‘Chuva de Cifrões’: 2024 pode ter os maiores dividendos da história da B3 – veja quais ações comprar, segundo a EQI
A estratégia de investir em ações com foco em dividendos é uma das preferidas dos investidores da bolsa. E, se você pensa que essa estratégia “minguou” com a alta da Selic, anunciada pelo Banco Central no mês de setembro, está muito enganado.
Enquanto os juros altos balançam o Ibovespa, que apresentou queda de mais de 3% em setembro, as empresas brasileiras estão se consolidando em patamares superiores de distribuição de lucros aos seus acionistas.
Segundo o estudo encomendado pela AGF, plataforma de investimentos fundada por Louise Barsi, e divulgado pelo Valor Investe, a rentabilidade das maiores distribuidoras de dividendos da bolsa disparou em meados de 2022 e tem mantido os níveis desde então.
Entre janeiro e junho, excluindo as ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), as empresas listadas em bolsa distribuíram R$ 77,94 bilhões em dividendos. O que representa uma alta de 22,9% ante os R$ 63,43 bilhões pagos no 1º semestre de 2023.
As ações da Petrobras e da Vale são excluídas da análise por serem as duas maiores distribuidoras de dividendos da B3 e, por isso, qualquer mudança em sua política distorce os números e dificulta a compreensão de uma tendência geral.
Mas isso significa que vale a pena focar em ações pagadoras de dividendos enquanto o Copom planeja novas altas da taxa básica de juros?
A preocupação é compreensível uma vez que, em razão dos juros altos, a dívida corporativa cresce, enxuga a oferta de crédito do mercado e, com isso, impacta a demanda. Ou seja, aumenta as despesas das empresas e pode reduzir as receitas, que acabam com lucros pressionados e, assim, diminuem os dividendos pagos aos acionistas.
No entanto, o estudo defende que, embora a Selic esteja em trajetória de alta, investir em empresas com foco em dividendos ainda pode render bons frutos nos próximos meses já que, sazonalmente, o 2º semestre concentra pagamentos de proventos.
O cenário atual ainda leva a investidora a acreditar que os dividendos pagos em 2024 possam ser os maiores já registrados na história das empresas listadas na B3.
Agora, diante da possibilidade de que o 2º semestre reserve um grande pagamento de dividendos aos acionistas, quais ações comprar para se beneficiar desse movimento?
A EQI Research se debruçou sobre as ações listadas em bolsa e selecionou o que alguns analistas vêm chamando de “Chuva de Cifrões”. Ou seja, uma seleção das ações com o maior potencial de pagamento de dividendos do momento.
E, a seguir, você pode conferir como ter acesso a todas essas indicações de maneira gratuita, como cortesia da casa de análise.
GRATUITO: CONFIRA QUAIS SÃO AS AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA DIVIDENDOS AGORA, SEGUNDO A EQI RESEARCH
ITUB4, TRPL4, BBSE3 e +5 para investir com foco em proventos, segundo a EQI Research
Apesar do mês de setembro mais difícil, a EQI Research também está construtiva com relação a sua carteira recomendada de dividendos:
“Estamos mantendo intacta a nossa carteira de ações pagadoras de dividendos, pois vemos seus fundamentos financeiros preservados. Apesar da volatilidade nos preços das ações, a capacidade de geração de caixa para o acionista de cada história individual está preservada”, afirmou a casa de análise em um relatório recente.
Na seleção, estão papéis de empresas de diferentes setores de atuação da economia, mas que são reconhecidos por serem os principais pagadores de dividendos da bolsa, graças à previsibilidade de resultados e forte geração de caixa que oferecem.
Entre as ações selecionadas, estão papéis como Itaú (ITUB4), que é visto como um “porto seguro” pela casa de análise, sendo um dos negócios mais tradicionais e rentáveis do Brasil. “Soube navegar em águas turbulentas recentemente”, constatou o relatório.
Além dele, as ações da Isa Cteep (TRPL4) também foram contempladas na seleção. Na visão da EQI Research, trata-se de uma “líder no setor de transmissão de energia, com uma participação de aproximadamente 30% no Brasil”.
Mas é claro que essas são apenas algumas das recomendações da EQI. Ao todo, a casa selecionou 8 ações boas pagadoras de dividendos para a carteira de “Chuva de Cifrões”.
As ações escolhidas carregam potencial de lucros em duas frentes. Isso porque, para além do potencial pagamento de dividendos, elas também estão em momentos de compra atrativos e podem valorizar na bolsa.
Há papéis com potencial de pagamento de dividendos de até 14,2%. Enquanto outros podem valorizar até 56% na bolsa, segundo a projeção da EQI.
E agora você pode ter acesso a todas essas recomendações de maneira gratuita.
GRATUITO: CONFIRA QUAIS SÃO AS AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA DIVIDENDOS AGORA, SEGUNDO A EQI RESEARCH
Carteira gratuita: veja os papéis mais promissores para potencializar sua renda passiva
Com o objetivo de ajudar investidores a tomarem as melhores decisões pelos seus patrimônios, a EQI Research acaba de disponibilizar dois materiais gratuitos:
- O e-book “Melhores Dividendos”, para auxiliá-lo a escolher as melhores ações para investir com foco em dividendos na bolsa brasileira;
- A carteira “Chuva de Cifrões”, que traz a recomendação de 8 ações para comprar agora e buscar lucros com dividendos e com a valorização na bolsa.
Ambos os materiais estão disponíveis de maneira totalmente gratuita, como cortesia da EQI, e você pode acessá-los neste link (clique aqui para liberar seu acesso). Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para acessá-los.
Portanto, se ter acesso a materiais de qualidade e elaborados por uma equipe qualificada faz sentido para você, sugiro que libere o seu acesso gratuito. Você não paga nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com as informações que irá encontrar: