Nem títulos públicos, nem ações: essa classe de investimentos cresceu 23% em 2024 e tem benefícios no IR
Os números de uma pesquisa de mercado divulgada na última sexta-feira (16) trazem um fato interessante: um segmento específico de investimentos que cresceu 23% somente no primeiro semestre deste ano.
Quando falamos de investimentos com captação em alta, pode ser que você pense em títulos de renda fixa, como LCIs, LCAs, debêntures. Ou alguma outra estratégia que busque ganhos “fora da curva”.
Mas a verdade é que o segmento em questão é o de previdência privada.
Esses 23% de crescimento equivalem a pouco mais de R$ 30 bilhões de captação líquida para os fundos privados de previdência brasileiros em 2024. A pesquisa é da Fenaprevi – Federação Nacional de Previdência Privada e Vida.
E por que será que mais brasileiros estão procurando pela previdência privada agora? Aliás, quais os motivos que podem levar você a investir também, se ainda não o fez?
Por que mais brasileiros procuram pela previdência privada
O que antes era um “produto” menos difundido, agora chama a atenção por conta de suas características, que podem ser benéficas a quem investir.
Fatores como o envelhecimento da população do país e o aumento da informalidade no mercado de trabalho têm levantado questionamentos sobre o futuro do INSS.
O funcionamento do órgão estatal, cujo rombo orçamentário já passa de R$ 300 bilhões, tem chances de se deteriorar cada vez mais no futuro.
Logo, é possível que mais pessoas estejam conscientizadas na busca por uma renda para a aposentadoria que não dependa diretamente de uma única fonte.
Mas, além disso, a previdência privada também traz uma vantagem “adicional” que a torna bastante atrativa para este momento econômico que estamos vivendo no Brasil.
GRATUITO: CONFIRA 4 FUNDOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUE VALEM A PENA EM 2024
A vantagem ‘extra’ de investir na previdência privada em 2024
Uma grande vantagem de investir nos fundos de previdência privada é a tributária.
Enquanto até mesmo os dividendos de fundos imobiliários foram considerados pela reforma tributária em andamento no governo, os fundos de previdência da modalidade PGBL, não.
Por enquanto, o PGBL foi “deixado de fora” da reforma. E suas regras atuais de tributação, que já são atualmente bem interessantes, não sofrerão alterações:
- Menor alíquota entre todos os investimentos não-isentos de IR no país (para quem “segurar” a aplicação por mais de 10 anos);
- Isenção de come-cotas (imposto deduzido nos meses de maio e novembro em boa parte dos fundos de investimento do mercado);
- Dedução de até 12% da renda bruta anual na sua declaração de IR.
Em tempos de mudanças na tributação de diversos produtos e serviços, “fugir” um pouco disso tem suas vantagens – e pode explicar a maior adesão à previdência privada por parte da população.
Esse é só o começo: conheça todas as vantagens da previdência privada
A verdade é que a previdência privada oferece ainda mais vantagens – esse foi apenas um resumo das principais.
Porém, é crucial saber exatamente como capturá-las. Afinal de contas, assim como qualquer outro segmento do mercado financeiro, o mercado de previdência oferece tanto oportunidades boas quanto outras não tão boas assim.
E é por isso que o Seu Dinheiro está disponibilizando, como cortesia, um guia completo de primeiros passos na previdência privada.
Conheça os melhores fundos de previdência privada para investir agora
Para que você não tenha dúvidas, o Seu Dinheiro, portal de notícias parceiro do Money Times, preparou um guia especial e exclusivo que te ajuda a decidir onde e como começar a investir na previdência privada.
Dentro do guia, você poderá conferir quatro fundos de previdência privada que valem a pena, para começar a investir hoje mesmo. Além disso, terá acesso a informações como:
- Tudo sobre seus regimes de tributação (progressivo ou regressivo);
- Como escolher o plano de previdência ideal para você (PGBL ou VGBL);
- Uma planilha financeira exclusiva, “Seu Plano para a Aposentadoria”, para simular seu “salário” ideal com a previdência privada;
- Uma lista dos 175 fundos de previdência para evitar no Brasil;
- E lembrando do bônus: 4 fundos de previdência que realmente valem a pena.
Lembrando que esse conteúdo é gratuito. Tudo o que você precisa fazer para acessá-lo é clicar neste link, ou no botão abaixo.