Conteúdo Empiricus

Eletrobras (ELET6) quer recomprar até 10% das suas ações – saiba se essa é uma oportunidade para investir

06 jan 2023, 13:00 - atualizado em 05 jan 2023, 16:07
Imagem: Shutterstock

A Eletrobras (ELET6) anunciou, na última terça-feira, um programa de recompra de até 10% das ações em circulação. 

O prazo para liquidação das operações com as ações que fazem parte do plano é de 18 meses, contados a partir de 3 de janeiro de 2023 até 2 de julho de 2024.

De acordo com a Eletrobras, “o programa serve para incrementar valor aos acionistas pela aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa, otimizando a alocação de capital da companhia.

E então, é hora de comprar ações ELET6?

A recompra de ações sinaliza oportunidade?

A recompra de ações é positiva para a Eletrobras e os seus acionistas, segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus Research. 

Para ele, “além de ser um montante relevante (10% das ações), a recompra sinaliza que a própria empresa entende que seus papéis estão baratos”. 

Ele também ressalta que o programa mostra disciplina na alocação de capital, pois indica que a gestão só investirá em outros ativos caso eles tenham retornos atrativos. Se não, ela preferirá recomprar as próprias ações pois entende que o retorno para o acionista será mais interessante. 

Porém, o analista alerta que, apesar do programa ser um bom sinal, a Eletrobras ainda está em processo de turnaround, isto é, em recuperação. Por esse motivo, ele acredita que as recompras não deverão acontecer tão cedo.

Em outras palavras, a “arrumação da casa ainda é grande” e a gestão ainda tem muito trabalho a fazer antes de pensar em recomprar as ações.

Além disso, a empresa continua muito ineficiente em comparação aos seus pares

Um dos indicadores que mostra isso é o de funcionários por capacidade instalada. Mesmo tendo feito um enxugamento de pessoal recentemente, a Eletrobras ainda tem cerca de 0,42 empregado/MW, enquanto a Engie Brasil, AES Brasil e Auren Energia têm menos de 0,15 empregado/MW.

É por isso que, antes de decidir comprar ou vender os papéis da Eletrobras, o analista recomenda que você entenda o que está em jogo para a companhia neste momento.

GRATUITO: ANALISTA RESPONDE SE É HORA DE INVESTIR NAS AÇÕES DA ELETROBRAS 

Eletrobras: voo de águia ou de galinha?

A Eletrobras é, em geral, uma ação bem avaliada por analistas. E não é para menos, já que estamos falando da maior geradora e transmissora de energia elétrica do Brasil, um setor naturalmente previsível e resiliente.

Porém, com a privatização, que se deu em 14 de junho de 2022, a atratividade pelas ações da elétrica só cresceu. Afinal, sem as amarras estatais, a empresa finalmente está tendo a chance de se recuperar de anos de prejuízos bilionários.

Acontece que a Eletrobras foi alvo de interferências políticas interessadas na redução de tarifas de energia elétrica. Uma Medida Provisória de 2012, que ficou conhecida como o “11 de setembro do setor elétrico brasileiro”, destruiu as finanças da empresa.

Em troca da renovação antecipada de algumas hidrelétricas, ela aceitou vender energia a preço de custo e teve uma redução de R$ 6 bilhões na receita anual de 2013.

Isso levou a Eletrobras a níveis críticos de endividamento, da ordem de 6 vezes dívida líquida/Ebitda em 2016. Enquanto isso, companhias do setor trabalhavam com um limite de 3 vezes dívida líquida/Ebitda.

Agora, os analistas do mercado esperam que a empresa consiga melhorar resultados e, consequentemente, lucros e dividendos para os acionistas.

Mas como nem tudo são flores, ainda existem desafios para que a elétrica comece a se tornar rentável. No último balanço, a elétrica reverteu o lucro de R$ 965 milhões em um prejuízo de 88 mil reais.

É claro que um trimestre ruim não quer dizer que a privatização foi um mau negócio. Porém, é um sinal de alerta… A empresa precisa conseguir contornar as despesas e provisões para voltar a dar lucro.

O mercado não vai pagar “na frente” pela melhora na operacionalidade. O que vai fazer ele olhar para a Eletrobras e precificá-la melhor serão os resultados nos próximos trimestres, reduzindo a percepção de risco da companhia.

É por isso que eu sugiro que você leia um relatório escrito pelo Ruy antes de tomar uma decisão a respeito das ações da Eletrobras.

Recentemente, ele publicou um relatório no qual revela as suas expectativas para a companhia nos próximos meses e anos. Ele também diz com todas as letras se recomenda ou não a compra dos papéis.

Para acessar o relatório completo, basta clicar no botão abaixo:

GRATUITO: ANALISTA RESPONDE SE É HORA DE INVESTIR NAS AÇÕES DA ELETROBRAS 

Veja a resposta em um relatório gratuito

O relatório escrito pelo Ruy Hungria foi publicado recentemente para os assinantes das carteiras recomendadas da Empiricus Research. Geralmente, apenas quem é assinante tem acesso às recomendações dos analistas da casa.

Mas hoje eu vim lhe contar que você pode saber se é hora de investir nas ações da Eletrobras sem ser assinante e de graça. Isso porque a Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, disponibilizou o relatório para qualquer pessoa interessada, como uma cortesia.

Pode ficar tranquilo: nenhum centavo sequer será cobrado de você. O acesso a esse material é mesmo gratuito.

Portanto, sugiro que você libere o seu acesso ao relatório, veja qual é a recomendação do Ruy para as ações da Eletrobras e então decida se ela faz sentido para o seu patrimônio.

GRATUITO: ANALISTA RESPONDE SE É HORA DE INVESTIR NAS AÇÕES DA ELETROBRAS 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
leticia.camargo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar