Conteúdo Empiricus

Alta do PIB faz do Brasil a 8ª maior economia do mundo – mas ainda é preciso proteger o patrimônio com dólar, diz CEO

12 jun 2024, 8:00 - atualizado em 11 jun 2024, 16:51
brasil 8 maior economia
Conheça a estratégia da Empiricus para dolarizar parte do patrimônio em busca de proteção (Imagem: Getty Images/ Canva Pro)

A economia brasileira apresentou bons números no primeiro trimestre de 2024. O Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, cresceu 0,8%, levando o país a alcançar a 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo – superando até mesmo a Itália. 

Mas, apesar de um avanço significativo, o mercado brasileiro ainda está longe de ser a melhor opção para os investidores. Para o CEO da Empiricus, Caio Mesquita, “o Brasil é um dos piores lugares do mundo para investir”.

O real segue em “queda livre” e foi a moeda que mais se desvalorizou em abril, em comparação aos outros países do G20.

Essa volatilidade e desvalorização da moeda nacional são sinais de que depender exclusivamente de ativos em reais pode ser arriscado para o futuro financeiro.

Além disso, o Ibovespa teve o pior desempenho entre todas as bolsas de valores do mundo, no acumulado dos cinco primeiros meses de 2024.

Nesse cenário, uma das melhores maneiras de proteger o patrimônio é por meio dos investimentos que rendem em dólar.

A compra de ativos globais e a dolarização de parte do patrimônio são estratégias que oferecem uma proteção robusta contra a instabilidade econômica e a desvalorização do real.

CONHEÇA A ESTRATÉGIA PARA PROTEGER SEU PATRIMÔNIO CONTRA AS OSCILAÇÕES ECONÔMICAS

Os riscos da economia brasileira e por que você deve reforçar sua carteira

Como dito na abertura deste texto, a economia brasileira apresentou números positivos recentemente, é verdade. No entanto, apesar desse avanço, ainda há sérios desafios que impactam diretamente a carteira dos investidores. 

Além do real ter se desvalorizado, o que indica um sinal claro de instabilidade econômica, há outros fatores que podem contribuir para um pessimismo geral no mercado financeiro, como burocracia e uma alta carga tributária

Essa combinação pode tornar o país um ambiente desafiador para investimentos, e consequentemente reduzir a rentabilidade das aplicações e aumentar os riscos associados. 

Além disso, o mercado brasileiro tem enfrentado uma fuga de capital significativa. Nos primeiros cinco meses do ano, os estrangeiros já sacaram R$ 35 bilhões da B3.

Esses fatores combinados fazem com que depender exclusivamente de ativos locais seja extremamente arriscado. Investidores que mantêm toda a sua renda e seu patrimônio em reais estão mais expostos a esses riscos, o que pode comprometer seriamente o futuro financeiro.

REAL DESVALORIZADO: SAIBA COMO EQUILIBRAR O PORTFÓLIO COM ATIVOS DOLARIZADOS

Um caminho para a proteção: investindo em ativos globais

Diante desse cenário desafiador, uma das melhores estratégias para proteger o patrimônio é investir em ativos globais. Como o dólar é a principal moeda de reserva global, e tende a ser mais estável em comparação com o real, alocar parte do seu patrimônio no ativo pode ser o caminho mais inteligente para se proteger de oscilações.

E quais seriam esses caminhos? De acordo com analistas da Empiricus Research, investir em ações de empresas multinacionais, ETFs globais e outros ativos internacionais permite que você participe do crescimento dessas economias e se beneficie de sua estabilidade.

Além disso, a diversificação internacional dilui a exposição a qualquer evento negativo que possa impactar severamente a economia brasileira, como crises políticas ou recessões econômicas.

Vale lembrar ainda que investir em ativos globais significa também ter parte do seu patrimônio em moedas fortes, que são menos propensas a desvalorizações abruptas e oferecem um nível adicional de segurança para qualquer tipo de investimento.

Cientes dessas vantagens, a Empiricus Research desenvolveu um plano detalhado de investimento em ativos globais e dolarização do patrimônio.

Esse plano foi projetado para ser prático e acessível, permitindo que qualquer investidor – independentemente do nível de experiência – aproveite os benefícios de ter uma carteira internacional.

CONHEÇA O PLANO PARA FUGIR DA INSTABILIDADE BRASILEIRA E PROTEGER SEU PATRIMÔNIO

Renda mensal em dólar? Acesse o plano exclusivo da Empiricus

Em tempos de oscilações econômicas, a importância de uma carteira de investimentos bem equilibrada não pode ser subestimada. E, nesse sentido, investir em ativos sólidos e diversificados pode ser a chave para proteger seu patrimônio e garantir segurança financeira a longo prazo

E, quando se trata de moeda, poucas são tão estáveis e fortes quanto o dólar. Por isso, reforçar seu portfólio com ativos globais é uma estratégia não só inteligente, como necessária. 

Os analistas da Empiricus desenvolveram uma estratégia para buscar ganhos mensais em dólar de maneira simples e eficaz. Acessível a todos os investidores, independentemente do seu nível de experiência, ela oferece uma abordagem clara sobre como dolarizar parte do seu patrimônio.

Quer saber mais sobre a tese que sustenta esse plano e todos os ativos que fazem parte da estratégia? Recomendamos que você acesse o link a seguir e faça já o seu cadastro gratuito:

QUERO ACESSAR O PLANO PARA BUSCAR GANHOS EM DÓLAR

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.