Bradesco (BBDC4): alta de 5% é ilusão? Veja por que fugir da ação do ‘bancão’
Mais um “bancão” foi a público na última quinta-feira (4) para divulgar seus resultados do 1º trimestre de 2023. A vez foi do Bradesco (BBDC4) e o banco parece ter agradado os investidores com os números.
A ação subiu 4,98% no dia após o anúncio do balanço por ter apresentado números bem acima das expectativas do mercado.
O lucro líquido do “bancão” caiu 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e fechou em R$ 4,2 bilhões. O consenso da Refinitiv mostra que os analistas esperavam um lucro de R$ 3,5 bilhões.
Ou seja, mesmo com a despencada do resultado, o número foi 20% melhor do que era estimado.
Embora uma parcela do mercado esteja satisfeita com os números e a ação em movimento de alta, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, defende que não é um bom momento para investir nos papéis do Bradesco.
Isso porque mesmo que o lucro tenha caído menos do que era esperado, o grande vilão do Bradesco continua assombrando: a inadimplência. Segundo a analista, os calotes continuam subindo em ritmo acelerado.
O índice de empréstimos atrasados há mais de 90 dias atingiu 5,1% da carteira de crédito total.
Mas um ponto de atenção adicional sobre a inadimplência neste 1º tri é que o problema dos calotes agora está atingindo também as grandes empresas.
Antes, era um desafio mais focado em pessoas físicas e pequenas e médias empresas. Mas, pelo que mostra o resultado do Bradesco, na visão da Larissa, as grandes companhias também começaram a sofrer e “a história da inadimplência ainda não acabou”.
Mas por que então a ação está subindo? Alguns investidores interpretaram o balanço como uma sinalização de que daqui para a frente o resultado do banco vai melhorar.
O próprio presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, deu um tom esperançoso para o mercado. Segundo Lazari, o desempenho dos resultados deve ser melhor no segundo semestre.
Porém, Larissa Quaresma não “compra” essa história. “O balanço do 1º tri mostra uma dinâmica de negócio muito ruim e não tem sinal de melhora”, afirma em entrevista ao programa Giro do Mercado.
A analista diz que não enxerga o cenário de calotes melhorando tão rápido e isso pode continuar afetando o Bradesco nos próximos resultados. Portanto, a recomendação de Larissa é bem clara: não é hora de investir na ação BBDC4.
ANALISTAS DA EMPIRICUS RESEARCH RECOMENDAM 10 AÇÕES PARA O CENÁRIO ATUAL; VEJA GRATUITAMENTE
Setor bancário anda ‘mancando’; é melhor ficar de fora das ações?
O setor financeiro como um todo tem sido bastante penalizado com os altos níveis de inadimplência. Muitos brasileiros comuns continuam endividados e, agora, esse mesmo problema atinge empresas de todos os portes.
Mas, afinal, o que é melhor fazer com as ações de bancos?
Larissa Quaresma defende que o panorama setorial dos bancos não é dos melhores, até porque o cenário dos calotes ainda deve perdurar por mais um tempo.
Mesmo assim, ela afirma que há oportunidades: “o setor financeiro é muito resiliente. A gente prefere estar com ações de boa qualidade, pagar mais caro e ter mais confiança no cenário atual”.
Entre os “bancões” brasileiros, o Bradesco é o que está sendo negociado com maior desconto. Mas olhar só para o preço não é o suficiente.
As ações de boa qualidade oferecem mais tranquilidade para o investidor por serem empresas mais sólidas, com resultados consistentes e terem um longo histórico de resiliência contra crises.
Portanto, existem papéis que, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador, conseguem dar mais segurança para o acionista. Este é o caso, por exemplo, de uma ação de banco que é considerada “forte como uma rocha”.
Para ter ideia, nos últimos 12 meses, esse banco concorrente do Bradesco valorizou 5 vezes mais que o Ibovespa e, na visão dos analistas da Empiricus Research, ainda está em um ponto de entrada bem interessante.
O papel está sendo negociado com um desconto de 15% em relação à média dos últimos 5 anos e é uma ação com maior qualidade que seus pares e crescimento acima dos concorrentes.
MELHOR QUE BRADESCO: VEJA QUAL É A AÇÃO DO “BANCÃO” MAIS ATRATIVO PARA O CENÁRIO ATUAL
O banco mais promissor que o Bradesco e outras 9 ações com alto potencial lucrativo; conheça
Esse banco preferido da analista Larissa Quaresma faz parte de uma carteira que seleciona as 10 melhores ações para investir no cenário atual.
O banco foi inserido nesse portfólio justamente por performar melhor que seus concorrentes e entregar resultados mais consistentes para os investidores.
Mas ele não é a única boa oportunidade desta carteira. Além do banco, existem papéis de diferentes setores, como:
- Uma ação de energia que tem uma das maiores histórias de valorização da bolsa desde o seu IPO;
- Um papel do setor agro que pode valorizar até 45%;
- Uma empresa de transportes que está com a ação sendo negociada com desconto de 35%.
E esses são apenas três exemplos para dar uma “palhinha” da carteira. Mesmo que façam parte de diferentes segmentos da economia, essas 10 ações têm alguns destaques em comum como a solidez, resiliência, preços atrativos e alto potencial lucrativo.
Elas são consideradas o “filé mignon” da bolsa e são as melhores oportunidades para investir no cenário atual.
Os analistas da Empiricus Research reuniram seus tickers favoritos em uma carteira reduzida que combina papéis com bons fundamentos e que tenham algum gatilho para valorizar em breve.
A boa notícia é que agora qualquer brasileiro interessado em buscar lucros com boas ações pode conhecer esses papéis sem pagar nem um centavo. Normalmente, essas recomendações só são disponibilizadas para os assinantes da casa de análise.
Mas, agora, a corretora Empiricus Investimentos está liberando gratuitamente, como cortesia, o acesso ao relatório que revela o nome dessas ações e a tese de cada uma.
Ou seja: você pode simplesmente acessar o material, conhecer os papéis e, só depois, decidir se eles fazem sentido para os seus investimentos.
A única coisa que precisa ser feita para receber esse relatório com o ticker do “bancão” melhor que Bradesco e outras 9 ações é clicar no botão abaixo e seguir as instruções: