Conteúdo Market Makers

‘Demora, mas o mercado brasileiro dá oportunidades’: confira a cobertura do terceiro painel do Small Caps Masters 2024

27 set 2024, 9:00 - atualizado em 26 set 2024, 17:45
small caps market makers 4um investimentos
Evento realizado pelo Market Makers discute oportunidades e desafios para o mercado de small caps (Imagem: Reprodução/Market Makers)

A edição de 2024 do Small Caps Masters, evento realizado pelo Market Makers, entrevistou três grandes nomes do mercado brasileiro na terça-feira (24): 

  • Welliam Wang, da AZ Quest;
  • Werner Roger, da Trígono; e
  • Giuliano Dedini, da 4UM Investimentos.

O evento completo já está disponível online (clique aqui para assistir na íntegra), e teve como objetivo discutir as oportunidades e desafios no mercado de small caps, ao longo dos 3 painéis de conversas com gestores que conhecem a fundo o tema.

A seguir, você confere os melhores momentos da conversa com Giuliano Dedini, gestor do fundo 4UM Small Caps FIA, que entregou 460% de retorno contra 335% do CDI, 108% do Ibovespa e 144% do índice Small Caps nos últimos 16 anos*.

Seguindo os passos do ‘Mago de Omaha’

Dedini abriu a conversa falando sobre as origens de sua gestora, a 4UM Investimentos. Nascida dentro de um banco, com o objetivo de fazer a gestão dos recursos próprios de alguns sócios, a 4UM atua em Curitiba, fora do eixo Rio-São Paulo.

O que, para alguns, pode parecer uma desvantagem, é entendido como um ponto positivo para Dedini. “A distância é boa para evitar ruído”, afirma o gestor, salientando ainda que o investimento em small caps requer pensamento fora da caixa.

Por isso, faz sentido se distanciar dos pólos financeiros do país, “evitar um pouco estar dentro daquele mesmo ambiente, que está todo mundo comprando as mesmas ‘ações da moda’, às vezes”, comenta Dedini.

Thiago Salomão, um dos anfitriões do painel, lembra que a situação se assemelha a um dos maiores cases de sucesso do mercado financeiro mundial – Warren Buffett, também criou seu sucesso longe do grande centro financeiro de Wall Street.

E a “fórmula” que deu certo para o Mago de Omaha também parece estar funcionando para Giuliano Dedini – atualmente, a 4UM é uma das maiores gestoras independentes do Sul do país.

“Eu posso passar o dia sem ver um preço de uma ação com muita tranquilidade”

Outro ponto de encontro entre a filosofia da 4UM e o posicionamento da Berkshire Hathaway, gestora de Warren Buffett, é o pensamento a longo prazo.

Dedini conta que muito do DNA da 4UM é focado na gestão de capital proprietário e fundos de previdência, com foco na pessoa jurídica – ou seja, investimentos que são naturalmente mais “demorados”

“Eu posso passar o dia sem ver um preço de uma ação com muita tranquilidade. A gente gosta de comprar bons negócios que a longo prazo vão nos dar bons retornos“, comenta o gestor. 

Daí a importância de investir em small caps, diz Dedini. “É onde a gente acredita que tem mais oportunidade de bons negócios a preços baratos”. Afinal de contas, faz sentido que as grandes barganhas estejam em mercados mais desconhecidos, como é o caso das small caps. 

“Demora, mas o mercado brasileiro dá oportunidades”

Dedini também destaca a importância de estar pronto para capturar boas oportunidades de lucro. Atualmente, o fundo de small caps da 4UM busca manter de 6 a 10 nomes na carteira, além de um valor entre 10% e 30% do patrimônio líquido em caixa.

“A gente mantém liquidez para basicamente ajudar em um inesperado resgate, e isso também nos prepara para em algum momento comprar mais papéis. O mercado brasileiro dá oportunidades. Demora, mas às vezes são oportunidades tremendas”, diz Dedini.

Sensibilidade para detectar as oportunidades

A conversa tocou também em um ponto importante: O que caracteriza uma boa empresa para se investir?

Dedini enumerou alguns pontos: uma boa empresa deve ser rentável, ter um corpo executivo de confiança e vantagens competitivas para se preparar para dificuldades.

O gestor também recomenda olhar para o lucro corrente com parcimônia – nem sempre resultados ruins significam que não vale a pena investir em uma companhia. É preciso ter sensibilidade para analisar a situação e “identificar o que é uma boa empresa e identificar quando é um bom momento”, nas palavras de Dedini.

“[É preciso fazer] pesquisa o suficiente para poder ver a ‘parede quebrada’ e entender que faz parte de um investimento, de um capex. Às vezes você olha quatro números e fala: o lucro caiu, ebitda subiu, faturamento x… e já tira uma conclusão: essa empresa está indo bem. E, honestamente, hoje em dia isso até um robô faz né?”, comenta o gestor.

Desbloqueie seu acesso ao painel na íntegra

Essa cobertura deu um “gostinho” do que foi a conversa entre Thiago Salomão, Matheus Soares e Giuliano Dedini – mas os insights não param por aqui.

Mesmo que você não tenha pegado seu ingresso para assistir ao painel ao vivo, você ainda pode conferir a gravação deste e dos outros painéis na íntegra.

Basta clicar no link abaixo e preencher seus dados para desbloquear o acesso ao evento completo:

DESTRAVE SEU ACESSO AO SMALL CAPS MASTERS 2024

*(última atualização: 07/09/2024)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
fernanda.lopes@empiricus.com.br
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar