Conteúdo Empiricus

Caos nos mercados? Enquanto bolsas oscilam, 3 pilares podem gerar lucros com ações

07 ago 2024, 14:00 - atualizado em 07 ago 2024, 10:12
mercados ações globais cenário internacional
Mercados globais enfrentam um “sobe e desce” intenso nesta semana – veja como buscar ganhos ’gordos’ independentemente das turbulências da bolsa. (Imagem: Canva)

Um dia de muita turbulência agitou o mercado na última segunda-feira (5). As bolsas do Japão, China, Estados Unidos, Brasil e vários outros países amargaram quedas e houve três principais culpados para essa tempestade:

  • Alta dos juros no Japão na última Super Quarta (31);
  • Correção das big techs Nvidia e Apple após a Berkshire Hathaway vender quase metade das ações da dona do iPhone e a “queridinha” da inteligência artificial anunciar um atraso de três meses no lançamento de um chip.
  • Dados de atividade de emprego que mostraram desaceleração da economia dos Estados Unidos – o fator que mais gerou pânico entre os investidores no mundo todo;

A junção dos dois primeiros fatores com os dados de emprego nos EUA divulgados na última sexta-feira (2) gerou uma escalada da aversão ao risco que culminou na “explosão” da última segunda-feira. O dia começou com o pânico da bolsa de Tóquio, que despencou 12,4%. No Brasil, o Ibovespa, principal índice de ações, caiu 0,5%.

Na terça (6), houve uma recuperação das bolsas globais após o “banho de sangue” que iniciou a semana. É inegável que o clima ainda está conturbado nos mercados, mas para o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, não é hora de entrar em pânico:

“Acredito que essa situação reflete mais a ansiedade do mercado, que estava há algum tempo buscando um motivo para corrigir”, afirmou.

Ou seja: este pode ser só um período de ânimos aquecidos entre os investidores. O analista também defende que não é momento de fugir do mercado de ações para buscar ativos seguros de maneira precipitada: “é crucial manter a calma nesse período”.

Em linha com essa visão, um estudo do Itaú BBA projeta que o Ibovespa pode entregar retornos de 26,6% ao ano entre 2024 e 2026 por meio de 3 estratégias. Portanto, as turbulências recentes não são o “fim” para os ativos de risco e há outras formas de buscar lucros com os papéis da bolsa.

Explico a seguir…

LEIA MAIS: Empiricus Research disponibiliza lista com 5 melhores ações para buscar dividendos em agosto – é possível acessar a carteira de graça.

Estas são as 3 formas de ganhar dinheiro com ações

O estudo do BBA mostra que os lucros de 26,6% ao ano no Ibovespa podem ser buscados de 3 formas:

  1. Perspectiva de que o lucro por ação das empresas listadas cresça 13,5% ao ano;
  2. Alta dos múltiplos projetada em 6,3% ao ano, impulsionada por fatores macroeconômicos, como taxas de juros menores; e
  3. Expectativa de 6,8% de ganhos ao ano através do pagamento de dividendos.

É claro que esses três pilares costumam andar juntos e, portanto, não é uma boa estratégia focar em apenas um deles.

Mas o estudo serve para mostrar que, mesmo em períodos conturbados no mercado, é possível capturar ganhos por meio de outras estratégias, como é o caso dos pagamentos de proventos.

Não é à toa que o analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, se debruçou sobre o estudo do Itaú BBA e acredita que as ações pagadoras de dividendos oferecem uma tranquilidade adicional ao investidor:

“A tendência é que as ações que têm um fluxo de caixa que permita pagar dividendos sofram menos porque, no fim do dia, o investidor tem uma espécie de certeza de que ele vai ter uma remuneração, seja mensal, trimestral ou semestral”, afirmou.

Pensando nessa tranquilidade que ações pagadoras de dividendos podem oferecer ao investidor mesmo em períodos conturbados, Ruy selecionou 5 papéis que, para ele, são os melhores para investir agora na busca pela “paz de espírito”. São ativos:

  • De companhias maduras;
  • Líderes de grandes mercados;
  • Com balanços sólidos;
  • Modelo de negócio resiliente; e
  • Claras vantagens competitivas.

Ou seja: são empresas que, independentemente das oscilações na bolsa, são capazes de entregar lucros para os investidores.

GRATUITO: VEJA AS AÇÕES QUE PODEM ENTREGAR LUCROS MESMO COM TURBULÊNCIAS NA BOLSA

Carteira revela 5 papéis para buscar lucros com dividendos

É claro que, embora a projeção do Itaú BBA mostre que as ações da bolsa brasileira podem pagar 6,8% ao ano em dividendos, é preciso ter os ativos mais promissores em carteira para buscar proventos consistentes.

Esse portfólio de 5 ações escolhidas “a dedo” por Ruy Hungria contempla os papéis favoritos do analista para investir em meio ao cenário atual. São ativos que estão baratos e podem entregar ganhos interessantes tanto por meio da renda extra recorrente quanto pelo potencial de valorização na bolsa.

Ou seja: é possível capturar lucros com esses papéis por meio de mais de um pilar de ganhos com ações.

A Empiricus Research está disponibilizando esta carteira de forma totalmente gratuita. E, portanto, nem um centavo será cobrado para conhecer os papéis que podem gerar ganhos com dividendos sem se desesperar com as oscilações do mercado.

Para te dar um spoiler da carteira, uma das ações que compõem o portfólio é a seguradora Porto Seguro (PSSA3). Só neste ano, a ação já saltou mais de 7% e, de acordo com Ruy, tem “chances de surpreender positivamente o mercado”.

Mas, além de PSSA3 para buscar bons dividendos e ganho de capital, o analista recomenda outras 4 ações promissoras para investir agora.

Fonte: Empiricus Research/BTG Pactual

O processo para acessar o material é muito simples: basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções. Lembre-se: é totalmente gratuito e este pode ser um passo importante para buscar lucros com ações mesmo em períodos de turbulência.

GRATUITO: 5 MELHORES AÇÕES DA BOLSA PARA BUSCAR DIVIDENDOS

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar