agora é o momento certo de se posicionar
Muita gente não sabe, mas investir em small caps nesse momento é algo que pode fazer toda a diferença na sua carteira neste ano.
Estas ações de empresas pequenas são conhecidas pelo seu potencial explosivo, sendo capazes de passar por valorizações que destoam daquelas de suas “companheiras” maiores da bolsa.
É por conta disso que a carteira de small caps recomendada pela Empiricus Research conseguiu alcançar uma valorização de 73% no ano passado.
Para fins de comparação, saiba que o índice Small Caps valorizou 17% no mesmo período – um upside interessante, é claro, mas que não se compara aos resultados atingidos pelas recomendações dos analistas da Empiricus Research.
Richard Camargo é o analista que está à frente deste time de profissionais, e ele explicou os motivos para investir agora nesse tipo de ativo em entrevista ao programa Giro do Mercado.
O que esperar da bolsa brasileira daqui para frente?
Depois do rali de novembro e dezembro, muita gente está em dúvida se ainda vale a pena investir na bolsa brasileira.
Afinal, o Ibovespa caiu 4,70% desde o começo do ano. No caso do SMLL, índice que mede o desempenho das small caps, a desvalorização foi de 2,49% no mesmo período.
Mas, por mais que esses números possam assustar num primeiro momento, o cenário geral ainda é positivo, segundo os analistas da Empiricus Research.
Isso porque é natural que haja correções depois de um fim de ano tão positivo para a bolsa brasileira.
E também precisamos lembrar que o ciclo de afrouxamento monetário ainda está começando.
Ou seja, os juros ainda têm muito espaço para cair, tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo.
É comum que cenários de queda de juros impulsionem os ativos de risco – e quem estiver posicionado nas ações certas pode ganhar muito dinheiro.
E é justamente esse o pulo do gato: é possível que as ações mais “famosas”, de empresas mais tradicionais, se beneficiem disso. Mas o ouro está escondido em outro lugar.
Estou falando das small caps, é claro. Essa categoria de ações é capaz de surfar o afrouxamento monetário justamente por conta do seu valor de mercado – ou, em bom português, pelo seu tamanho.
É uma questão lógica: quanto maior uma empresa, menos espaço ela tem para crescer e valorizar.
Mas, quando falamos sobre empresas pequenas, por outro lado… o céu é o limite.
Para facilitar, pense em empresas como Microsoft, Google, Meta, e Apple. Nem sempre elas foram as “gigantes” que são hoje – mas quem soube detectar seu potencial lá no começo, teve a chance de lucrar muito começando com pouco.
Para você ter uma ideia, as ações da Microsoft valorizaram 396.530% desde o seu IPO. Ou seja, quem investiu R$ 100 teve a chance de ver seu dinheiro se transformar em quase R$ 400 mil.
A lógica aqui é a mesma: aproveitar que as small caps ainda não “deslancharam” e comprar na baixa, para ter a chance de lucrar grande no futuro.
VEJA A MELHOR FORMA DE INVESTIR EM SMALL CAPS AQUI
‘Esse jogo está só começando’, afirma analista
É por conta disso que Richard Camargo acredita que agora é um bom momento para investir em small caps.
Essa categoria de ações já presenciou uma valorização interessante no ano passado – alta de 17% no índice SMLL, e 73% na carteira recomendada pela Empiricus Research – mas Richard acredita que ainda há espaço para altas maiores.
“Esse jogo das small caps está só começando. A gente não está nem na metade do ciclo de afrouxamento monetário. Lá fora nem começou, nas maiores economias do mundo (…). Tem muito jogo ainda.” – Richard Camargo
Então, com perspectivas tão positivas para o futuro, você deve estar se perguntando: em quais small caps investir?
É claro que é plenamente possível montar seu portfólio do zero, escolhendo cada ação individualmente. Mas convenhamos que pode ser bem complicado se manter a par de cada flutuação do mercado, principalmente se você for leigo.
Por isso é tão vantajoso investir nessa categoria de ação através de um fundo. Dessa forma, você fica exposto a uma cesta de ativos selecionados por profissionais do mercado financeiro, e investindo em um único veículo.
O Fundo Microcap Alert acabou de reabrir, e é uma boa opção para investidores que desejam surfar o potencial desse tipo de ação.
Estamos falando de um veículo que entregou uma rentabilidade equivalente a 220% do Ibovespa em 2023.
E, por mais que resultados passados não sejam garantia de lucros futuros, o cenário favorável permite rentabilidades bem interessantes para os investidores.
A alocação do fundo é toda baseada nas recomendações de Richard Camargo e da equipe de analistas da Empiricus Research – ou seja, você pode investir hoje mesmo em uma carteira de ações montada por quem acompanha o mercado 24 horas por dia.
Mas atenção: o fundo em breve pode atingir seu limite de captação.
Então, se você não investir o mais rápido possível, pode perder a chance de se expor a uma classe de ativos com potencial extremamente lucrativo investindo em apenas um veículo, com todo o amparo de profissionais qualificados.
Para saber mais sobre como investir no Fundo Microcap Alert, é só clicar no link abaixo. Você vai receber todas as informações diretamente no seu email.