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Conheça a fábrica de inovações do C6 Bank

21 mar 2022, 14:35 - atualizado em 22 mar 2022, 17:59
fábrica de inovações c6bank
Em pouco mais de dois anos de operação, banco conseguiu lançar mais de três dezenas de produtos e conquistar 15 milhões de clientes. Receita de sucesso inclui agilidade, valorização do usuário e um jeito único de trabalhar (Imagem: C6 Bank/Divulgação)

O C6 Bank já passou a marca de 15 milhões de clientes. O número, conquistado em menos de três anos de operação, chama a atenção no mercado — mas não só ele. 

O banco ergueu nesse período um portfólio de mais de 30 produtos e serviços, como conta corrente gratuita, transferências e saques grátis, cartão, tag de pedágio, loja virtual com 60 mil itens à venda, plataforma de investimentos, conta internacional em dólar e euro… A lista, que segue em crescimento, torna o banco a instituição financeira digital que mais rapidamente construiu uma prateleira tão completa no Brasil. 

O sinal da capacidade do banco em caminhar a passos largos apareceu já na criação dos primeiros produtos. O cartão de crédito C6 Carbon levou apenas 80 dias para virar realidade, do momento em que o acordo foi fechado com a bandeira até a primeira transação do primeiro usuário. 

“Foi um período de desenvolvimento recorde para esse tipo de produto no mercado”, diz Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank. 

O mesmo ocorreu com a tag de pedágio (C6 Tag), os CDBs e outros itens. No dia em que o app entrou no ar, já eram seis produtos à disposição do cliente.

A recepção do público externo também veio em ritmo acelerado. Do lançamento oficial do banco, em agosto de 2019, ao último dia de dezembro daquele ano, o banco abriu 1 milhão de contas. Segundo levantamento da McKinsey, o C6 Bank foi o banco digital que mais rapidamente alcançou essa marca no Brasil. 

Outro estudo, do UBS Evidence Lab, mostrou, da mesma forma, que a instituição foi a líder isolada em expansão de clientes no setor bancário em 2020, com crescimento de 48% entre o terceiro e o segundo trimestres. Por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022, o C6 Bank foi eleito o melhor banco sem agências físicas no Brasil no Prêmio Canaltech.

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Para entender o avanço, basta olhar para o modo ousado de trabalhar e se posicionar no mercado. A instituição escolheu, já em sua fundação, em 2018, ser um banco completo, e não uma fintech. O propósito que o banco definiu para si foi o de transformar a experiência que as pessoas têm com serviços financeiros. A prateleira, portanto, tinha que ser extensa.

Mas isso não bastava. Além de completo, o banco precisava resolver as dores dos brasileiros, cansados das altas taxas cobradas pelas instituições tradicionais, da falta de transparência e da dificuldade em usar os serviços financeiros —muitas vezes dispersos em vários aplicativos. 

“Naquele momento, entendemos que, com um modelo digital (sem agências físicas) e com um time talentoso, conseguiríamos ofertar, de maneira clara e em um só app, um portfólio composto por serviços básicos gratuitos e também por produtos sofisticados”, diz Gutierrez. 

O C6 Bank foi o primeiro banco do país a oferecer tag de pedágio de forma totalmente grátis para pessoa física — benefício recentemente estendido a pessoa jurídica — e o primeiro a oferecer conta internacional em euro no varejo bancário brasileiro, tipo de produto geralmente disponível apenas no private banking. 

Depois, com a Conta Global de Investimentos, tornou-se uma das poucas instituições digitais a dar ao cliente a possibilidade de aplicar em fundos estrangeiros consagrados de forma simples e rápida. E tudo isso disponível no mesmo aplicativo. 

“Falamos aqui de uma inovação na forma de construir os produtos e na forma de entregá-los ao cliente, no menor dos detalhes”, diz Paulo Pituba, cohead de tecnologia e produtos do C6 Bank. “Aliás, o primeiro contato do usuário com o aplicativo, na hora de abrir a conta, já dá a dimensão disso.”

A experiência de abertura de conta do C6 Bank foi reconhecida, por dois anos seguidos, como a melhor entre as instituições financeiras digitais do país, segundo levantamento da idwall. Entre os critérios considerados no levantamento estavam o tempo para aprovação do cadastro, ferramentas (validação documental e biométrica), nível de burocracia, experiência do usuário e interesse em permanecer como cliente da instituição.  

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O jeito C6 Bank de trabalhar

A construção de produtos no banco segue a lógica dos squads, times interdisciplinares que se organizam por trabalhos específicos e ficam responsáveis por acompanhar de perto a evolução de um produto. A prática, comum entre empresas de base tecnológica, está presente no banco desde os primeiros dias e também ajuda a explicar como o banco alcançou um portfólio recheado de produtos num espaço de tempo tão curto.

Os squads do banco se concentram primeiro no MVP (Minimum Viable Product), a versão com os requisitos mínimos para colocar o produto de pé. Se o modelo se prova bem-sucedido, o time parte para o acabamento, que depois vai recebendo constantes incrementos periódicos. “A gente se atém ao principal para cada solução estar no ar, e isso é matador para estar sempre na vanguarda do mercado”, diz Yara Areas, head de core products engineering do C6 Bank.

O banco atualiza o app, a fim de inserir novos itens ou melhorias, a cada 15 dias, método incomum entre instituições financeiras. Depois de um sprint (período de desenvolvimento de um produto ou serviço), o banco define as tarefas do sprint seguinte e reflete sobre os acertos e erros.

Além disso, toda criação é testada antes de ir ao ar, tanto do ponto de vista da usabilidade quanto da qualidade e da segurança. Na área de Human Experience (HX), que se encarrega da melhor jornada do usuário possível, o time desenhou, por exemplo, mais de 2,5 mil telas e ouviu mais de 23 mil pessoas em testes conduzidos virtualmente em 2021. E os próprios funcionários do banco também ajudam a verificar a qualidade do aplicativo.  

“Formamos um grupo interno, batizado de Guardiões do App, em que funcionários reportam, voluntariamente, qualquer tipo de bug ou dificuldade de uso do app”, diz Daniela Vieira, head de qualidade do C6 Bank. “É uma colaboração bacana de se ver. São pessoas de áreas completamente diferentes olhando para o app com um olhar crítico. Nosso envolvimento com o aplicativo é para valer.”

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