MT Labs

Engenheiro do IME entregou 538% do Ibovespa desde 2014; conheça a estratégia

03 jul 2024, 15:00 - atualizado em 03 jul 2024, 12:32
ações bolsa balanços dinheiro temporada resultados
Reconhecido por prêmio Nobel e destaque em Harvard, ele se tornou um dos principais ganhadores de dinheiro da bolsa brasileira (Imagem: The Capital Advisor)

Há diversos gestores que apresentam uma boa performance dentro de determinado recorte temporal. Mas bater os principais índices de mercado, como o Ibovespa, o CDI e a inflação, isso por anos consecutivos, é para poucos.

E um desses poucos é Camilo Marcantonio, da gestora Charles River.

Embora tenha sido militar, tenha jogado futebol com Ronaldinho Gaúcho e sido eleito o melhor aluno de sua turma em Harvard, nenhum desses é seu principal atributo.

O que o destaca mesmo é ter atropelado o Ibovespa por uma década e ter se tornado um dos maiores ganhadores de dinheiro com ações do Brasil junto à sua equipe.  

E quando falamos “atropelando”, não é à toa: investindo nos melhores papéis da B3 desde 2014, ele não sabe o que é perder para o Ibovespa há 10 anos. Além disso, bate o CDI, dólar, índice Small Caps, S&P 500 e a inflação (IPCA) consistentemente há 7 anos, mesmo em meio às tantas crises que o Brasil passou no período.

Observe a performance do seu fundo Charles River FIA, na linha verde, em relação aos principais índices de mercado.

Fonte: Mais Retorno

A competência dele em finanças já foi reconhecida até por Robert C. Merton, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 1997 e referência global no estudo de volatilidade das ações.

Nascido em uma família classe média de Porto Alegre, Camilo se formou no Instituto Militar de Engenharia (IME) como melhor aluno com só 22 anos, no começo dos anos 2000.

Como já era apaixonado pela Bolsa, ele abriu mão de seguir a promissora carreira de engenheiro militar no exército para perseguir seu sonho no mundo corporativo. 

Diferente de muitos investidores da Faria Lima e do Leblon, Camilo não fez carreira no mercado financeiro. E por estranho que pareça, isso foi muito importante para ter se tornado um investidor de referência no Brasil.

Ao sair da faculdade, ele foi trabalhar numa consultoria global que ajuda companhias a otimizarem seus negócios. 

Isso o permitiu entender a mente dos executivos das empresas listadas na Bolsa, vivendo a economia real e participando de decisões de investimento, fusões e aquisições.

Mais de 700% de retorno acumulado em ações

Camilo logo se destacou e foi estudar em Harvard para aprender mais sobre finanças, onde se aprofundou no “value investing”, teoria adotada por Warren Buffett e Charlie Munger, dois dos maiores investidores da história. E foi aí que Camilo começou a montar seu império em ações.

Ele se formou como melhor aluno de finanças do curso numa turma de 900 pessoas aos 27 anos e, três anos depois, largou seu emprego na consultoria para abrir um clube de investimentos com um amigo de Harvard e hoje sócio, o brasileiro Joaquim Monteiro de Carvalho .

De tanto entregar bons resultados com ações no clube, os dois ganharam uma boa credibilidade no mercado e abriram uma gestora em 2014, a Charles River, nome dado em homenagem ao rio Charles, que margeia a Universidade de Harvard.

Em 10 anos, Camilo multiplicou por oito vezes o dinheiro de investidores com seu fundo, o Charles River FIA. Até hoje ele não sabe o que é perder para o Ibovespa em seu resultado acumulado e está há sete anos batendo o CDI através de ações com elevado potencial de valorização e um sistema de minimização de erros e perdas. Um stock picker nato. 

De 30 de outubro de 2014, quando o fundo começou, até a última terça-feira (25 de julho): essa é a performance em relação aos principais índices de mercado:

Gráfico: Market Makers

Diante desse histórico de destaque e um conhecimento ímpar na Bolsa, Camilo vai revelar suas estratégias e falar sobre como escolher boas ações daqui pra frente num evento gratuito e 100% online no próximo dia 04 de julho, o Stock Picking Day 2024.

O evento está com inscrições abertas aqui e está sendo organizado pelo Market Makers, um hub de conteúdo e serviços financeiros, com fundo de ações, clube de investidores e podcast. Vão participar também com outros 2 grandes investidores:

  • Octávio Magalhães: está entregando 4.172% de retorno contra 695% do CDI e 413% do Ibovespa em 20 anos através do Guepardo FIC FIA (última atualização: 17/06/2024);
  • Christian Faricelli: está entregando 184% de retorno contra 52% do CDI e 42% do Ibovespa nos últimos 5 anos através do Absolute Pace Long Biased FIC FIA (última atualização: 21/06/2024).

Você pode se inscrever clicando neste link ou no botão abaixo. É uma oportunidade única de começar o 2º semestre do ano com insights de quem sabe vencer o mercado com consistência:

EU QUERO PARTICIPAR DO STOCK PICKING DAY 2024

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.