Conteúdo BTG

Desvalorização de 15% do real em comparação ao dólar em 2024 pode ser gatilho para essas 4 ações, aponta BTG Pactual

21 jul 2024, 10:00 - atualizado em 19 jul 2024, 10:38
Analistas do BTG Pactual apontam que diante de um real “fraco” o investidor deve proteger a carteira apostando em ações que ganham com a alta do dólar (Imagem: joaogbjunior/Pixabay)

O real encerrou o primeiro semestre de 2024 com uma desvalorização de 15,25% em relação ao dólar. O desempenho da moeda é o pior na comparação com os pares da América Latina. 

A piora no câmbio gera preocupação, pois significa um risco de aumento da inflação e queda do poder de compra da moeda, além de ter impacto direto na Bolsa brasileira. 

Para se ter uma ideia, o Ibovespa em dólares já acumula uma queda de 19,5% no ano. Nesse cenário, muitos investidores podem pensar em abandonar a bolsa. 

Contudo, os analistas BTG Pactual, apontam que a desvalorização do real em relação ao dólar também oferece algumas oportunidades para os investidores. 

Recentemente, o maior banco de investimentos da América Latina publicou um relatório com a recomendação de ações que podem ganhar com o real ‘fraco’. 

Enquanto o real despencou esta ação valorizou 12,52%

Só no mês de junho o real desvalorizou 6,6% em relação ao dólar. Segundo os analistas do BTG Pactual, essa queda da moeda brasileira se deve a uma “crise de confiança fiscal e monetária”.

De lado fiscal a coisa começou a se deteriorar em abril, com as mudanças nas metas para 2025/26. Em seguida, o Congresso se mostrou relutante em aprovar o aumento de impostos e junto com as falas do presidente Lula rejeitando a possibilidade de cortar gastos, acabaram inviabilizando ainda mais o arcabouço

Já na questão monetária, a divisão do Copom na reunião de maio acendeu o alerta dos mercados para a possibilidade de uma política monetária mais leniente com o governo a partir do próximo ano. 

Na visão do analistas do BTG “se a crise de confiança não for resolvida rapidamente, um real ‘mais fraco por mais tempo’ poderá pressionar a inflação e forçar o Banco Central a manter a taxa Selic em um nível elevado”. O que também pode significar que a volatilidade da Bolsa vai continuar alta.

Algumas medidas já estão sendo tomadas nesse sentido…

No dia 03/07, a equipe econômica anunciou um corte de R$ 25 bilhões nas despesas públicas. 

A redução das despesas já é um bom sinal, mas ainda é cedo para “baixar a guarda”. Por isso, os analistas do banco apontam que o investidor deve adicionar uma camada extra de proteção às carteiras. Assim, umas das estratégias é apostar em ações que ganham com a queda do real. 

Embora a desvalorização do real seja algo ruim para a economia brasileira, empresas exportadoras, do setor de commodities podem se beneficiar da queda da moeda brasileira.

Acontece que, essas empresas têm boa parte da sua renda em dólar e despesas em reais. Segundo os analistas essa dinâmica pode aumentar o retorno dessas companhias e impulsionar as suas ações na bolsa diante da piora do câmbio. 

Esse foi um dos motivos que levou o BTG Pactual a recomendar as ações da JBS. Em junho, enquanto o real desvalorizou 6,6%, o papel apresentou alta de 12,52%

JBS (JBSS3) e outras 9 ações para comprar agora

Os analistas do BTG explicam que neste momento as ações da JBS (JBSS3) podem se beneficiar tanto da variação cambial quanto dos “dos ciclos positivos de aves e suínos nos EUA”. 

Mas ele não é a única que tem potencial para valorizar com a queda do real. Na carteira com as 10 ações para investir agora os analistas recomendaram outras 3 ações que ganham com a piora do câmbio. Entre as indicações estão: 

  • Uma ação do setor de utilities que pode valorizar 44%;
  • Empresa com 80% das vendas em dólares e com um dividend yield de 16,99% para 2024. 

E você pode ter acesso a carteira completa de forma 100% gratuita. O BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, está oferecendo como cortesia o acesso à carteira com as 10 ações para investir agora

Para conhecer a tese completa e as recomendações é muito simples, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. 

Pode ficar tranquilo, pois o acesso a este material é gratuito e em nenhum momento você será cobrado por isso. 

Então, se ficou interessado em conhecer as 4 ações que ganham com o real fraco e mais 6 ativos para buscar retornos agora, faça o seu cadastro gratuito:

QUERO CONHEÇER AS AÇÕES QUE PODEM GANHAR COM O REAL ‘FRACO’

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.