Conteúdo EQI

É preciso ‘cuidado e seletividade’ para investir em crédito privado em 2025, aponta a EQI Investimentos; veja recomendações

19 jan 2025, 10:00 - atualizado em 17 jan 2025, 17:50
Renda Fixa - copom cdi oportunidade
A EQI Investimentos aponta que os títulos de crédito privado podem oferecer boas oportunidades aos investidores em 2025, mas é preciso estar atento aos riscos desta classe

Com a expectativa de juros em até 15% ao ano em 2025, circula no mercado a ideia de que esse será o ano da renda fixa. Nesse contexto, os investidores podem encontrar diversas oportunidades nesta classe de ativos. 

E uma categoria que chama muita atenção é a de crédito privado. Isso porque esses ativos costumam remunerar a uma taxa superior aos títulos do Tesouro Direto

Para se ter uma ideia, é possível encontrar títulos oferecendo retornos de 14% ao ano e rentabilidade real acima de 10% a.a. Assim, a estratégia de muitos investidores para este ano é simplesmente comprar esses títulos da renda fixa e esperar a “mágica” dos juros compostos acontecer. 

Entretanto, os especialistas da EQI Investimentos apontam que é preciso “cuidado e seletividade, na escolha dos papéis que irão compor a carteira”. 

O que o investidor precisa saber para investir em crédito privado em 2025?

Os títulos de crédito privado são dívidas emitidas por bancos ou empresas. Esses ativos remuneram os investidores com base em indexadores como o CDI e o IPCA. E nesse momento de juros altos, eles podem ser uma baita oportunidade para buscar retornos acima da Selic

Contudo, existe um motivo para que o retorno dos títulos de crédito privado seja maior que o Tesouro Direto, que é o risco do emissor

Nos títulos públicos o investidor é credor da União, o que significa que as chances do país não pagar a dívida são baixíssimas. Por outro lado, quando um devedor é uma empresa ou banco, o risco dela não honrar aquele compromisso é maior. 

É por esse motivo que os títulos de crédito privado oferecem um prêmio em relação aos títulos públicos. Isto é, eles costumam pagar uma taxa de juros superior às taxas pagas pelo Tesouro Direto, para incentivar o investidor a emprestar o dinheiro.

Segundo os especialistas da EQI Investimentos, um dos principais riscos dessa categoria em 2025 é que alguns títulos não estão remunerando adequadamente diante do risco que carregam

Assim, além do retorno oferecido, o investidor que deseja incluir essa categoria de ativos na carteira precisa analisar os balanços financeiros do emissor e entender como está a saúde da empresa, bem como sua capacidade de pagamento.

Como incluir títulos de crédito privado na carteira em 2025?

Seja em títulos de crédito privado ou qualquer outra categoria de investimentos, os especialistas da EQI apontam que “a disciplina e a atenção ao perfil de risco de cada investidor são fundamentais para enfrentar os desafios econômicos que se apresentam em 2025.”

Pensando nisso, eles prepararam um guia gratuito. Neste material você encontra tudo o que precisa saber para investir em crédito privado, na renda fixa em geral e em outras categorias.

Além disso, nesse material você encontra recomendações de alocação por perfil de investidor. 

Pode ficar tranquilo, pois o acesso é gratuito mesmo e em nenhum momento você terá que pagar por esse conteúdo. Para acessar o guia é muito simples, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: 

 QUERO SABER COMO INVESTIR EM CRÉDITO PRIVADO EM 2025

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar