As 2 ações de commodities que podem se destacar no 1T25, segundo o BTG Pactual

É possível que o cenário para o setor de commodities seja mais desafiador daqui pra frente, especialmente a partir da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2025 (1T25). Isso segundo os analistas do BTG Pactual.
Em relatório publicado na última quarta-feira (09), os analistas destacam que o primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma reversão de algumas das dinâmicas positivas vistas no quarto trimestre de 2024 (4T24).
Segundo eles, apesar da maioria dos preços das commodities (como minério de ferro, celulose e ouro) se mostrar melhor do que o esperado inicialmente, há três fatores que podem pressionar os resultados do 1T25, e trazer incertezas sobre o que esperar no futuro próximo:
- A recém-instaurada guerra comercial entre Estados Unidos e China;
- Balanços “frouxos” entre oferta e demanda global;
- Ausência de catalisadores no curto prazo que possam mudar o cenário.
Com isso, os analistas afirmam que mantêm uma postura cautelosa em relação ao setor – mas não quer dizer que não existam boas oportunidades de investimento disponíveis.
Duas ações brasileiras de commodities podem se destacar no 1T25, segundo analistas
O BTG Pactual destaca que duas ações brasileiras, em especial, devem ter resultados positivos na próxima temporada de balanços, mesmo em meio às incertezas que rondam o setor.
Em primeiro lugar, uma siderúrgica brasileira deve reportar crescimento de 11% no 1T25, acima de seus pares na categoria, segundo projeções do banco. Para os papéis, os analistas precificam um potencial de valorização de 45% sobre os níveis atuais.
Em segundo, uma empresa de celulose (setor preferido dos analistas para este momento de mercado) deve entregar resultados dentro de uma trajetória positiva de desalavancagem.
Comparando o preço-alvo estipulado pelo BTG com a cotação atual, os papéis carregam um potencial de valorização de 99,5% – ou seja, podem quase dobrar de valor.
Saiba como acessar relatório do BTG Pactual na íntegra gratuitamente
A boa notícia é que, caso você queira conhecer a tese por trás das ações em questão, você pode acessar o relatório completo do BTG Pactual de forma gratuita.
O relatório foi disponibilizado como cortesia para os leitores do Money Times, e faz parte de uma curadoria exclusiva que traz, toda semana, ao menos dois relatórios do banco.
Para acessar a curadoria, basta clicar neste link, ou no botão abaixo, e seguir as instruções:
GRATUITO: CONHEÇA AS PRINCIPAIS TESES DE MERCADO DO BTG PACTUAL
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).