BB Seguridade (BBSE3) vai bem no 3T24, mas outra ação do setor deve se destacar ainda mais, afirma analista
A BB Seguridade (BBSE3) divulgou um bom resultado no 3T24, segundo o analista Ruy Hungria, da Empiricus: “teve crescimento de lucro, ajudado por praticamente todas as suas linhas de negócio”.
O resultado operacional não decorrente de juros só não cresceu na Brasildental, segmento que registrou baixa de -4% na comparação com o mesmo período do ano passado. “É a linha menos relevante para a companhia”, definiu Hungria.
Em todos os outros segmentos, a BB Seguridade apresentou crescimento robusto:
- Brasilseg registrou alta de +14,1% na comparação anual, “ajudado por um bom controle da sinistralidade e aumento na emissão de prêmios”, segundo o analista.
- Na Brasilprev, o resultado operacional melhorou significativos +39,6%, “reflexo de aumento na taxa de gestão e reversão de provisão”, disse Hungria.
- A Brasilcap também mostrou evolução no resultado antes dos juros, “ajudada pela maior arrecadação com títulos de capitalização”, explicou o analista.
- Na BB Corretora, o resultado operacional cresceu +10,4% na comparação com o 3T23, “ajudado por um controle razoável das despesas, mas principalmente pelo aumento nas receitas com corretagem”.
Com o bom desempenho nesses segmentos, o resultado operacional consolidado antes dos juros da BB Seguridade cresceu +16,9% na comparação anual.
Mas se por um lado o resultado operacional avançou, do outro o resultado financeiro caiu -16,2% na comparação anual. “Foi penalizado pela queda da Selic e impacto negativo da inflação no passivo da Brasilprev”, explicou Hungria.
Ainda assim, a melhora do resultado operacional levou a BB Seguridade a um lucro líquido de R$ 2,26 bilhões – alta de +10,1% na comparação com o 3T23 e pouco acima das estimativas do mercado.
“A BBSE3 conseguiu apresentar resultados decentes mais uma vez e segue como uma boa opção para dividendos”, elogiou Ruy Hungria.
- VEJA MAIS: O Money Times quer te deixar 100% atualizado sobre a temporada de resultados; veja os nossos conteúdos especiais aqui.
BBSE3 não é a ação preferida do analista no setor
Apesar disso, a Empiricus tem uma recomendação neutra para a ação. Isso porque, dentro do setor de seguros na bolsa, a preferência é por outra ação: a Porto (PSSA3), “pelo potencial de crescimento dos novos negócios”.
Na mesma linha, a analista Larissa Quaresma espera um resultado “excepcional da Porto” no 3T24, impulsionado justamente pelo crescimento nas novas verticais de saúde, de banking e de serviços.
“A Porto está fazendo uma diversificação do negócio para se tornar menos dependente do mercado automotivo, que tradicionalmente é o principal segmento da companhia”, destacou.
- VEJA MAIS: O Money Times quer te deixar 100% atualizado sobre a temporada de resultados; veja os nossos conteúdos especiais aqui.
Fique 100% atualizado sobre a temporada de resultados do 3T24
A análise feita por Ruy Hungria nesta matéria é um “aperitivo” do que o Money Times quer oferecer a você nesta temporada de balanços.
Como você sabe, a temporada de resultados é fundamental para que o mercado avalie a saúde financeira de cada companhia e atualize suas projeções para as ações.
Por isso, é importante que o investidor pessoa física não fique para trás e se atualize para tomar as melhores decisões de investimentos na medida em que os resultados são divulgados.
E agora isso é possível: o Money Times quer te ajudar a ficar por dentro da temporada e oferecer em primeira mão:
- Uma página com todas as informações referentes aos balanços das empresas;
- Análises de especialistas sobre alguns dos resultados mais relevantes;
- Recomendações de investimento a partir da saúde financeira das companhias.
Você receberá, por exemplo, uma análise completa do resultado da Porto, a ação de seguradora preferida dos analistas da Empiricus.
Para receber todos esses conteúdos de maneira 100% gratuita ou se informar melhor sobre tudo o que o Money Times vai oferecer nesta temporada, basta clicar aqui ou no botão abaixo: