Elon Musk confirma acordo com Vale (VALE3); hora de comprar?
A Vale (VALE3) acaba de confirmar o contrato com a Tesla (TSLA), de Elon Musk, para fornecimento de níquel classe 1. A commodity é crucial para a produção de baterias para os carros elétricos da companhia.
O acordo já havia sido divulgado pela mídia desde março, embora naquele momento ainda não houvesse nada confirmado. Manchetes de 30/03 já falavam de um “acordo secreto” entre as duas empresas.
O contrato é selado em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A Rússia detém 17% da capacidade global de produção do níquel tipo 1. Com a explosão do conflito, a Tesla foi obrigada a procurar outras fontes da matéria-prima.
A Vale tem interesse em ampliar sua exposição à indústria de veículos elétricos, cujas vendas podem explodir 1.500% nos próximos anos, de acordo com o especialista Charles Miszrahi.
Em outras palavras, esse já seria um mercado com excelente potencial para a Vale, uma das maiores empresas do mundo quando o assunto é mineração.
Com um contrato com a Tesla, então, a situação é ainda mais interessante para a companhia brasileira. Elon Musk, CEO da companhia, atingiu o patamar de homem mais rico do mundo em 2022 devido, em grande parte, à valorização das ações da Tesla.
Há ainda outros bons motivos para acreditar no potencial da empresa:
1) Vale vai comprar suas próprias ações
A empresa anunciou que pretende recomprar até 500 milhões de ações disponíveis no mercado, o que pode representar até 10% do capital.
Isso geralmente é encarado pelo mercado como uma boa notícia. Afinal, é um sinal de que a própria empresa enxerga que seu valuation está atrativo.
Além disso, essa também é uma boa notícia para o pagamento de dividendos, já que, com menos ações disponíveis no mercado, aumenta a quantia distribuída para cada acionista.
Na prática, existem menos pessoas para receber uma fatia do bolo – o que acarreta em fatias maiores.
2) A empresa está bem posicionada para aproveitar o momento atual
De acordo com analistas da Empiricus, maior casa de análise independente do país, o momento atual do mercado, de juros altos, inflação disparando e aversão ao risco devido à guerra, a Vale faz parte do segmento de empresas que mais tem a ganhar.
Isso porque o momento atual favorece empresas que já dão lucro no presente, em detrimento das que prometem dar lucro no futuro (segmento composto, em sua maioria, por empresas de tecnologia).
Além disso, o momento também favorece as commodities, já que a guerra entre Rússia e Ucrânia atrapalhou o comércio de diversas matérias-primas.
A Vale está bem posicionada para aproveitar essas duas características do momento atual. Portanto, na opinião dos especialistas, agora pode ser um bom momento para comprar.
Acesse relatório completo com análise de situação da Vale
Mas é óbvio que uma decisão de investimento como essa não deve ser tomada às pressas. Todo investidor inteligente deve ponderar os prós e contras e levar em conta diversos aspectos antes de investir – aspectos esses que seriam impossíveis de serem abordados em uma matéria curta como esta.
Por sorte, os analistas da Empiricus responsáveis por um lucro de 175% com as ações da companhia têm um presente pra você.
Ano passado, as ações da empresa foram recomendadas internamente aos assinantes da casa. Em um período de 12 meses, os preços se multiplicaram em 2,75x.
Pra você ter noção, na época as aplicações de renda fixa estavam pagando apenas 4% ao ano. O retorno que os analistas conseguiram pegar com VALE3 foi de 175%, de març de 2020 até julho de 2021.
Agora, os analistas estudaram profundamente os resultados recentes da empresa e, com base nas melhores técnicas de análise fundamentalista, chegaram ao veredito: é ou não é hora de comprar VALE3?
A resposta está disponível em um relatório gratuito disponibilizado aos leitores do Money Times.
Isso mesmo. Geralmente, esses relatórios com estudos aprofundados só estão disponíveis para assinantes pagantes da empresa.
Mas agora, em uma condição extraordinária, esse relatório específico está disponível gratuitamente (por tempo determinado).
Para baixar o relatório gratuito, é só clicar no botão abaixo.