Bandeira vermelha: taxa extra de R$ 4,46 na conta de energia pode ser ‘fichinha’ perto do que os investidores podem lucrar com esta ação do setor elétrico
A conta de energia elétrica ainda nem chegou, mas já tem muita gente preocupada. O motivo: este mês foi acionada a bandeira vermelha que significa uma tarifa mais cara.
Logo no início de setembro a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou o acionamento da bandeira vermelha. Na prática, isso indica uma cobrança de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a cobrança extra na conta de energia se deve a previsão de escassez de chuvas. Bem como temperaturas acima das médias históricas ao longo deste mês. Fatores que impactam a geração, ao mesmo tempo que levam a população a consumir mais.
A notícia não é boa para os brasileiros. Mas, se por um lado teremos que pagar uma conta de energia mais cara, do outro, a analista da Empiricus, Larissa Quaresma aponta que podemos nos beneficiar da bandeira vermelha, investido em uma ação do setor elétrico.
Nem Taesa (TAEE11), nem Auren (AURE3) a ação de elétrica que pode se beneficiar da bandeira vermelha é outra
Com a escassez de chuvas, os reservatórios das hidrelétricas ao redor do país passaram a operar com capacidade reduzida. Assim, para compensar a produção, as companhias geradoras de energia precisam recorrer às usinas termelétricas.
Acontece que, a geração de energia pelas termelétricas é mais cara e é aqui que os investidores podem compensar o aumento da tarifa de energia.
Larissa Quaresma explica que, nos últimos meses, as geradoras foram penalizadas pelos baixos preços de energia devido à sobreoferta. Em agosto, por exemplo, foi praticada a bandeira verde – quando não há acréscimos sobre a tarifa.
Contudo, diante da falta de chuvas e a necessidade de recorrer às termelétricas, a analista acredita que “a recuperação dos preços de energia pode ser um grande gatilho” para o setor.
Esse cenário tende a ser positivo para todas as geradoras de energia, mas nomes como Auren (AURE3) e Taesa (TAEE11) não são os preferidos da analista. Na visão de Larissa, uma outra ação de elétrica pode capturar melhor esse aumento dos preços.
VEJA AÇÃO DO SETOR ELÉTRICO QUE PODE SE BENEFICIAR DA BANDEIRA VERMELHA
De acordo com Quaresma, esta empresa é a maior geradora e transmissora de energia do Brasil e nos últimos anos vem apresentando uma grande melhoria operacional e evolução no negócio.
Mas as ações ainda não refletem essas melhorias. A analista aponta que, atualmente, a companhia negocia a 6 vezes o valor da firma sobre Ebitda (EV/Ebitda), o que é bem abaixo dos seus pares.
Assim, considerando a mudança na tarifa de energia, o crescimento da empresa e os múltiplos depreciados, Quaresma acredita que os lucros e dividendos deveriam aumentar ainda mais.
Esses fatores levaram a analista a incluir esta ação do setor elétrico na carteira com as 10 ideias para investir agora. Ela aponta que, além de se beneficiar da mudança tarifária, trata-se de um ativo com perfil mais defensivo. Uma característica bastante interessante em momentos de incerteza elevada como o de agora.
Ação de elétrica e mais 9 recomendações para investir agora
Larissa Quaresma explica que com a possível alta da Selic este mês é importante reduzir o risco da carteira.
Assim, além da ação de elétrica que pode se beneficiar da bandeira vermelha e que ao mesmo tempo tem um perfil mais defensivo, a analista recomendou outros 9 ativos para investir agora.
São empresas com baixo nível de alavancagem, mas que também estão “muito baratas” e que podem se beneficiar do ciclo econômico doméstico.
De acordo com a analista, essas ações “estão em um patamar de valuation bem atrativo e podem capturar de forma mais intensa a flexibilização dos juros lá fora”.
E você pode ter acesso à carteira completa, de forma gratuita. Durante a sua participação no Onde Investir, Larissa disponibilizou um link para os investidores interessados em conhecer as recomendações da Empiricus Research.
No material, a analista explica com mais detalhes o que está em jogo para a bolsa brasileira este mês e revela as 10 ações para comprar agora.
Para ter acesso, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. Pode ficar tranquilo pois este conteúdo é 100% gratuito e em nenhum momento você será que pagar por ele: