Criptomoedas: ‘torneira pingando’ da China frustrou Bitcoin? Veja se é hora de comprar ou vender
Desde que o governo chinês anunciou um pacote de estímulos monetários, a expectativa é grande entre os investidores da renda variável – entre eles, os investidores de criptomoedas.
As medidas, anunciadas em 24 de setembro, incluíram redução na taxa de juros do país e incentivos ao setor imobiliário, visando a revitalização da economia chinesa, estimulando consumo e investimento.
Desde então, o mercado espera o anúncio de medidas fiscais mais robustas – e quando o governo chinês divulgou uma coletiva de imprensa na terça-feira (8), investidores ao redor do mundo se alegraram…
“Compra que a torneira vai abrir”, chegou a orientar Valter Rebelo, head do departamento de criptoativos da Empiricus Research, em postagem na sua conta do Instagram.
Mas o anúncio veio aquém do desejado. O governo chinês não anunciou medidas fiscais mais robustas, frustrando o mercado.
Então, com a torneira da China “pingando”, quais são as expectativas para o mercado de criptomoedas?
Liquidez é a peça-chave para desbloquear valorizações no mercado de criptoativos
O foco do anúncio foi a antecipação de 100 bilhões de yuans (R$ 77,9 bilhões) do orçamento para investimentos do ano que vem e outro montante equivalente para projetos de construção.
O chefe da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC) do país, Zheng Shanjie, também reafirmou a confiança do país em atingir sua meta de crescimento.
Mas por que essas decisões decepcionaram os investidores de criptomoedas?
Para entender isso, basta lembrar que a expectativa era de que a China anunciasse novas medidas, principalmente de cunho fiscal (ou seja, o governo atuando para estimular o consumo das famílias).
Esse tipo de medida ampliaria o consumo, e atuaria positivamente em um ponto que é crucial para desbloquear valorizações no mercado de criptomoedas – a liquidez.
Uma liquidez maior significa mais dinheiro circulando, o que, historicamente, é positivo para o mercado de criptoativos, segundo Valter Rebelo.
“Existem vários estudos que mostram essa relação entre o Bitcoin e liquidez de mercado, que é a quantidade de dinheiro que existe no sistema”, afirmou o especialista em entrevista ao programa Onde Investir, no Youtube do portal Seu Dinheiro, no começo do mês.
Mas não se engane: mesmo com o pacote “modesto” anunciado pelo governo chinês, Valter afirma que as perspectivas ainda são positivas para o mercado cripto. Nas palavras do especialista:
“A torneira vai abrir eventualmente sim; só não foi nesse anúncio. A liquidez vai seguir aumentando, os próprios cortes de juros do Fed implicam nisso. Grande parte dos Bancos Centrais já estão em ciclo de flexibilização.”
Qual a próxima grande aposta do mercado de criptomoedas? Especialista vai a Hong Kong descobrir
Ou seja, Valter acredita que quem investir em cripto agora pode capturar valorizações interessantes, acompanhando o aumento de liquidez dos mercados.
Mas o que muita gente não sabe é que não basta investir em Bitcoin para ganhar dinheiro “de verdade” com esse movimento.
É claro que é necessário ter BTC na carteira. Mas não tem como negar que o Bitcoin já ficou “grande demais”, e é bem improvável que ele passe por novas valorizações exponenciais.
É por isso que a recomendação de Valter Rebelo é dedicar uma parcela do seu portfólio a criptomoedas menores, com bastante espaço para crescer e colocar verdadeiras boladas no bolso dos investidores.
O especialista detectou uma moeda que se encaixa nesses requisitos, e mais – Valter acredita que essa cripto tem potencial para ser a nova AXS.
Caso você não se lembre, a AXS (ou Axie Infinity) é uma criptomoeda que foi recomendada pela equipe de análise de criptoativos da Empiricus Research em janeiro de 2021*.
Em apenas 10 meses, a moeda saltou 30.524%. Ou seja, bastou investir R$ 3.500 para se tornar milionário.
Agora, Valter está apostando em outra altcoin com potencial de passar por valorizações parecidas. E para não ter erro, o especialista vai até Hong Kong saber mais sobre o projeto.
Valter é um dos palestrantes do ChainLink SmartCon, um evento anual promovido pela ChainLink para tratar do mercado de criptoativos
Lá, cercado pelos maiores nomes do mercado de criptomoedas, ele espera apurar informações sobre este e outros projetos capazes de fazer novos criptomilionários.
O especialista vai fazer uma transmissão direto de Hong Kong para comentar seus achados, e você pode assistir gratuitamente.
Basta clicar no link abaixo e preencher seus dados para ingressar na lista de interessados. Você será avisado antes da transmissão começar.
[GRATUITO] QUERO ASSISTIR À TRANSMISSÃO E SABER MAIS SOBRE A ‘NOVA AXS’
*Relatório: “O token que dá jogo”, publicado em janeiro de 2021 pela Empiricus Research.