Carteira recomendada: com expectativa de melhora na economia brasileira, analista seleciona 25 ações baratas e com potencial de ‘surfar’ o fim do ciclo de alta da Selic
R$ 1,5 trilhão. Esse foi o número que as empresas brasileiras perderam em valor de mercado nos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pela B3. A quantia equivale a mais de 17% do PIB brasileiro e representa a fuga dos investidores da bolsa brasileira.
O cenário macroeconômico não está muito convidativo para investir em ações. De agosto de 2021 até agora, o Ibovespa – principal índice de ações da bolsa brasileira – despencou 16%.
Alguns dos principais motivos para essa queda é a instabilidade econômica na qual o mundo todo está inserido. Os efeitos da pandemia, da guerra na Ucrânia e dos lockdowns na China têm se manifestado através da inflação desenfreada em diversos países.
Nem mesmo as principais potências mundiais conseguiram escapar das instabilidades econômicas. Os Estados Unidos, por exemplo, estão tendo que lidar com a maior inflação dos últimos 40 anos.
E o Brasil também segue o mesmo cenário. Os brasileiros estão sofrendo com a alta expressiva dos preços, visto que o IPCA acumulado dos últimos 12 meses está no patamar de 11,89%.
Como tentativa de controlar a inflação, os bancos centrais aumentam os juros, e esse movimento faz com que a renda fixa se torne mais atrativa em detrimento da renda variável, como ações e fundos de investimentos, que embutem mais risco.
Está aí uma das principais razões para não só as brasileiras, mas as ações de empresas do mundo todo estarem despencando. O Dow Jones Index, dos EUA, acumula queda de -5,5% desde o ano passado; o DAX, da Alemanha, caiu -13,4% e o CAC 40, da França, desvalorizou -3,5%.
Mas, embora o contexto econômico esteja desanimador na maioria dos países, o mercado tem a expectativa de melhora nos próximos meses, pelo menos no Brasil.
Os investidores esperam o fim do ciclo de alta da Selic, fazendo com que a inflação fique controlada até o fim do ano e o PIB brasileiro volte a crescer.
Esses três fatores podem ser decisivos para uma possível retomada das ações e são uma boa notícia para o investidor.
Portanto, será que agora é um bom momento de entrada para quem quer aproveitar para comprar ações de empresas muito baratas?
Felipe Miranda, analista e CEO da maior casa de análise financeira independente do país, a Empiricus, defende que a bolsa brasileira está muito atrativa. Mas isso não significa que qualquer ação valha a pena. É necessário fazer uma análise aprofundada para identificar boas oportunidades.
Por isso, ele selecionou 25 ações que valem a pena investir nesse momento e ter a chance de embolsar lucros fora da curva em uma possível alta do mercado.
Mas para aproveitar esse contexto, é importante entender sobre o que mudou no cenário econômico para ter uma posição otimista sobre a bolsa de valores.
Expectativa de controle da inflação e aumento do PIB: é hora de comprar ações?
O último Boletim Focus, divulgado na última segunda-feira (1), mostra que o mercado reduziu para 7,15% a projeção para a inflação em 2022, além de um aumento de 1,97% para o PIB.
Os números demonstram que os investidores estão mais positivos em relação ao cenário econômico atual. Alguns economistas, inclusive, já têm a expectativa de que o Brasil passe por uma deflação nos próximos meses. Ou seja, a diminuição dos preços.
Outro fator que mostra que o contexto macroeconômico brasileiro pode melhorar nos próximos meses é a expectativa da taxa de juros. Ainda de acordo com o relatório Focus, é esperado que a Selic termine o ano de 2022 em 13,75% ao ano e, em 2023, chegue a 11%.
Com esses números em mente e a expectativa de uma economia mais estável, é provável que os investidores voltem a ter apetite a risco e deem atenção ao mercado acionário brasileiro.
Esse movimento já começou a ocorrer desde junho. Após dois meses consecutivos de retirada de recursos estrangeiros da bolsa, os acionistas gringos voltaram a aplicar dinheiro nas empresas brasileiras:
A recuperação do otimismo na bolsa também pôde ser conferida em julho, com a valorização do Ibovespa. No mês passado, o índice teve uma alta de 4%. Foi um aumento tímido, porém animador em comparação à queda de -10% em junho.
Portanto, foi pensando nessa perspectiva de melhora da economia brasileira que a Vitreo – corretora com mais de R$ 13 bi sob custódia – decidiu disponibilizar, como uma cortersia, a carteira de ações “Oportunidades de Uma Vida”, de Felipe Miranda.
Desde a criação, em 3 de setembro de 2015, até o dia 31 de julho, a carteira já valorizou 323,7%, o triplo do Ibovespa. No mesmo período, o índice rendeu “apenas” 108%.
Retornos passados não são uma garantia de lucros futuros, mas como é possível observar no gráfico, sempre que o Ibovespa sobe, a carteira segue o mesmo ritmo em uma proporção muito maior. Isso porque ela carrega papéis de empresas que puxam a média da bolsa para cima.
Ou seja, com a chance de alta da bolsa brasileira, pode haver um rendimento de “encher” os bolsos na carteira criada pelo analista.
Uma das decisões mais inteligentes nesse momento é se antecipar à possível recuperação do Ibovespa e investir em uma carteira de ações que tenha os papéis com maior potencial de alta.
Mas nem sempre o trabalho de selecionar boas empresas é uma tarefa fácil. Por isso, a Vitreo quer te dar acesso à carteira de Miranda que rendeu mais de 323% em 7 anos. Para conhecer as 25 ações, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções:
CONHEÇA AS 25 AÇÕES QUE PODEM GERAR LUCROS ACIMA DA MÉDIA
Quem é o analista que quer te ajudar a se antecipar à recuperação da bolsa brasileira?
Como você viu acima, Felipe Miranda ajudou investidores a acumularem lucros acima do Ibovespa nos últimos 7 anos graças à carteira “Oportunidades de Uma Vida”. O analista tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e acumula casos de sucesso na carreira.
Um dos mais recentes foi uma operação de short no Nubank, que fez quem seguiu as indicações de Miranda à risca “encher” o bolso.
Aqueles que seguiram a estratégia receberam 57,3% apostando contra a fintech entre 19 de janeiro de 2022, quando a recomendação foi feita no relatório “Atualização extraordinária: alterações nas Oportunidades de Uma Vida”, até a indicação de realização dos lucros no dia 23 de maio.
Mas não parou por aí. Quem seguiu a operação de long e short completa, que tem o Banco do Brasil na outra ponta, capturou ainda mais lucro: mais de 80% em 4 meses.
Essa estratégia já passou e os lucros já foram realizados. Mas agora, a corretora Vitreo quer dar acesso à carteira como cortesia para que um maior número de investidores aproveitem as 25 ações recomendadas por Felipe Miranda.
Além disso, você não terá obrigação alguma de seguir a tese de investimento do analista. Mesmo que seja apenas por curiosidade, é possível conhecer o trabalho do estrategista que já entregou lucros 3x acima do Ibovespa.
Se ficou interessado em acessar as 25 ações baratas e com potencial de rendimentos fora da curva, basta clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo que chegará em seu e-mail. Não há nenhuma pegadinha envolvida e o processo é muito rápido. Acesse já: