Empiricus Research não está mais short em Tesla (TSLA34): hora de comprar?
Na última quarta-feira (25), a Tesla (TSLA34) divulgou seus resultados referentes ao 4º trimestre de 2022. E, apesar das dificuldades enfrentadas pela companhia, os números apresentados foram acima das expectativas do mercado.
A receita da companhia no período foi de US$ 24 bilhões, um crescimento de 37% em comparação com o 4T21. Já o lucro superou em 43% o resultado do trimestre anterior.
Diante disso, os papéis TSLA chegaram a subir 9% na Nasdaq, enquanto os BDRs apresentaram alta de mais de 10% ao longo desta quinta-feira (26).
Ao todo, a ação da montadora já apresentou uma alta de mais de 23% do início do ano até agora, será que estamos diante de uma nova oportunidade de compra?
Veja a opinião dos analistas da Empiricus Research.
É hora de comprar Tesla (TSLA34)?
Em algum momento, todo investidor começa a entender que, em muitas ocasiões, é preciso “dançar conforme a música” se quiser buscar lucro na bolsa. Em outros momentos, o melhor a se fazer é nem entrar na pista de dança.
Esse é mais ou menos o caso da Tesla. No auge da pandemia (janeiro a dezembro de 2020), as ações da companhia valorizaram mais de 900% e quem investiu pôde lucrar bastante.
Quando o jogo virou e as ações começaram a cair, muitos investidores apostaram contra a montadora de Elon Musk e também ganharam. Os analistas da Empiricus Research inclusive tinham uma posição short (vendida) nas ações.
A operação, que teve início em outubro de 2022, chegou a render 46,6% de lucro para quem seguiu a estratégia à risca.
Contudo, agora os analistas avaliam que o melhor a se fazer é “ficar neutro”, ou seja, nem comprar e nem vender ações da Tesla (TSLA34).
No momento, os papéis da Tesla são negociados a 33 vezes lucro para 2023, valor considerado caro, especialmente diante da redução de 49% na geração de fluxo de caixa livre no último trimestre de 2022.
No ano passado, a companhia sofreu quedas nas vendas. Assim, uma das estratégias de Elon Musk para aumentar a procura foi oferecer descontos de quase 20% em seus veículos, o que deu certo.
Entretanto, “essa decisão merece atenção redobrada, já que deve ter sido tomada em função do aumento do estoque de veículos, que vem aumentando trimestre após trimestre.”, destacam os analistas.
Ou seja, o desconto pode ter melhorado os resultados de curto prazo da montadora, mas ainda assim pode ser prejudicial para as margens de lucro.
Inflação e juros altos pesam sobre a Tesla (TSLA34)
Além disso, eles acreditam que ainda existem fatores macroeconômicos pesando sobre o ativo. A companhia é impactada pela economia americana, que não vive o seu melhor momento.
Por lá, a inflação e taxa de juros também estão altas e a expectativa é de que se mantenha assim por mais algum tempo.
Por isso, ações de tecnologia, como as da Tesla, têm sido prejudicadas. Segundo os especialistas, o melhor a se fazer é buscar ações “quality”. Isto é, empresas sólidas na bolsa e com histórico de resiliência em momentos de crise.
Nesse cenário, os analistas da Empiricus Research selecionaram 5 ações internacionais que são melhores que Tesla para quem deseja expor parte da carteira ao mercado internacional.
Entre as ações globais selecionadas estão:
- Uma empresa de semicondutores que pode crescer 30% nos próximos dois anos;
- Ação de um conglomerado de empresas que faturou US$ 254 milhões no ano passado;
- Uma ação de petroleira americana que está barata e pode pagar dividendos em dólar de 3,37% em 2023;
- Uma ação do setor alimentício que cresceu cerca de 7,9% ao ano nos últimos 5 anos;
- Uma ação do setor de turismo que pode aumentar o seu marketshare nos próximos anos.
CONHEÇA 5 AÇÕES GLOBAIS MELHORES QUE TESLA PARA INVESTIR
É importante você saber todas as ações recomendadas pelos analistas possuem BDRs. Ou seja, você pode investir nessas empresas diretamente na bolsa brasileira e em reais, com a mesma facilidade de quem compra ações da Vale e da Petrobras.
Todas essas ações foram recomendadas em um relatório exclusivo para assinantes da Empiricus Research. Mas você pode conhecer o nome desses ativos sem ter assinatura e de graça.
A Empiricus Investimentos está oferecendo, como cortesia, o acesso gratuito a qualquer pessoa interessada. Para liberar seu acesso, basta clicar neste link e seguir as instruções.
Conheça outras 20 recomendações de investimento para 2023
Além das 5 ações ações globais, os analistas da Empiricus Research recomendam outros 20 ativos para investir em 2023.
Eles acreditam que há pelo menos outras quatro classes de ativos que todo investidor precisa ter na carteira este ano:
- Fundos imobiliários;
- Títulos de renda fixa privados;
- Ações para buscar dividendos;
- Fundos de investimentos.
Por isso, os especialistas separaram os 5 melhores ativos de cada categoria e revelou neste relatório, que você pode acessar gratuitamente como cortesia da Empiricus Investimentos. Basta clicar no botão abaixo para conhecer: