Conteúdo EQI

Ela voltou: títulos do Tesouro estão pagando 1% ao mês, mas outra classe da renda fixa pode pagar retornos ainda maiores, isento de IR

17 out 2024, 15:00 - atualizado em 17 out 2024, 14:20
Renda Fixa - copom cdi oportunidade
A renda fixa voltou a pagar 1% ao mês nos títulos do Tesouro, mas o time de produtos da EQI Investimentos estruturou uma oportunidade com retorno estimado de 14% ao ano

A taxa ‘preferida’ dos brasileiros está de volta. Nesta quinta-feira (17) o Tesouro Direto voltou a oferecer títulos prefixados cuja rentabilidade pode chegar ao tão desejado 1% ao mês na renda fixa.

Isso significa que quem comprou hoje títulos prefixados com vencimento em 2027 ou 2031, por exemplo, terá a oportunidade de receber um retorno de 13% ao ano, no vencimento.

É claro que, no caso dos títulos do Tesouro, o investidor precisa considerar que o retorno de 1% ao mês é a rentabilidade bruta. Afinal, esses ativos sofrem descontos de imposto de renda e taxa de custódia. 

Mas, a boa notícia é que os títulos do Tesouro não são os únicos que estão oferecendo retornos acima da Selic, neste momento. 

O time de produtos da EQI Investimentos estruturou uma ótima oportunidade na renda fixa: uma rentabilidade-alvo de 14% ao ano, isenta de IR.

QUERO BUSCAR MAIS DE 1% AO MÊS, ISENTO DE IR

Por que a renda fixa voltou a oferecer prêmios de 1% ao mês? 

Em setembro o Banco Central decidiu dar início a um novo ciclo de aperto monetário. Na última reunião do Copom, os diretores votaram pelo aumento de 25 pontos percentuais na Selic. 

A decisão da autoridade monetária foi motivada pelas preocupações fiscais, a inflação ainda muito próxima da meta e a desancoragem das expectativas por parte do mercado. Esta última levou a uma alta na curva de juros futuros.

Diante de tal combinação ficou claro para o Banco Central a necessidade de elevar a taxa Selic para que a inflação não estourasse a meta. Era esperado que, com a alta da taxa de juros houvesse não só um controle melhor da inflação como também um ajuste nas expectativas do mercado. 

Entretanto, as projeções para a curva de juros continuam subindo. O Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (14) trouxe a expectativa para Selic de 11,75% em 2024 e 11% em 2025 — ante 10,75% na semana passada. Já o IPCA em 2024 passou de 4,38% para 4,39%. 

Ou seja: para o mercado, as incertezas com relação à política fiscal, como também para a alta da inflação, continuam pressionando a curva de juros.

Como consequência, os títulos de renda precisam oferecer prêmios maiores. É por conta da alta da Selic e especialmente da curva de juros que os títulos prefixados do Tesouro voltaram a oferecer rentabilidade bruta de 1% ao mês. 

Mas os títulos públicos não são os únicos que podem oferecer taxas ‘gordas’ aos investidores

Além dos títulos de dívida emitidos pelo governo, existem os títulos privados que costumam pagar prêmios ainda maiores

Acontece que, no Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro ao governo do país, enquanto nos títulos privados o devedor pode ser uma uma empresa privada ou banco, por exemplo. Assim, nesses casos, o mercado entende que há um risco maior e, consequentemente, exige retornos maiores. 

E é aqui que mora uma oportunidade para os investidores dispostos a correr um risco um pouco maior do que o do Tesouro. À medida que os títulos públicos pagam prêmios de 12,72% ao ano, os títulos privados precisam oferecer retornos ainda maiores para chamar atenção do investidor. 

Isso inclusive já está acontecendo. A EQI Investimentos estruturou uma oportunidade exclusiva na renda fixa com rendimento-alvo de 14% ao ano. Ou seja, um retorno superior ao de 1% ao mês.

Além disso, este título conta com mais uma vantagem: isenção de Imposto de Renda. Vale lembrar que no Tesouro Direto o investidor pode ter que pagar de 22,5% a 15% de IR, o que acaba reduzindo a rentabilidade do ativo. 

E você pode ter acesso a essa oportunidade que pode remunerar 14% ao ano. Para isso, basta se inscrever gratuitamente nesta lista de interessados, que o time de especialistas da EQI entrará em contato. 

Mas é importante frisar que, assim como nos títulos públicos, o prêmio oferecido por esse ativo pode mudar. Por isso, se você quer ter a chance de buscar 14% ao ano, precisa fazê-lo enquanto esta taxa é oferecida. 

Então, se você ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre este título que pode pagar mais de 1% ao mês, isento de IR, clique no botão abaixo: 

QUERO SABER COMO BUSCAR MAIS 1% AO MÊS NA RENDA FIXA, ISENTO DE IR

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.