Como encontrar boas oportunidades na Bolsa?
Em tempos de Selic baixa, desafio do investidor é encontrar boas oportunidades em renda variável para obter melhores ganhos. Contudo, existem pessoas que ainda acreditam que investir na Bolsa de Valores é como um jogo de azar – o que não é verdade.
E há também quem se oriente a partir da máxima de “comprar na baixa e vender na alta” e quem investe a partir das escolhas de outros investidores.
Mas o fato é que a maioria das pessoas que desejam investir em renda variável buscam descobrir como encontrar boas oportunidades na Bolsa. Afinal, como fazer boas escolhas e obter bons resultados no mercado de ações?
Infelizmente, não existe mapa da mina que nos mostra o passo a passo para termos sucesso absoluto nesse mercado. Ainda, lamentavelmente, existe muita informação equivocada na internet – que pode fazer com que um investidor mais inexperiente se frustre.
Contudo, existem algumas boas práticas que podem lhe ajudar a ter sucesso na bolsa. Confira algumas delas a seguir.
1. Mudança de mindset
Para começar, é importante ter em mente que Bolsa de Valores é um ambiente no qual são negociados títulos emitidos por empresas.
No âmbito de bolsa, existe um indicador das ações mais negociados na bolsa brasileira B3), denominado Índice Bovespa (Ibovespa). Trata-se de uma carteira teórica que reúne os papéis com maior volume de negociação no mercado nacional, e que serve como parâmetro para o mercado nacional e internacional.
Por isso, quando há ruídos no mercado – interno ou externo, seja de qual natureza for, é bastante normal que este indicador oscile. Esta oscilação, portanto, é bastante frequente e faz parte do mercado de renda variável.
Entretanto, para encontrar boas oportunidades na bolsa, todo investidor precisa compreender que, quem investe em ações está investindo em uma empresa, e toda empresa tem um valor intrínseco – que, normalmente, não tem qualquer relação com cenários macro internos ou externos.
2. Conheça a empresa que você quer investir
Entendido que investimento em ações é o mesmo que investimento em empresas – independente de cenários, existe toda uma base teórica que o investidor deve seguir para encontrar boas oportunidades na Bolsa, como já comentei acima.
Comprar ações não é um ato aleatório e, menos ainda, algo impulsivo. Não é porque as ações de uma empresa estão subindo muito que elas serão lucrativas. Da mesma maneira, não é porque uma empresa está em recuperação judicial que suas ações estão fadadas ao fracasso.
Depois de mudar o mindset, o segundo passo para identificar oportunidades na Bolsa é estudar sobre a empresa e o mercado que ela opera.
Analise, por exemplo, o histórico da companhia, seus valores, como ela está posicionada em relação aos concorrentes. Conheça os diferenciais de seus produtos/serviços/atendimento, como tem sido seu crescimento, quanto teve de lucro nos últimos anos, a geração do seu fluxo de caixa, quais são suas dívidas, entre outros dados.
Em suma, procurar oportunidades na Bolsa é analisar a empresa que você pensa em investir e os riscos que ela pode lhe oferecer.
3. Analise o risco
Para encontrar oportunidades na Bolsa, temos que conhecer as empresas. Isso significa analisar também seus riscos – sendo que, neste caso, o risco se relaciona com a atividade operacional propriamente dita.
Dentre os riscos, podemos citar:
- Probabilidade de aparecer um concorrente mais forte
- Aparecer um produto substituto
- Problemas gerenciais
- Dificuldades de arcar com suas dívidas
Além dos fundamentos, portanto, uma boa análise dos riscos deve ser realizada pelo investidor que deseja encontrar boas oportunidades na Bolsa de Valores.
O segredo para encontrar boas oportunidades
Não existe um guia prático que garanta boas oportunidades na Bolsa. Investir em renda variável é entender que existem riscos e, acima de tudo, oscilações.
Entretanto, no caso das ações, o ponto principal para identificar boas oportunidades é saber que, ao investir em uma ação, o investidor está comprando uma fração da empresa. Logo, a primeira avaliação que deve ser feita é justamente com relação à companhia em si.
Então, estude a empresa na qual você tenha interesse, conheça seu valor de mercado e analise o preço da ação. Somente a partir de uma análise sólida você conseguirá, de fato, encontrar boas oportunidades na bolsa e formar uma boa carteira de ações.